Webinário promove roda de conversa sobre educação antirracista

O evento fez parte das atividades que objetivam à revisão do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Serra

Dialogar sobre as questões étnico raciais, seus impactos na educação e na sociedade, por meio dos olhares de educadoras negras e de suas vivências em seu ambiente de trabalho e fora dele: esses foram os temas em pauta no Webinário “A Interdisciplinaridade e Território: a prática a partir da Educação Antirracista”, realizado no último dia 22 de março, dentro de uma série de atividades que compõem a revisão do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Serra.

A roda de conversa online teve como convidadas Gabriela Santos, educadora de Dança Afro-brasileira do Projeto Badu, da Estação Conhecimento de Serra; Joelma Rocha, professora e gestora da pasta Étnicorracial da Secretaria Municipal de Educação de Serra; e Jamile Menezes, professora da EMEF Prof. Darcy Ribeiro, da Prefeitura Municipal de Serra.

Ao longo do evento foram apresentadas estratégias e ferramentas que podem contribuir para o combate ao racismo nas práticas pedagógicas, tendo como objetivos específicos a construção de um vínculo de confiança entre as instituições envolvidas (Estação Conhecimento de Serra e Secretaria Municipal de Educação), o debate da Negritude e da Educação Antirracista como temáticas territoriais, com a escuta sensível dos participantes, e a apresentação de um conceito de aprendizagens significativas atreladas aos territórios educativos.

Os participantes tiveram acesso ao material de apoio sobre o Patrimônio Imaterial de origem afro-brasileira do município de Serra, como livros sobre a Insurreição do Queimado e as Bandas de Congo e a Folia de Reis da região, bem como orientações para uma prática antirracista na educação, incluindo as lições do educador Paulo Freire, para quem “educar é ‘construir gente’, humanizar os humanos na luta em denunciar e superar os elementos desumanizadores”.

Para a educadora Gabriela Santos, os reflexos do longo período de escravidão no Brasil (1530-1888) estão presentes no dia a dia da sociedade e interferem diretamente na formação da identidade de crianças, jovens e adultos. “Vivemos em uma sociedade que não se assume enquanto racista, mas é persistente ao introjetar em seus discursos falas que desvalorizam os corpos, saberes e cultura da população preta africana e afro-brasileira, sempre os vinculando a algo ruim, no sentido de gerar ou representar perigo para a sociedade”, observa.

Através do Projeto Badu, desenvolvido de forma remota pela Estação Conhecimento de Serra, a educadora possibilita às crianças e adolescentes o contato com a cultura africana por meio das Danças Afro-brasileiras Cênicas. “Apresentamos novas formas de referenciação dos corpos negros, através de imagens, cultura, expressões corporais, estilo de vida, valores e referências estéticas e éticas, alargando assim valores e conceitos acerca da cultura africana e afrodescendente, além de dar visibilidade ao protagonismo preto”, destaca Gabriela.

Em sua fala, Jamile Menezes relatou a experiência da negritude na prática pedagógica e fez a leitura de uma carta para Carolina de Jesus (1914-1977), considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do país, autora do livro autobiográfico “Quarto de despejo: diário de uma favelada”.

Por sua vez, Joelma Rocha abordou a importância da valorização de outras narrativas históricas a partir da Insurreição do Queimado, a maior revolta levantada pelos negros escravizados do Espírito Santo, ocorrida no Século XIX, no distrito de São José do Queimado, na Serra. A educadora também falou sobre os potenciais educativos do território da Serra a partir da perspectiva da educação antirracista.

Este foi o oitavo encontro realizado para o processo formativo de reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Estação Conhecimento de Serra, que conta com a organização da empresa Cidade Escola Aprendiz e a participação do corpo gestor da Estação Conhecimento de Serra.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a Estação Conhecimento de Serra atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.
  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]