Eixo Cultural

PROGRAMA VALE MÚSICA

Alunos do Projeto Vale Música Serra posam para foto oficial durante visita ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Cícero Rodrigues
 

Desde o início dos anos 2000, a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, patrocinadas pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apresentação de Roberto Menescal com a Orquestra Jovem Vale Música, no Teatro Glória, em 2016. Foto: Mosaico Imagem

 

O Vale Música é um programa que privilegia a linguagem universal da música e seus reflexos tanto no desenvolvimento humano ou social, quanto na geração de trabalho e incremento de renda.

Existe uma conexão natural entre a música e a educação. No Vale Música buscamos promover essa relação através do fomento ao ensino musical, valorizando as características culturais locais e abrindo caminho para a formação de grupos musicais, corais, bandas e/ou orquestras.

A música também é uma linguagem ligada ao mundo dos negócios, que historicamente vem gerando oportunidades de trabalho e acesso a renda em todo o mundo, independentemente de geografia ou história. O entendimento da cadeia produtiva da música e o incentivo ao seu uso, de forma cada vez mais produtiva, também é objetivo do Vale Música.

Concerto de Integração do Programa Vale Música com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Ouro Preto, em dezembro de 2019, no Teatro Municipal do Rio. Foto: Cicero Rodrigues

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, mantido pela Vale, com apoio da Prefeitura da Serra, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 13 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória.

O programa conta com diversos grupos artísticos como a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.

Com uma trajetória de sucesso, consta em seu registro histórias de participantes que se tornaram músicos populares, educadores e concertistas e que romperam as fronteiras internacionais, registrando trabalhos nos EUA, Europa e Japão.

Sara Pimentel, Vitória Keulere, Jordania Florentino, Thaynna Eustachio, Emilly Rocha, Raquel Vitória e Rebeca Vitória, integrantes da Vale Música Jazz Band. Foto: Thuanny Louzada

Clique aqui para conhecer os grupos que fazem parte do Projeto Vale Música Serra:

Vale Música Jazz Band
Orquestra Jovem Vale Música
Banda Sinfônica Vale Música
Camerata Jovem Vale Música
Coral Jovem Vale Música
Coral de Empregados Vale
Coral Infantil Vale Música