Com regência do maestro Max Michel Alves, grupo formado por 25 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo se apresenta nesta quinta, na Casa da Música Sônia Cabral. Foto: Fábio Prieto
Formado por 25 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo, o Coro Jovem Vale Música vai fazer uma apresentação especial no “Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba”, na próxima quinta (01), às 19h, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória. Sob a regência do maestro Max Michel Alves, o grupo vai apresentar clássicos do samba em arranjos inéditos.
Com produção da Lúdica Audiovisual, Odoyá Arte e Cultura e Arco Comunicação, a mostra “Samba que Eu Quero Ver” oferece ao público apresentações musicais e oficinas gratuitas, de 29 de novembro a 03 de dezembro, na Casa da Música Sônia Cabral. O evento tem apoio da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e da Rede Gazeta, com realização da Puri Produções e patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Para esta apresentação inédita, o Coro Jovem Vale Música vai levar ao palco uma proposta cênica que dialoga com o contexto cultural e musical vivenciado pelo sambista Cartola (1908-1980), no final da primeira metade do século XX. O célebre compositor da Estação Primeira de Mangueira é um dos destaques do repertório, que contempla quatro sambas de sua autoria: “Alvorada no Morro”, “Corra e Olhe o céu”, “Peito vazio” e “As Rosas não Falam”.
Juntamente com os sambas de Cartola, o repertório vai incluir outras seis composições de mestres como Pixinguinha, Sinhô, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Adoniran Barbosa e Noel Barbosa, caracterizando uma viagem pela história do samba e do choro. As canções serão apresentadas em grupo e pelos solistas do Coro Jovem Vale Música: Fernanda Soares, Rubens Corrêa, Samuel Barbosa e Bruna Knupp.
“O Coro Jovem Vale Música já tem em seu repertório muitos sambas e bossas, que caracterizam o seu estilo, mas esta é a primeira vez que o grupo participa de um evento exclusivo de samba”, comenta o maestro Max Michel Alves.
Trajetória
Em atividade desde 2013, o Coro Jovem Vale Música reúne atualmente 25 integrantes, com idade de 16 a 25 anos. O grupo realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.
Os alunos do Coro Jovem Vale Música também soltaram a voz no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, e nas homenagens a Rita Lee e Raul Seixas. O repertório do grupo é composto por música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com uma proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança.
- PROGRAME-SE:
Apresentação do Coro Jovem Vale Música na mostra “Samba que Eu Quero Ver”
Data: 01 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Rua São Gonçalo – Centro, Vitória – ES, CEP. 29.015-210
Entrada franca
- REPERTÓRIO:
1) Lamento (Pixinguinha) – Grupo
2) Jura (Sinhô) – Grupo
3) Brejeiro (Ernesto Nazareth) – Grupo
4) Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa) – Grupo
5) Doce de coco (Jacob do Bandolim) – Solista: Samuel Barbosa
6) Gago apaixonado (Noel Rosa) – Solista: Rubens Corrêa
7) As Rosas não Falam (Cartola) – Solista: Fernanda Soares
8) Peito vazio (Cartola/Elton Medeiros) – Solista: Bruna Knupp
9) Alvorada no Morro (Cartola/Carlos Cachaça/Hermínio Bello de Carvalho) – Grupo
10) Corra e olhe o céu (Cartola/Dalmo Castelo) – Grupo
SOBRE A MOSTRA CULTURAL DE BAMBA CAPIXABA:
Mostra multilinguagem e inédita sobre o samba, o “Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba” propõe ações de capacitação, música, cinema, rodas de conversa, gastronomia e exposições fotográficas, que vão ocupar a Casa da Música Sônia Cabral e a Praça João Clímaco, na Cidade Alta, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. O projeto defende a necessidade de fortalecer e fomentar a produção artística sobre o tema no Estado, e o resgate dessa parte da identidade capixaba tão relevante, mas ainda tão pouco reconhecida dentro e fora do Espírito Santo.
O “Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba” é produzido pela Lúdica Audiovisual, Odoyá Arte e Cultura e Arco Comunicação. Tem apoio da Liga das Escolas do Grupo Especial – ES (Liesge), da Rede Gazeta, e conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Instituto Cultural Vale, e realização da Puri Produções e do Governo Federal, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Site: sambaqueeuquerover.com.br
Instagram: instagram.com/sambaqueeuquerover
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Mostra Samba que Eu Quero Ver:
Grazieli Esposti
(27) 999321538
[email protected]
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]