Eixo Multidisciplinar

EMPREENDEDORISMO

As ações são formuladas utilizando o conceito “escola fora da caixa”, que implementa uma nova forma de aprender, através do “aprender fazendo”, utilizando uma abordagem teórica informativa e vivencial participativa, através de exposição dialogada, trabalhos individuais e em grupo, exercícios, leituras de texto, dinâmicas, simulações e atividades lúdicas. Procurando atender uma demanda da sociedade atual e a realidade dos nossos adolescentes, a ação vem como justificativa para que os mesmos entrem no universo do empreendedorismo, através do protagonismo e da criatividade, que tenham a capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações no meio em que vivem.

O ensino do empreendedorismo estimula conversas sobre a estruturação de sonhos pessoais e profissionais, assim busca-se formar adolescentes que saibam planejar, estabelecer metas, proativos e com mentalidade empreendedora, para que possam encontrar soluções para os mais diversos problemas e desafios da vida.

PEDAGOGIA:

A Pedagogia da Estação Conhecimento de Serra, configura-se em espaços com atividades educativas complementares, tem como objetivo promover a reflexão crítica de todos os envolvidos no processo socioeducativo por meio de atividades de caráter expositivo, prático e/ou lúdico.

Assim, com o intuito de garantir práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na EC, a pedagogia atua afim de:

· Coordenar a atuação dos educadores no atendimento das diretrizes pedagógicas da EC, sendo mediador e articulador da aprendizagem, através de práticas reflexivas com os mesmos;

· Proporcionar a criação e identidade educacional através de conhecimento de metodologias e novas didáticas voltadas à realidade da instituição e desenvolvimento de cada sujeito;

· Garantir a conexão com a equipe multidisciplinar na busca por uma educação que considere a multidimensionalidade (social, físico, cultural, emocional e intelectual).

· Organização geral de um cronograma de horários anual contendo oficinas esportivas e complementares para crianças e adolescentes, possibilitando a participação de todos nas diversas atividades ofertadas pela instituição.

PSICOSSOCIAL

A Estação Conhecimento de Serra, possui como objetivo promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e seus familiares, através da construção de ações, vivências e intervenções, que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e vínculos sociais mais ampliados, para o exercício da cidadania protagonista e autônoma e desenvolvimento integral.

A Equipe Psicossocial, realiza o acompanhamento das crianças, adolescentes e suas famílias do Brasil Vale Ouro, Vale Música e Empreendedores do Futuro, tendo como objetivo compreender e aprofundar o cotidiano e relações estabelecidas na vida familiar e comunitária dos mesmos. Este acompanhamento é realizado através de articulação com a Rede (CRAS, CREAS, Casas de Acolhimento, Judiciário, entre outros) e Equipe Multidisciplinar, por meio de Estudos de Caso, Visitas Domiciliares, Grupos, Atendimentos/Acolhimentos e Encaminhamentos aos Órgãos de competência para viabilizar a integralidade do atendimento.

Neste contexto, a Equipe Psicossocial da EC de Serra, atua implicada e imersa nas atividades desenvolvidas no Serviço, considerando todos os aspectos que constitui a formação do sujeito e os impactos e desdobramentos dos relacionamentos interpessoais.

Os princípios e valores humanos como Respeito e Empatia, são foco do trabalho desenvolvido e as bases e fundamentos teóricos da Psicologia e Serviço Social, são norteadores das ações, perpassando assim as ações e intervenções realizadas, objetivando a construção e reconstrução das relações estabelecidas e por consequência o conhecimento individual das próprias especificidades e assim o desenvolvimento Integral e maior bem-estar.

Os saberes da Psicologia e do Serviço Social são, portanto, integrados em Equipe Multidisciplinar, atuando em: Atividades Educacionais, Atividades Esportivas, Ações de Fortalecimento de Vínculos Familiares, Intervenções no Território, Atendimentos/Acompanhamentos de crianças, adolescentes e seus responsáveis, Realização de Vivências de Enfrentamento a Violências contra a Mulher e Protagonismo Feminino através do Projeto Ser Mulher, Ações com responsáveis e crianças sobre a Importância da Infância através do Projeto Pedros e Marias.

