Roda de conversa online incentiva alunos a falar sobre os sentimentos durante a pandemia

Encontro marcado para o dia 22 de abril, às 14h, será conduzido pela Psicóloga e Psicanalista Lacaniana Leilane Felix por meio da plataforma Zoom

A pandemia do novo coronavírus tem provocado uma série de mudanças e angústias na sociedade: são perdas de milhares de vidas, empregos, garantias, e um processo contínuo de adaptação a uma nova realidade para a qual não estávamos preparados. Com o objetivo de auxiliar os adolescentes e jovens beneficiários do Projeto Vale Música Serra a enfrentarem esse momento, a Estação Conhecimento de Serra promove uma roda de conversa online com o tema “Sentimentos: é preciso aprender a reconhecer e lidar com eles”. O encontro vai acontecer no dia 22 de abril, às 14h, por meio da plataforma Zoom, sob a condução da Psicóloga e Psicanalista Lacaniana Leilane Júlia Dias Felix. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/fZ4ZnQCiP7eeQqtd7.

Especialista em Educação com foco no aluno pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Leilane conta que a ideia da roda de conversa surgiu a partir do contexto social originado pela pandemia juntamente com a necessidade de se criar formas de auxiliar os adolescentes e jovens a lidarem com os próprios sentimentos. “Diante desse cenário, a roda de conversa tem como objetivo promover a autorreflexão acerca dos próprios sentimentos, uma imersão sobre como estamos lidando com as nossas emoções e o que elas dizem a nosso respeito. Em conformidade a estes questionamentos também será trabalhada a criação de estratégias de enfrentamento que possam auxiliar na resolução de problemas, bem como no lidar com as relações interpessoais”, adianta a psicanalista.

Durante o evento, que terá o auxílio de vivências lúdicas exibidas por meio de vídeo, os alunos participarão de um bate-papo sobre as experiências vividas durante a pandemia, com o espaço de fala para que cada um possa expressar a forma como vem lidando com as emoções ao longo desse período. A ideia, de acordo com a psicanalista, é incentivar o grupo a perceber que todos possuem mecanismos e formas que podem auxiliar a si e ao outro.

Leilane lembra que a iniciativa é inédita nesse formato e, dependendo da demanda dos alunos do Projeto Vale Música Serra, poderá ser repetida: “A realização de novas rodas de conversa dependerá dos acordos e desejos do grupo, tendo em vista que é preciso escutá-los de forma a serem participativos e protagonistas nos próprios enfrentamentos”.

  • Fique ligado:

Roda de Conversa “Sentimentos: é preciso aprender a reconhecer e lidar com eles”

Quando: 22/04 (quinta-feira), às 14h;

Duração: 1 hora e 30 minutos

Vagas: 25

Público: adolescentes e jovens beneficiários do Projeto Vale Música Serra

Plataforma: Zoom

Inscrições no link: https://forms.gle/fZ4ZnQCiP7eeQqtd7

Realização: Ministério do Turismo e Vale

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

  • Contatos

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]