Educandos da Estação Conhecimento conquistam medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Os educandos Enzo de Castro, Daniel Paixão, Felipe Fagundes, Guilherme Conceição Silva e Tiago Ramos com o educador Diogo Mello da Rosa, na Etapa Nacional das Paralímpiadas Escolares, em São Paulo

A equipe da Estação Conhecimento Serra fez bonito na Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares, realizada entre 22 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul de São Paulo (SP). Com a coordenação do educador de Atletismo Diogo Mello da Rosa, os educandos Daniel Paixão, Enzo de Castro, Felipe Fagundes, Guilherme Conceição e Tiago Ramos Silva se destacaram na competição, conquistando oito medalhas que coroaram o ótimo desempenho e a coletividade da equipe. 

Esta é a maior edição da história das Paralimpíadas Escolares. O evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro reuniu, neste ano, aproximadamente 1,3 mil atletas, oriundos de 25 Estados e do Distrito Federal – a exceção é o Piauí. Em 2022, o evento iniciou um novo formato, que contou com disputas seletivas em Brasília, Natal e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. 

 Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional: atletismo, natação e bocha. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga. 

Na equipe da Estação Conhecimento Serra, Tiago Ramos Silva conquistou três medalhas de ouro nas provas de 100m, 400m e arremesso de peso. Felipe Fagundes ganhou a prova de lançamento de pelota e foi o 2⁰ colocado em arremesso de peso, prova na qual Guilherme Conceição Silva obteve a terceira posição. Por sua vez, Enzo de Castro obteve a terceira colocação na prova de lançamento de pelota.  

Outro destaque da equipe foi Daniel Paixão. Estreante nas provas de tênis de mesa, o adolescente obteve a medalha de prata na disputa por equipes. Todos os educandos têm de 11 a 17 anos de idade. 

Para a diretora Ana Angélica Motta, os bons resultados estão em consonância com a visão institucional da Estação Conhecimento Serra, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora. 

Felipe Fagundes, Guilherme Conceição Silva e Enzo de Castro com o educador Diogo Mello da Rosa
  • RESULTADOS DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES:  

Ouro – Tiago Ramos Silva (100m, 400m e Arremesso de Peso) 

Ouro – Felipe Fagundes (Lançamento de Pelota)  

Prata – Felipe Fagundes (Arremesso de Peso)  

Prata – Daniel Paixão (Tênis de Mesa) 

Bronze – Guilherme Conceição Silva (Arremesso de Peso)  

Bronze – Enzo de Castro (Lançamento de Pelota) 

 

  • SAIBA MAIS SOBRE AS PARALÍMPIADAS ESCOLARES: 

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Os jogos visam à inclusão e o estímulo à participação das crianças e adolescentes com deficiência de todo o país. 

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pela competição, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros. 

As Paralimpíadas Escolares são divididas nas modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, com a estreia do halterofilismo na competição. 

 

  • Sobre a Estação Conhecimento Serra: 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.  

 

  • Mais informações para a imprensa 

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]