Banda Sinfônica Vale Música revisita obra de Tim Maia em concerto único

Com regência do maestro Eduardo Lucas, a Banda Sinfônica Vale Música vai apresentar o concerto “Viva Tim Maia” neste domingo, no Centro Cultural Sesc Glória, com entrada franca

Uma das maiores vozes da MPB, o inesquecível Tim Maia (1942-1998) terá sua obra revisitada pela Banda Sinfônica Vale Música no concerto “Viva Tim Maia”, que será apresentado no próximo domingo (04), às 17h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A entrada é franca e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo. 

Com regência do maestro Eduardo Lucas, o concerto integra as homenagens aos 80 anos de nascimento do cantor e compositor Tim Maia, completados no último mês de setembro, e marca o reencontro da Banda Sinfônica Vale Música com o repertório do “Síndico da MPB”, apelido dado a ele por Jorge Ben Jor na canção “W/Brasil”. 

Apresentado pela primeira vez em 2018, o concerto “Viva Tim Maia” volta agora com formação renovada da Banda Sinfônica Vale Música, conforme explica o maestro Eduardo Lucas. “Refazer o concerto em 2022 é muito importante. Primeiro, porque este ano Tim Maia faria 80 anos e temos a oportunidade de destacar a contribuição dele para música brasileira. E nos últimos quatro anos a Banda Sinfônica mudou cerca de 60% dos seus componentes. Este concerto é novidade para muitos dos novos alunos do Vale Música”, observa o maestro. 

Racional 

O repertório contempla mais de 20 canções, distribuídas em 13 números musicais, entre medleys e pot-pourris, que vão traduzir para o público a diversidade da obra de Tim Maia, com sucessos e temas menos conhecidos de sua discografia. “Foi muito difícil contemplar o repertório do Tim Maia nesse programa por causa da vastidão da obra dele”, revela o maestro Eduardo Lucas.  

“Acaba sendo um diário musical porque ele transmitia através das notas, das melodias e das harmonias muito do que acontecia em sua vida. Então buscamos desde ‘Sossego’, ‘Gostava Tanto de Você’ e ‘Não Quero Dinheiro’ até obras associadas à fase religiosa vivida pelo Tim, como ‘Imunização Racional’, ‘Caminho do Bem’ e ‘Bom Senso’. São obras magníficas de um momento em que ele abdicou de substâncias tóxicas e estava limpo tanto mental quanto fisicamente”, define o maestro, em referência ao período em que Tim Maia se converteu à doutrina Cultura Racional, em 1974 e 1975, e lançou os dois volumes dos discos “Tim Maia Racional”. 

Esses temas serão interpretados pelos solistas do Projeto Vale Música Espírito Santo e pelos 65 integrantes da Banda Sinfônica Vale Música, incluindo naipes de cordas, metais e percussão.Neste espetáculo, o grupo vai contar com a participação de integrantes da Banda Intermediária, regida por Harilson Rodrigues, e que tem em sua formação alunos em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica. O grupo vai executar arranjos escritos especialmente para o concerto por Rafael Rocha e Deyvid Martins. 

Estilo 

O esmero na elaboração do espetáculo se estende à preparação vocal dos solistas, coordenada pela professora de canto Alza Alves, e à consultoria de imagem de Elian Ramile, que assina o styling dos vocalistas com muito brilho, paetês, couro e crochês. Além das peças autorais, a diretora criativa de imagem contou com a parceria de Jacqueline Chiabay e de Ivan Aguilar na cessão de seus acervos para a produção dos looks. 

Como se vê, o espetáculo está sendo preparado cuidadosamente para que o público tenha uma experiência diferenciada: “Nosso objetivo é que as pessoas venham ao teatro para ouvir Tim Maia com uma sonoridade sinfônica e única. Um material extremamente rico, para todo mundo cantar junto”, vislumbra o maestro Eduardo Lucas. 

