Estação Conhecimento de Serra: dez anos transformando vidas

Instituição contribui para a formação de crianças e adolescentes por meio do esporte educacional, da cultura e do empreendedorismo

Apresentação do Coral Jovem Vale Música. Foto: Mosaico Imagem

 

Concerto Virtual Brasileiríssimo com a Orquestra Jovem Vale Música

 

Analy Vitorya da Silva Santos, atleta de atletismo paralímpico, beneficiária da Estação Conhecimento de Serra

 

José Roberto Santos Neves

A Estação Conhecimento (EC) é um equipamento educacional mantido pela Fundação Vale, em parceria com a Prefeitura da Serra. Fundada com o objetivo de promover a garantia de direitos e proteção social, completa 10 anos de funcionamento neste dia 09 de setembro, desenvolvendo papel relevante na formação integral de crianças e adolescentes, contribuindo pra a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Com mais de 47 mil metros quadrados de área, o local contempla espaços para o desenvolvimento de atividades diversificadas, pautadas no esporte educacional, na cultura e no empreendedorismo, tais como campo de futebol, sala de música, sala de informática e biblioteca, com toda a infraestrutura necessária para a aprendizagem. Atualmente a instituição atende a mais de 1,5 mil pessoas, compondo a rede socioassistencial do município.
Tendo como premissa a oferta de formação integral para a autonomia e exercício da cidadania de crianças e adolescentes, a Estação Conhecimento de Serra atua em três eixos: Cultura, Esporte Educacional e Empreendedorismo.

Programa Cultural

No Programa Cultural, destaca-se o Projeto Vale Música Serra, que oportuniza formação musical a 270 crianças e jovens de 07 a 29 anos. Criado em 2000, por meio de uma parceria da Vale com a Associação de Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, o Projeto Vale Música iniciou uma nova etapa da sua história em 2012, com a transferência de sua gestão para a Estação Conhecimento de Serra, conduzida pelo então gerente de Comunicação da Vale, Eugênio José Faria da Fonseca. Com a infraestrutura disponibilizada pela instituição, o Vale Música passou a investir no aperfeiçoamento pedagógico e na formação de conjuntos e orquestras, promovendo pontes entre a música erudita e popular. Ivan Lins, Gilson Peranzzetta e Roberto Menescal foram alguns dos mestres da música popular brasileira que dividiram o palco com os alunos do projeto.
Entre os conjuntos em atividade atualmente no Projeto Vale Música Serra destacam-se a Orquestra Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música, Vale Música Jazz Band, Camerata Jovem Vale Música, Coral Jovem Vale Música, Coral Infantil Vale Música e Coral de Empregados Vale. Em função da pandemia da Covid-19, desde março de 2020 todas as atividades foram adaptadas para o formato remoto. Com o suporte da tecnologia, os alunos também têm a oportunidade de manter as aulas de música com professores das maiores orquestras do país, parceiras do Programa Vale Música, entre as quais, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Programa Vale Música, criado pela Vale em 2019, é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta por projetos musicais dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Ao todo, envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes.
Dentro do eixo cultural destaca-se também o Projeto Badu de Dança Afro-Brasileira, voltado para adolescentes que tenham interesse em aprender mais sobre conhecimentos teóricos e práticos de dança afro, contribuindo para uma formação antirracista e que valoriza as diferentes expressões culturais brasileira.

Esporte educacional

Alinhada aos princípios da Educação Integral, a Estação Conhecimento de Serra tem atuado com o esporte educacional com o objetivo de contribuir com uma formação que contemple os princípios da participação, da cooperação e da emancipação das crianças e jovens. Atende, atualmente, 661 crianças e adolescentes em atividades diversas tais como atletismo, futebol e natação, dentre outras.
O local abriga a primeira Pista de Atletismo oficial sintética do Espírito Santo, possibilitando a instituição a realizar eventos oficiais de atletismo no Estado, como a Semana Olímpica do Espírito Santo, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em 2012, e os Pré-Jogos Olímpicos da Rio 2016.
Alguns jovens da Estação se destacaram no cenário esportivo como o Paulo Henrique, que foi campeão do Escolar Sul-americano de Atletismo, na Argentina, em 2013, o Guilherme Scalfoni, campeão do Escolar Sul-americano de Atletismo, em 2014, a e Camila Zamboni, campeã do Mundial Escolar Gymnasíade, 400m com barreiras, em 2016.

Empreendedorismo

No campo do Empreendedorismo, projetos como o Empreendedores do Futuro e o Estação em Rede oportunizam a formação de jovens com habilidade para criar e executar projetos que geram impacto em seus territórios. São mais de 3 mil jovens empreendedores formados por meio de um conjunto de oficinas presenciais ou online, no campo da educação empreendedora e da inovação social.
O projeto Estação em Rede contempla atualmente 200 alunos, de 14 anos a 17 anos e 11 meses, moradores do município da Serra. Ao final do ciclo de oficinas está previsto o financiamento e execução de 10 ideias criadas pelos adolescentes/jovens em seus territórios.
Simultaneamente a Estação Conhecimento de Serra desenvolve ações de fortalecimento de vínculos entre as famílias (psicologia, pedagogia e serviço social), inclusão digital, robótica, voluntariado, atendimento psicossocial, arterapia, saúde, nutrição e grupos de debates sobre questões do feminino e formação integral.
Para a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, a instituição chega aos 10 anos de existência em processo contínuo de renovação, sempre na trilha da educação construída a partir do exemplo e do afeto: “A Estação Conhecimento oferece a seus usuários a oportunidade para eles serem autônomos, saberem fazer escolhas, serem criativos, serem críticos, se posicionarem e – principalmente – entenderem sua potência de mudança, desde a si próprios, suas comunidades e do mundo, até onde eles sonharem chegar. Penso que a grande mudança está nas articulações que o espaço estabeleceu neste período e aos horizontes que tem revelado aos envolvidos, ou seja, possibilidades infinitas”, comenta.

José Roberto Santos Neves é jornalista, escritor e gestor cultural. Membro da Academia Espírito-santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.