Vale Música promove curso online de Editoração de Partituras

Oficinas destinadas a estudantes de música, músicos profissionais e amadores e ao público em geral terão início no dia 19 de abril

Em consonância com as transformações provocadas pelas tecnologias digitais no setor musical, o Projeto Vale Música Serra promove o Curso Online de Editoração de Partituras, destinado a capacitar estudantes de música, músicos profissionais e amadores e o público em geral no processo de editoração de partituras e notação musical, com a utilização do software MuseScore. As aulas online começam no dia 19 de abril, sob a orientação do estagiário arquivista/copista musical do Projeto Vale Música Adão de Carvalho Pereira. São oferecidas 20 vagas, sendo 10 para alunos do Projeto Vale Música e 10 para o público externo. O curso é gratuito e os interessados podem se inscrever por meio do site da Estação Conhecimento de Serra: www.estacaoconhecimentoserra.org.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER  https://forms.gle/NydYAVAa2yREdxee7

As oficinas serão realizadas semanalmente, das 14h às 16h, até o dia 31 de maio, por meio de videoconferência. Ao todo o curso terá 30 horas de duração, divididas em 16 horas de aulas em tempo real (aulas síncronas) e 14 horas de atividades disponibilizadas pelo orientador (aulas assíncronas). Ao final do curso será emitida certificação online aos participantes que concluírem todas as atividades propostas e atingirem 75% ou mais de presença.

Para participar do curso o aluno deve atender aos seguintes pré-requisitos: ter idade mínima de 14 anos; conhecimento básico em informática e teoria musical; ter computador com o software Musescore instalado, bem como o aplicativo Zoom Meeting – Vídeoconferência e o Aplicativo Google Sala de Aula. 

De acordo com o copista do Projeto Vale Música Serra, Adão de Carvalho Pereira, a oficina de Editoração de Partitura surge a partir da ideia de apresentar e instruir a utilização desses softwares de maneira eficiente, para que o músico entre nesse novo mercado com boas referências, visando ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade. “Existem diversos softwares que simulam e replicam de forma quase idêntica o som do instrumento dentro da escrita da partitura. Por conta desse avanço da tecnologia, houve um surgimento de um mercado promissor em que esses softwares se tornaram mais procurados e acessíveis. Porém muitas pessoas, por não terem o devido conhecimento, acabam atuando de maneira empírica”, comenta.

Conteúdo programático 

Entre os tópicos que serão abordados destacam-se:

História da editoração; Música de artistas capixabas; Edição ou editoração?; Visão geral da interface do software; Criação do projeto de uma partitura; Leiturabilidade e legibilidade;  Entrada das notas através do teclado do computador; Atalhos principais; Inserção e/ou alteração de elementos: a) Fórmula de compasso b) Armadura de clave c) Quiálteras d) Outros; Inserção de textos (letras e cifras); Navegação pela partitura;  Edição básica de seleção e cópia; Impressão, importação e exportação de arquivos; Publicação e vendas pela internet; Configuração de áudio/mídi e ferramentas de playback. 

Adão de Carvalho Pereira observa que a editoração de partituras por meio de softwares especializados representa um mercado promissor para os músicos interessados neste tema. “Essa é uma tendência natural do mercado. Estamos em uma era digital que proporciona fácil acesso a softwares de editoração de partituras. Na medida em que esse conhecimento se torna acessível e bem utilizado pode se tornar uma fonte de renda para o músico”. 

Além dos aspectos técnicos que serão apresentados no curso, durante a oficina os alunos terão a oportunidade de conhecer diversas obras de músicos do Espírito Santo, que serão utilizadas como referência na execução das atividades práticas. A apuração, avaliação e divulgação dos resultados alcançados serão apresentados em forma de relatório pelo ministrante da Oficina de Editoração de Partituras, de maneira que o feedback desta ação fique documentado e disponível para consulta.

  • Fique ligado:

Curso Online de Editoração de Partituras

Período: de 19 de abril a 31 de maio

Os encontros serão pela plataforma Zoom Meeting nas seguintes datas: 19, 26 e 28 de abril; 03, 10, 17, 24 e 31 de maio.

Horário: das 14h às 16h.

Número de vagas: 20, sendo 10 vagas para alunos do Projeto Vale Música Serra e 10 vagas para o público em geral.

Pré-requisitos: o aluno deve ter idade mínima de 14 anos; conhecimento básico em informática e teoria musical; ter computador com o software Musescore instalado, bem como o aplicativo Zoom Meeting – Vídeoconferência e o Aplicativo Google Sala de Aula. 

Onde se inscrever: https://forms.gle/NydYAVAa2yREdxee7

  • Saiba mais:

Qual a diferença entre editoração e edição?

“Os termos edição e editoração são frequentemente confundidos. Apesar de serem parecidos, os termos definem duas práticas diferentes. A edição musical é o trabalho de preparação para publicação, ou seja, os elementos relacionados à elaboração do texto musical, baseada em reflexões estilísticas, historiográficas, contextuais e culturais. Já editorar é o ato de copiar um determinado material; sua atuação se restringe à apresentação gráfica do material intermediada por, no caso de editorações eletrônicas, softwares de notação musical.

Adão de Carvalho Pereira, estagiário arquivista/copista musical do Projeto Vale Música 

 

  • Sobre o Projeto Vale Música Serra

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, mantido pela Vale, com apoio da Prefeitura da Serra, o Projeto Vale Música Serra atende hoje 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, e 70 alunos, de 07 a 13 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale. 

Em função da pandemia da Covid-19, desde março de 2020 todas as atividades pedagógicas – incluindo aulas, ensaios e concertos – foram adaptadas para o formato remoto.

O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música.

Com uma trajetória de sucesso, constam em seu registro histórias de participantes que se tornaram músicos populares, educadores e concertistas e que romperam as fronteiras internacionais, registrando trabalhos nos EUA, Europa e Japão.

 Em atividade no Espírito Santo desde os anos 2000, o Projeto Vale Música Serra integra o programa Vale Música, criado pela Vale com o objetivo de privilegiar a linguagem universal da música e seus reflexos tanto no desenvolvimento humano ou social, quanto na geração de trabalho e incremento de renda.

  • Sobre o Programa Vale Música

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, patrocinadas pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

  • Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale
Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]