Eixo Educacional

Era uma vez: Desenvolve atividades para crianças e adolescentes de 6 a 10 anos e com fragilidade escolar. Incentiva a prática da leitura, assim como empréstimos de livros estimulando o hábito de ler. O grupo Era uma vez visa trabalhar as questões pertinentes ao mundo infantil através das histórias e contos infantis incentivando as crianças a leitura, bem como refletir e vivenciar diversas temáticas trabalhadas durante o ano.

Oficina do Saber: São atividades que derivam da Oficina “Era uma vez”. As crianças e adolescentes são identificados na oficina e participam aqueles que apresentam dificuldades no desenvolvimento da escrita, leitura, dentre outros. Se dá através de jogos (material concreto, material dourado, alfabeto móvel, tangram e etc.) e brincadeiras, contendo conteúdos como português e matemática, onde são trabalhados de forma lúdica com os crianças e adolescentes para potencializar e estimular a capacidade individual.

Inclusão Digital: Oportunizar às crianças e adolescentes a inclusão digital para a partir dos seis anos de idade através de jogos educativos, softwares livres e proporcionar para os acima de 13 anos possibilidades de criação de jogos. O conteúdo teórico e prático, os desafios do cotidiano e o exercício da cidadania, eixos temáticos são temas das atividades desenvolvidas nesta oficina. O laboratório de informática é equipado com 25 computadores, conectados à internet e projetor de multimídia.

Arte, corpo e movimento: Por meio de atividades que estimulam a manifestação artística, o usuário amplia o seu repertório cultural e exercita a criatividade. A oficina desenvolve diversas atividades a escolhas dos grupos participantes, como: Parkour, grafite, desenho, ginástica, música e etc. trazendo também a reflexão de temáticas relevantes sobre o dia a dia com alguns grupos de adolescentes.

Robótica: A atividade visa o desenvolvimento da criança e do adolescente por meio de uma ferramenta pedagógica inovadora e instigante. Através de missões robóticas, o usuário desenvolve habilidades e competências relacionadas ao empreendedorismo e  liderança, além de fomentar nas crianças e adolescentes participantes a investigação, construção de projetos e programação de robôs, proporcionando um aprendizado prático que desenvolve no usuário a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

Convivência e Cidadania: O Convivência e Cidadania na Estação Conhecimento de Serra visa propiciar experiências de convívio que tragam ressignificação as relações vivenciadas no cotidiano dos beneficiários, sendo planejado de acordo com os eixos temáticos da Política Nacional de Assistência Social. Os 661 beneficiários do Brasil Vale Ouro (BVO) realizam encontros semanais de Convivência e Cidadania, que são executados pelos professores de educação física, uma vez que eles são os educadores diretos com os quais o beneficiário tem maior vínculo. A equipe psicossocial é responsável pela coordenação do planejamento anual dos encontros e realiza acompanhamento sistemático destes para possíveis intervenções e encaminhamentos quando necessário.

Horta: Intervir de forma cultural (alimentar e nutricional) com objetivo de incentivar a organização e a implementação de uma horta sustentável, desde sua construção até a colheita dos alimentos, desenvolvendo espaço com diferentes materiais de forma sustentável, levando crianças e adolescentes a perceberem a horta como espaço vivo, trabalhando com a motricidade e sociabilidade das crianças e adolescentes; proporcionando uma consciência forte de cuidados com o planeta e bons hábitos de alimentação saudável.

Voluntariado: A instituição tem parceria com a ONG AIESEC que busca jovens de diversas partes do mundo para viver uma experiência social voluntária, além de proporcionar uma troca cultural com crianças e adolescentes do país visitado. Tem como proposta ensinar e aproximar diferentes culturas através da língua inglesa ou espanhola utilizando de temáticas relevantes como: desigualdade social, meio ambiente, diversidade e outros. Atualmente dentro do programa trabalhamos sobre desigualdade social e curiosidades culturais dos países envolvidos.