Educandos da Estação Conhecimento disputam Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo

Estação Conhecimento Serra participa da competição, que acontece nesta semana, em Brasília, com equipe formada pelos adolescentes David Lucas Franquilim, Pedro Henrique Ribeiro Santos, Luana Soares Aguilar, Glauber Pereira de Almeida e Raphael Santana de Oliveira

Cinco educandos da Estação Conhecimento Serra participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, evento que está sendo disputado entre 20 e 23 de março, em Brasília (DF). Raphael Santana de Oliveira, Glauber Pereira de Almeida, Pedro Henrique Ribeiro Santos, David Lucas Franquilim e Luana Soares Aguilar conquistaram as vagas na seletiva estadual, promovida pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a competição conta com a presença de mais de 300 estudantes-atletas, representando as 27 unidades federativas. No total, mais de 550 pessoas participam do evento, incluindo técnicos, dirigentes e árbitros. Os competidores estão devidamente matriculados e frequentes no curso regular da educação básica.

As provas acontecem no Comando Militar do Planalto, no Setor Militar Urbano (SMU), na Divisão de Educação Física, com livre acesso ao público em geral.

De acordo com o educador de atletismo Diogo Mello da Rosa, que supervisiona a delegação da Estação Conhecimento Serra, este campeonato brasileiro se diferencia dos demais, uma vez que os participantes deverão fazer duas provas distintas. “Eles irão disputar uma prova de arremesso e outra de corrida, ou de arremesso e saltos, e assim por diante”, exemplifica Diogo.

Entre os educandos da Estação Conhecimento Serra, a expectativa por bons resultados é grande. É o caso de Raphael Santana de Oliveira, de 17 anos. No ano passado, o adolescente conquistou a quinta colocação no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo. “Sou muito grato por ter me classificado para esta competição. Tenho treinado bastante para obter um bom desempenho e, quem sabe, alcançar uma vaga para o campeonato mundial, que será no Rio de Janeiro”, vislumbra Raphael.

Formação cidadã

Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

  • Mais informações para a imprensa

 

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]