Alunos do Vale Música aprovados no Vestibular da Fames

Oito alunos do Projeto Vale Música foram aprovados no Vestibular da Faculdade de Música do Espírito Santo, para os cursos de Bacharelado e Licenciatura 

Luiza Matozinhos
Israel Cardoso
Bruna Sousa
Elen Cristina
Fernando Martins
Kauan Breno
Samuel Cabidelle
Ricardo Magris

O ano letivo começou com alegria e realizações para oito alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo. Eles foram aprovados no Processo Seletivo 2023 da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames), para os cursos de Bacharelado em Música – Habilitação em Instrumento/Canto/Música Popular e Licenciatura em Música. 

Os alunos aprovados no Vestibular da Fames deste ano são Bruna Souza e Elen Cristina, para Bacharelado; e Fernando Martins, Israel Cardoso, Kauan Breno, Luiza Matozinhos, Ricardo Magris e Samuel Cabidelle, para Licenciatura. A lista completa dos selecionados está no site www.fames.es.gov.br. 

Para a coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, a admissão dos alunos em faculdades do Espírito Santo e de diversas regiões do país representa uma conquista para todos os profissionais que trabalham na formação dos beneficiários do projeto: “Ao longo dos anos, o Vale Música tem se destacado por oferecer uma formação musical de qualidade, que vai desde a iniciação musical até a formação de músicos profissionais. Com professores altamente capacitados e uma metodologia de ensino inovadora e consistente, o projeto tem formado músicos talentosos, que se destacam no cenário local, nacional e internacional”, observa a coordenadora. 

Júlia Sodré destaca que o Projeto Vale Música vai além da formação musical: “O projeto atua na formação integral dos seus alunos, preparando-os para a vida e ajudando a transformar a sociedade por meio da música. É um exemplo de como a cultura pode ser um instrumento poderoso de transformação social e de como a educação pode ser um agente de mudança na vida das pessoas”, comenta. 

Novos horizontes 

Para os alunos recém-aprovados, a conquista de uma vaga na Fames abre novos horizontes profissionais. É o caso da violoncelista Bruna Sousa Oliveira, de 20 anos. Aluna do Vale Música desde 2017, onde atua na Banda Sinfônica Vale Música e no Coral Jovem Vale Música, Bruna pretende se dedicar ao novo curso visando à sua formação e desenvolvimento como musicista. “A aprovação na Fames representa uma grande conquista. Mas também sinto o peso das responsabilidades que estão por vir e venho tentando aprender o máximo que posso na faculdade”, afirma. 

Por sua vez, o pianista Ricardo Magris Amancio, de 18 anos, resume em uma frase o que significou para ele a aprovação no curso de Licenciatura da Fames: “Foi a realização de um sonho”, revela o jovem, que está no Projeto Vale Música há um ano e faz parte da Vale Música Jazz Band. 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: 

 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]