Quero Participar

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas

O processo de inclusão na Estação Conhecimento de Serra dispõe em dois eixos de acordo com o serviço que a criança e adolescente irá participar: primeiro eixo – encaminhamentos das redes de apoio (CRAS, CREAS, CONSELHO TUELAR, etc.) segundo eixo – Demanda Espontânea que são realizadas através de processos de mobilizações dentro da Rede Territorial nos Programas Vale Música e Empreendedores do Futuro. Os encaminhamentos serão analisados pela equipe técnica local (assistente social, psicólogo e pedagogo), mediante a vulnerabilidade social do usuário e disponibilidade de vagas.

Brasil Vale Ouro: O critério de inclusão e através dos encaminhamentos realizados pelo CRAS, CREAS entre outras. As crianças e adolescentes inseridas no serviço, são classificados pelo código prioritário de acordo com a Política Nacional de Assistência Social, caso o Serviço não tenha vaga disponível no momento, estes farão parte de uma lista de espera e chamados gradualmente de acordo com a oferta de vagas e prioridade. Atendimento na faixa etária de 06 anos a 17 anos e onze meses.

Empreendedores do Futuro: Os adolescentes são mobilizados através das lideranças comunitárias de bairros, da divulgação nos CRAS e em escolas públicas do município de Serra. São convidados a assistir a palestra informativa. Realizam inscrição, participam da prova de comprometimento e entrevista. Critérios: Ser Morador de Serra; ter entre 14 e 18 anos e participar do processo de mobilização.

Vale Música: As crianças e adolescentes são mobilizadas através das lideranças comunitárias de bairros, da divulgação na rede territorial da grande Vitória. Para participar, basta ser morador prioritariamente da Serra ou de qualquer município da Grande Vitória e estar matriculado em escola de ensino fundamental ou médio, seja da rede pública ou particular com bolsa de 100%. Os interessados devem acompanhar os períodos de mobilização. A avaliação inclui teste de leitura, aptidão musical e entrevista. Atende a faixa etária de 07 anos a 18 anos.

DOCUMENTOS DA CRIANÇA/ADOLESCENTE:

· 01 fotos 3×4

· Cópia CPF

· Cópia RG

· Cópia Certidão de Nascimento

· Cópia Cartão do SUS

· Atestado médico liberando atividades físicas

· Declaração Escolar do ano corrente

DOCUMENTOS RESPONSÁVEIS:

· Cópia CPF

· Cópia RG

· Comprovante de Residência atualizado

A Estação Conhecimento de Serra desenvolve atividades de maneira a viabilizar trocas culturais e de vivência entre pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário, além de trabalhar o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade do espaço por elas alcançadas. Desenvolve atividades educacionais, esportivas, culturais e de empreendedorismo, possibilitando continuamente a aprendizagem cognitiva, emocional, relacional, percepto-motora e de tomada de decisão proporcionada pelos processos de formação, destaca-se ainda que o valor atribuído ao processo de aprendizagem é o que cria o desejo de crescer como pessoa humana e cidadão.

O funcionamento da Estação Conhecimento é de segunda a sexta, de 8h às 17h e 18 às 22h (para cursos de qualificação profissional).