Curso de Regência debate técnicas para coro infantojuvenil

Professor de Musicalização Infantil da Faculdade de Música do Espírito Santo, Paulo Paraguassú vai falar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência sobre as habilidades e dinâmicas de ensaios para coros de crianças e adolescentes, neste sábado (11), pela plataforma Zoom

 Como trabalhar as técnicas e dinâmicas de ensaio para obter a excelência no desenvolvimento de coros formados por crianças e adolescentes: esta é a proposta da palestra que o professor Paulo Paraguassú apresentará aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado (11), das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom Meetings.

A aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.

Professor de Musicalização Infantil da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e diretor do Coral Curumins, Paulo Paraguassú possui ampla experiência com coros infantojuvenis. Natural de Vitória da Conquista (BA), ele é graduado em Canto Lírico, com Licenciatura em Música e habilitação em Educação Musical pela Fames, especialização em regência pelo ISSED/FAVED (MG), em Educação Musical pela Fabra (Serra/ES) e em Psicopedagogia Institucional pelo CESAP (ES), com mestrado em Educação pela Saint Alcuin of York (Chile).

Na aula-palestra deste sábado, o professor vai abordar tópicos relacionados ao tema “Técnicas e dinâmicas de ensaio: o regente coral infantojuvenil, suas habilidades e técnicas em ensaios e aulas”. Segundo Paraguassú, o conteúdo incluirá atividades dinâmicas e práticas. “Vamos falar sobre as características dos coros infantis e infantojuvenis, a escolha de repertório, o preparo das aulas para essas faixas etárias, dinâmicas e técnicas de ensaio, além de ferramentas que podem contribuir para o regente de coro infantojuvenil, como exercícios de vocalises para serem usados junto aos alunos”, adianta.

O escopo da aula terá exemplos de vídeos de coralito, coro infantil e coroinfantojuvenil, assim como exercícios práticos para os alunos realizarem em duplas. Para o professor, a regência de corais infantojuvenis possui particularidades em relação aos corais de adultos: “Não existe diferença de concepção gestual de regência, e sim na questão da didática, na forma de falar e de trazer a questão lúdica para o universo das crianças, assim como a linguagem, que é diferente”, ensina.

Como educador, Paulo Paraguassú trabalha no desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes através da música. “Nos coros que dirijo temos alunos autistas e com síndrome de Down. Temos que estar preparados para receber bem esses alunos e para que eles possam participar efetivamente das aulas”, observa.

O Curso

A palestra deste sábado encerra as atividades do Curso Online de Introdução à Regência em 2021, que serão retomadas em 2022. Com a coordenação do Projeto Vale Música ES e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, a formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom.

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]