Atuação da Equipe Psicossocial nos Eixos norteadores de atuação na EC Serra:

– Eixo Educacional: Juntamente com a Pedagogia, a Equipe Psicossocial atua no enfrentamento e melhoria de qualidade de vida de crianças e adolescentes que possuem alguma especificidade que possa interferir no processo de aprendizagem. Cabe a Equipe Psicossocial neste aspecto, o atendimento/acolhimento da criança e adolescente e familiares, realização de orientações pertinentes, Encaminhamentos a Rede Socioassistencial do Território, objetivando a diminuição dos aspectos geradores de sofrimento e a potencialização de cada participante do Serviço.

– Eixo Organizacional: A Equipe Psicossocial realiza de forma contínua espaços de construção de saberes com toda a Equipe Multidisciplinar da EC de Serra, através de Capacitações e Formações, com temáticas referentes a Infância e a Adolescência, visando o aprimoramento do trabalho realizado.

– Eixo Social: Na perspectiva de minimizar situações de vulnerabilidade social, de atuar frente a construção das relações sociais pessoais e com o Território e assim potencializar o desenvolvimento pessoal, a Equipe Psicossocial, atua através de grupos/intervenções/acolhimentos a crianças, adolescentes e seus familiares.

AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES (PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL).

Grupo de arteterapia para responsáveis: Arteterapia busca o autoconhecimento, o resgate da autoestima e o empoderamento por meio da pintura, das artes e dos trabalhos manuais.

Grupo Ser Mulher: A Ação Ser Mulher, firma-se no contexto social brasileiro em que as mulheres estão inseridas, tendo como objetivo promover debates e vivências em um Encontro de Mulheres, visando problematizar a temática, juntamente com a Rede Socioassistencial e de Enfrentamento à Violência do Município de Serra, das vivências de violência, atuando na construção e empoderamento do feminino.

Grupo Pedros e Marias para responsáveis: Desenvolver com os reesposáveis dos beneficiários de 6 a 9 anos a conscientização sobre o próprio comportamento e ressignificação das vivencias do cotidiano familiar.

NUTRIÇÃO:

O Município de Serra, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresenta 32,9% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo. Dados coletados na Estação Conhecimento Serra mostra que 218 participantes não possuem renda, dessas, mais de 3 pessoas habitam na residência, vivem de benefícios sociais e doações.

Por isso, a Estação Conhecimento entende o seu papel social e preza por uma alimentação de qualidade e balanceada, de modo a fornecer nutrientes que contribuem para um desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. A oferta das principais refeições é ponto primordial para atingir o fornecimento de vitaminas e minerais por meio de uma alimentação variada e balanceada rica em frutas, verduras, carnes, leites e derivados, leguminosas e cereais de modo a suprir as necessidades dos usuários. As práticas nutricionais, para as crianças e adolescentes assistidos pelo programa atuam para assegurar o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), contribuindo para a diminuição das vulnerabilidades sociais.

A nutrição atua no espaço da UAN (Unidade Alimentícia e Nutricional) visando garantir que os alimentos ofertados na instituição atendam às necessidades dos acompanhados conforme preconiza o PNAE (Programa Nacional e Alimentação Escolar). Dependendo de alguma questão específica é realizado um plano específico de atendimento alimentar, além da realização de oficinas práticas que buscam desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis para as crianças e adolescentes.

SAÚDE: A Estação Conhecimento desenvolve em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo – Projeto Elza – exames médicos (cardiológico, pressão, sangue, urina, dentre outros). Os beneficiários desta pesquisa têm como benefício a realização de exames clínicos e laboratoriais de forma gratuita, todos os exames são revisados pelo médico, permitindo informações sobre algumas doenças ocultas. Quando descoberto alguma doença o beneficiário é encaminhado pelo projeto para possíveis tratamentos. Os resultados apurados subsidiam decisões e também acompanhamentos nutricional e de crescimento dos beneficiários.