Estação em Rede promove bate-papo online com o artista empreendedor MiQ

Diretor fundador do Instituto Aprender Cultura, Miqueias Gonçalves Silva vai falar sobre sua carreira aos alunos do Projeto Estação em Rede na próxima quinta-feira (15/04), às 19h

Artista, diretor fundador do Instituto Aprender Cultura (IAC) e empreendedor social indicado ao Prêmio Pretos Empreendedores, como um dos cinco empresários pretos de maior impacto social no Espírito Santo: essas são algumas das experiências de vida que Miqueias Gonçalves Silva, o “MiQ”, vai contar aos alunos do Projeto Estação em Rede, nesta quinta-feira (15/04), às 19h, em um bate-papo online por meio da plataforma Zoom.

O artista é o segundo convidado da série de bate-papos online promovida pelo Projeto Estação em Rede, desenvolvido pela Estação Conhecimento de Serra, com o objetivo de estimular os jovens moradores do município de Serra a criar projetos baseados em suas próprias ideias e contextos de vida, promovendo o reconhecimento de suas potencialidades.

Natural da Bahia, Miqueias é considerado uma referência cultural para os adolescentes e jovens das comunidades da Grande Vitória. Entre outras atividades, ele é diretor executivo e rapper da Sete Zero Quatro, proprietário da produtora audiovisual Flex Filmes Brasil, educador Social e grafiteiro. Na conversa com os alunos do Projeto Estação em Rede, o artista vai relatar sua vivência à frente do Instituto Aprender Cultura (IAC), que atua há oito anos em áreas de vulnerabilidade social no município de Cariacica, com sede localizada no Bairro Flexal 2.

Ao longo desse período o local foi utilizado para realização de cursos, palestras, oficinas, reuniões comunitárias, encontros, reuniões de produção e ensaios musicais, entre outras atividades socioculturais desenvolvidas de forma presencial antes da pandemia da Covid-19. “Trabalhamos a formação e capacitação de crianças, jovens e adolescentes para o mercado de trabalho e para a vida, de modo que possam ser seres humanos mais conscientes e sensíveis, tanto nas relações pessoais com os amigos, familiares e educadores, quanto na relação deles com o meio ambiente e sua comunidade, a fim de incentivá-los a preservar todas essas relações e propagar atitudes de amor, respeito e consciência”, comenta Miqueias.

Facilitador do Estação em Rede,  Marcelo Monteiro de Oliveira observa que o evento está em consonância com o ciclo pedagógico do projeto: “Dentro das nossas ações trazemos pessoas de referência para compartilhar suas experiências aos participantes, e até mesmo apontar caminhos, para que o jovem possa trabalhar o seu desenvolvimento pessoal aliado ao desenvolvimento de projetos de impacto social em seus territórios. O trabalho do Miqueias está totalmente alinhado com esse conceito”, afirma.

Em função dos protocolos de prevenção à Covid-19, o Projeto Estação em Rede está sendo desenvolvido de forma remota, de modo a atender 200 adolescentes/jovens de 14 a 17 anos. As atividades são divididas em dois ciclos: cada ciclo tem duração de cinco meses e a participação de 100 alunos. O projeto prevê o financiamento e execução de 10 ideias criadas pelos adolescentes/jovens em seus territórios, com tutoria permanente, formação de redes locais e acompanhamento contínuo dos participantes pela Estação Conhecimento de Serra. “Trabalhamos sob a ótica dos adolescentes como agentes de transformação social nos territórios onde vivem”, destaca Ana Angélica Motta, diretora da Estação Conhecimento de Serra.

  • Fique ligado:

Projeto Estação em Rede apresenta:

Bate-papo com Miqueias Gonçalves Silva – MiQ

Quinta (15/04), às 19h, por meio da plataforma Zoom

 

  • Estação em Rede em números:

200 adolescentes/jovens na faixa etária entre 14 a 17 anos e 11 meses;

200 adolescentes/jovens cadastrados;

02 ciclos com 5 meses cada, sendo 100 participantes em cada;

08 turmas com 25 adolescentes/jovens em cada;

90 horas de oficinas, sendo duas vezes por semana;

03 horas diárias, com conteúdos online devido à pandemia;

30 encontros à distância com 3 horas cada;

10 ideias financiadas e executadas nos territórios.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a Estação Conhecimento de Serra atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]