Curso de Introdução à Regência inicia atividades

Formação gratuita oferecida pelo Instituto Cultural Vale começa neste sábado (24/07) com a participação de 330 alunos de diversas regiões do país

 Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência terá início neste sábado (24/07), às 13h, com a aula de acolhimento do maestro Eduardo Lucas para os alunos que foram selecionados por meio do Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. A formação gratuita integra o Programa Vale Música e é destinada a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. A primeira turma de ensino à distância conta com 330 participantes de 24 Estados brasileiros. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente o curso atingirá cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. Todas as atividades serão desenvolvidas de forma remota, com a participação de especialistas em diversas áreas do conhecimento humano. Entre os palestrantes convidados estão regentes reconhecidos internacionalmente, como Ricardo Rocha, Letieres Leite, Nelson Ayres, Dario Sotelo, Maria José Chevitarese, Délio Gonçalves, Marcelo Jardim e Marcelo Maganha.

O curso terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom. Os componentes curriculares do curso serão divididos em 30 encontros, realizados sempre aos sábados, das 13h às 17h, com início no dia 24 de julho de 2021 e encerramento em 09 de abril de 2022.

  

Filosofia do Curso

Professor do Projeto Vale Música Serra e coordenador pedagógico do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música, o maestro Eduardo Lucas adianta que o objetivo da aula de acolhimento é apresentar aos alunos a filosofia do curso e a sua estrutura de funcionamento. “Esse primeiro encontro vai oferecer um panorama geral do curso. Vamos falar sobre o foco da formação, a que ela se pretende, por que ela existe, quais as suas ambições, e também dar orientações aos alunos sobre o funcionamento e as atividades do curso, quais são nossos palestrantes, as datas, cronogramas, materiais didáticos de apoio”, observa o maestro, que também desenvolverá o papel de mediador das aulas. “Estarei ali para ser um facilitador do processo para os regentes palestrantes.”

As estruturas das atividades semanais serão divididas em aulas expositivas, cursos teóricos, atividades práticas, seminários e aulas coletivas. Para o maestro, o curso vai proporcionar diversas contribuições aos seus participantes e à formação de novos regentes em nível estadual e nacional. “A principal contribuição é proporcionar aos cursistas uma formação introdutória à regência de maneira multidisciplinar, uma vez que o conteúdo vai abordar assuntos que são essenciais para o regente do século XXI. A intenção é fazer com que os regentes entendam a complexidade do ofício. Isso é muito importante para os participantes que moram no interior, e que às vezes não têm tanto acesso à informação em seus municípios. No âmbito nacional, muitas vezes essas informações ficam centralizadas no eixo da Região Sudeste e o curso também vai contribuir para ampliar esse acesso”, acredita o maestro.

O participante que cumprir satisfatoriamente todas as condições inerentes ao curso, como frequência mínima de 75%, participação nas atividades síncronas e realização de todas as atividades assíncronas no prazo estipulado, receberá o certificado de conclusão virtual, no formato PDF, assinado pela diretora executiva da Estação Conhecimento de Serra e pelo coordenador pedagógico do curso. Os certificados serão enviados para os e-mails cadastrados na inscrição do candidato.

 

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o curso de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

 

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

  • SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

 Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]