Crianças do Projeto Vale Música participam de encontro online de Arteterapia

Grupo Reflexivo de Arteterapia, marcado para a próxima quinta (15/04), pretende refletir sobre as emoções dos alunos no período de pandemia

As crianças beneficiárias do Projeto Vale Música Serra terão um programa diferente na próxima quinta (15/04), com a realização do Grupo Reflexivo de Arteterapia. O encontro online pretende incentivar os alunos a refletir sobre as emoções vivenciadas neste período de pandemia da Covid-19 e propiciar o espaço de fala por meio de técnicas arteterapêuticas, tendo como facilitadora a coordenadora de Programa e Projetos, Assistente Social e Arteterapeuta da Estação Conhecimento de Serra, Ana Paula Vermelho Baptista. 

Faça sua inscrição: https://forms.gle/nxfX1nCVbGmcxSUf6

A arteterapia é um método que utiliza recursos artísticos para permitir que o sujeito se expresse em suas múltiplas questões e exponha seus sentimentos internos por meio de técnicas livres de expressões, de modo a estimular o crescimento interior e favorecer o autoconhecimento. Nos encontros, que vão acontecer com dois grupos, às 10h e 14h, por meio da plataforma Zoom, Ana Paula Vermelho Baptista vai estimular as crianças a fazer uso da palavra e a expor seus sentimentos diante do momento que estamos vivendo. “O encontro consiste em uma técnica expressiva coligada ao trabalho corporal com o coração, refletindo sobre a vida emocional, de modo a liberar todas as emoções de sofrimentos vivenciados”, adianta a facilitadora, lembrando que durante o encontro os alunos também irão desenvolver atividades com o uso de folha de papel, lápis e lápis de cor. 

O Grupo Reflexivo de Arteterapia teve início por meio de uma parceria entre a Estação Conhecimento de Serra e o Instituto Fênix, criada com o objetivo de trabalhar questões vivenciadas no cotidiano das crianças beneficiárias do Projeto Vale Música Serra. “O curso em Arteterapia é uma formação na qual se aprende a cuidar do outro e de si mesmo. Na Arteterapia não precisamos saber fazer arte em perfeição; não olhamos o produto final, e sim o interior, as questões que aparecerem e o que estamos aprendendo com elas, algo que é simbólico para o sujeito”, explica a coordenadora.

  • Fique ligado:

Grupo Reflexivo de Arteterapia

Quando: 15/04 (quinta-feira), às 10h, para crianças do turno matutino do Projeto Vale Música Serra, e às 14h, para crianças do turno vespertino;

Plataforma: Zoom.

Inscrições no link: https://forms.gle/nxfX1nCVbGmcxSUf6

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]