Aluna do Vale Música é aprovada para o Conservatório de Tatuí

Thaynna Eustachio, de 19 anos, vai estudar fagote erudito na conceituada instituição de ensino de São Paulo 

Aluna do Vale Música desde 2019, Thaynna Eustachio está realizando o que considera um sonho: ela acaba de ser aprovada no vestibular do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o Conservatório de Tatuí (SP), uma das mais conceituadas instituições de ensino de música do país.

A jovem, de 19 anos, iniciou neste mês as aulas do curso de Fagote Erudito, instrumento com o qual já vinha se destacando como monitora na Banda Sinfônica Vale Música. Isso porque o fagote é o mais grave instrumento de madeira da família dos sopros, e seu aprendizado exige plena dedicação por parte dos estudantes de música. “O fagote é um instrumento desafiador e interessante, e a sonoridade dele é o que mais me encanta”, afirma Thaynna.

Antes de se decidir pelo fagote, Thaynna tocava sax tenor, instrumento com o qual chegou a integrar a Vale Música Jazz Band. 

Após três anos de estudos diários no Projeto Vale Música Espírito Santo, com direito a inúmeras apresentações musicais, a fagotista compreende a aprovação no Conservatório de Tatuí como mais um passo em direção a um futuro promissor: “Considero como parte de um quebra-cabeça de sonhos muito maior, que é o de fazer música com muita técnica e sensibilidade e viver do que a música pode me oferecer, ascendendo socialmente através da música em busca de um futuro melhor”, observa.

Sua rotina no novo curso consiste em aulas práticas e teóricas, incluindo percepção e canto coral, que também estão na grade curricular. Segundo Thaynna, o curso proporciona a formação desde o Básico Iniciante até o Profissionalizante, com duração de nove anos. Alunos que possuem determinado conhecimento musical, como é o caso dela, podem eliminar matérias iniciais e adiantar o curso de acordo com o seu nível de conhecimento.


Jovens talentos 

Com sua vitória pessoal, Thaynna segue os passos de jovens talentos do Projeto Vale Música que foram aprovados em anos anteriores no vestibular de Tatuí. A lista inclui os nomes dos ex-alunos Mauro Junior, Adler Leonardo, Leo Rodrigues, Jean Ferreira, Julio César, Raquel Vitória, Vitória Keulere e Ariadner Bispo.

Para a coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, a admissão dos alunos nesta renomada instituição de ensino representa uma conquista para os estudantes, para seus familiares e para todos os profissionais que trabalham na formação dos beneficiários do projeto.

 “Ao longo dos anos, o Vale Música tem se destacado por oferecer uma formação musical de qualidade, que vai desde a iniciação musical até a formação de músicos profissionais. Com professores altamente capacitados e uma metodologia de ensino inovadora e consistente, o projeto tem formado músicos talentosos, que se destacam não só no cenário local como nacional e internacional”, comenta Júlia, lembrando que o projeto vai além da formação musical. “Ele atua na formação integral dos seus alunos, preparando-os para a vida e ajudando a transformar a sociedade por meio da música”, completa.

Dentro dessa linha de pensamento, Thaynna Eustachio já vislumbra os caminhos profissionais que deseja seguir: “Pretendo atuar como integrante de orquestra e no futuro fazer um mestrado ou doutorado, voltado para a área de pesquisa de música e cognição, assunto que me desperta muito interesse”, revela.

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]