  • PROGRAME-SE: 


Concerto “Viva Tim Maia”
 

Banda Sinfônica Vale Música 

Regência: Eduardo Lucas 

Data: 04 de dezembro (domingo) 

Horário: 17h 

Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória  

Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do concerto, a partir das 16h 

  • REPERTÓRIO: 

 

  1. Sossego (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Deivid Magalhães
  2. Primavera (Tim Maia) – Arr. Deyvid Martins / Solista: Alice Patrício
  3. Azul da Cor do Mar (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Abner Hubner
  4. Me Dê Motivo / Réu Confesso / Ela Partiu (Pout-pourri) – (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Deivid Magalhães
  5. Você (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Alice Patrício  
  6. Não vou ficar (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Bela Natali
  7. Bom Senso / Imunização Racional /O caminho do bem (Pot-pourri) – (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Luiza Mollulo
  8. O Descobridor dos Sete Mares (Tim Maia) – Arr. Deyvid Martins / Solista: Rubens Júnior
  9. Eu Amo Você (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Luiza Mollulo
  10. Aquele Abraço / Um Dia de Domingo / Você e eu, eu e você (Pot-pourri) – (Gilberto Gil e Tim Maia) Arr. Rafael Rocha / Solista: Rubens Júnior
  11. Acenda o farol (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Rubens Júnior
  12. Gostava Tanto de Você (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Bruna Knupp
  13. Coroné Antônio Bento / A festa de santo rei / Não Quero Dinheiro (Pot-pourri) – (Tim Maia) – Arr. Rafael Rocha / Solista: Bruna Knupp

 

FICHA TÉCNICA: 

Solistas: 

Alice Patrício 

Abner Hubner 

Bruna Knupp 

Deivid Magalhães 

Rubens Júnior 

Luiza Mollulo 

Bela Natali 

 

Backing Vocal: 

Ana Oliveira 

Ingride Miranda 

 

Arranjadores: 

Rafael Rocha 

Deyvid Martins 

 

Preparadora Vocal: 

Alza Alves 

 

Consultora de imagem: 

Elian Ramile 

 

Músicos:  

Flautim Gabriel Oliveira (professor) 

Flauta transversal 1 – Ludmila Rocha, Mylenna Santos, Gustavo Barbosa, Bruna Silva Carrafa, Davi Santos 

Flauta transversal 2 – Ana Carolina Santos, Lorrainy Almeida, Ana Luisa Rodrigues Silva, Gean Carlos David dos Santos, Igor Pereira da Silva 

Requinta – Ludhymilla Bruzzi (professora) 

Clarineta 1 – Katt Kesley (spalla), Lídia Moura, Adão de Carvalho 

Clarineta 2 – Débora Savelli, Robert Assis, Lanai Gatti 

Clarineta 3 – Arthur Gomes, Isabela Sarmento, Izadora da Silva 

Clarone  - Adler Leonardo 

Fagote – Thaynna Eustachio 

Saxofone alto 1 – Arthur Costa, Alefe Meirelles 

Saxofone alto 2 – Eduardo Mariano, Beatriz Hemerly 

Saxofone tenor 1 – Gilson Villas 

Saxofone tenor 2 – Guilherme de Almeida 

Saxofone barítono – Samuel Santos 

Trompa – Antunes Davi 

Trompete – Elen Cristina, Rebeca Vitória, Tyago de Paulo, Rafaela Leila 

Trombone  – Ricley Ribeiro, Rhyan Trindade, Gabriel Alves, Felipe Da Silva, Harilson Rodrigues (professor) 

Euphonium – Maju Lisboa 

Tuba - Bismark Mota  (estagiário) 

Violoncelo - Bruna Souza 

Percussão – Israel Cardoso, Wagner de Souza, Bruna Leite, Marcos Vinicius Camilo, João Pedro Camilo, Afeni Nascimento 

Bateria - Henrique Ferreira, Cleivison Santos 

Piano – Ricardo Magris 

Guitarra – Fernando Martins 

Baixo – Tiago Augusto 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: 

 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom  

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]