Estação Conhecimento promove Café Pedagógico para educadores da Serra

Evento vai acontecer no dia 22 de março, com o objetivo de unir educadores para refletir sobre práticas inovadoras de incentivo à leitura

O Café Pedagógico, que será realizado no dia 22 de março, na Estação Conhecimento Serra, no bairro Cidade Continental, promoverá discussões sobre temas que se conectam com a educação integral, objetivando unir educadores para refletir sobre práticas inovadoras de incentivo à leitura.

As atividades serão realizadas em dois turnos: das 9h às 11h30; e das 13h30 às 16h30. O educador poderá escolher o turno que melhor lhe atende.

Voltado para educadores do município da Serra, o evento terá palestras de dois especialistas nas áreas cultural e pedagógica: o escritor Volnei Canônica e a arquiteta e urbanista Jéssica De Carli.

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec2LStGT9erf47YO6M5-RWAhoMxh18Dol0cfBumRlObAdGAg/viewform

Volnei Canônica é presidente do Instituto de Leitura Quindim, ex-diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura. O escritor vai falar sobre o tema “A Escola e a formação dos leitores”.

Por sua vez, Jéssica De Carli é presidente do Instituto Samba e membro da Viva Cidade Lab e do Mosaico da Quebrada, projetos que trabalham na revitalização urbana e cultural das comunidades. O tema da palestra da arquiteta e urbanista é “Espaço de Leitura: Estratégias para dinamizar e organizar o espaço”.

Formação de leitores

Para Volnei Canônica, a instituição escola deveria ser trabalhada como espaço propício para formação de leitores. “E essa formação vai reverberar nas suas próprias casas, formando também os irmãos, os pais, porque a gente sabe que o conhecimento se estabelece por meio de uma troca entre diferentes gerações, e que gera conhecimento, informação e esse processo lúdico, criativo e de criticidade que a arte proporciona”, observa.

 

O escritor entende que professores e educadores têm papel fundamental na formação de uma sociedade leitora, da mesma forma que as bibliotecas devem ser vistas como espaços lúdicos e dinâmicos, voltados para o desenvolvimento da prática da leitura e da troca de experiências. “A biblioteca e as salas de leitura não são espaço de bagunça, mas também não são espaços de silêncio; são espaços de trocas. Se a gente tiver professores preparados, professores que são leitores, e que buscam dentro das temáticas que estão trabalhando ampliar o olhar crítico dos alunos, por meio da leitura e da literatura, a gente vai ter, sim, um espaço incrível e também uma escola de leitores”, vislumbra.

 

Múltiplas Linguagens

O Café Pedagógico integra o Programa Múltiplas Linguagens da Estação Conhecimento Serra, que tem como um dos pilares o incentivo à leitura. O programa agrega oficinas e projetos que têm como foco diversificar as formas de comunicação e leitura de mundo, possibilitando o desenvolvimento de diferentes linguagens para a diversidade e complexidade das crianças, adolescentes e jovens que atende.

De acordo com a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, a presença do escritor Volnei Canônica e da arquiteta e urbanista Jessíca De Carli, referências em suas respectivas áreas, contribui para o compartilhamento de informações e estratégias que visam à difusão da leitura e à formação cidadã dos alunos.

“O tema deste Café Pedagógico ressalta a importância da leitura e do conhecimento enquanto ferramenta de desenvolvimento humano. O encontro é um despertar para o acesso à literatura e à dinâmica das bibliotecas, tornando-as espaços mais atrativos e prazerosos”, destaca Ana Angélica.

 

  • PARTICIPE:

 

Café Pedagógico

Data: 22 de março

Horário: Manhã – 9h às 11h30; Tarde: 13h30 às 16h30

Endereço: Estação Conhecimento Serra – Av. Meridional, S/N, Cidade Continental, Serra.

Palestrantes: Volnei Canônica e Jéssica De Carli

Público-alvo: Educadores e educadoras do município da Serra

Inscrições gratuitas pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec2LStGT9erf47YO6M5-RWAhoMxh18Dol0cfBumRlObAdGAg/viewform

 

SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

  • Mais informações para a imprensa

 

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]