Estação em Rede promove bate-papo online com Giu Dias, o “artista das paredes”

O artista visual Giu Dias vai falar sobre sua carreira para os adolescentes que participam do projeto, no dia 24 de março

 

Como a arte pode abrir caminhos profissionais e colaborar para a transformação da realidade que nos cerca: esses são alguns dos temas que serão abordados pelo artista visual Giu Dias em um bate-papo online com os alunos do Projeto Estação em Rede, na próxima quarta-feira (24/03), às 19h, por meio da plataforma Google Meet. O evento faz parte do conteúdo pedagógico do Projeto, desenvolvido pela Estação Conhecimento de Serra, com o objetivo de estimular os jovens moradores do município de Serra a criar projetos baseados em suas próprias ideias e contextos de vida, promovendo o reconhecimento de suas potencialidades.

Conhecido como o “artistas da paredes”, Giurley Dias Netto Filho é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ganhou fama a partir de 2017, quando passou a pintar as paredes dos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Vitória e Pró-Matre, também na capital. O trabalho voluntário foi uma forma de trazer leveza para o ambiente hospitalar e de registrar os momentos que ele passou com a esposa Natany, na ocasião do nascimento do filho do casal, Noah, na Pró-Matre

No mesmo ano Giu Dias participou do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, na TV Globo, onde relatou a forma como ele utiliza a arte para proporcionar um olhar diferenciado sobre o dia a dia e levar informação para as pessoas. Ao mesmo tempo em que é requisitado para trabalhos comerciais, o artista desenvolve projetos de cunho social. Nessa linha de trabalho destaca-se a história em quadrinhos que ele criou para prevenir crianças sobre o assédio sexual, publicada pela Prefeitura Municipal de Vitória.

Sobre o evento com alunos do Projeto Estação em Rede, Giu Dias adianta que será um bate-papo descontraído. “Vou falar basicamente sobre como foi meu começo, minha trajetória como artista, os espaços que me fortaleceram nessa caminhada, como a Universidade, o panorama em que me encontro atualmente e as perspectivas para quem deseja trabalhar no campo das artes”, afirma.

Facilitador do Estação em Rede,  Marcelo Monteiro de Oliveira observa que o evento está em consonância com o ciclo pedagógico do projeto. “O Giu é uma referência para os adolescentes no campo das artes e da ilustração, para incentivá-los a correr atrás dos seus sonhos, a buscar o que acreditam e desenvolverem seu potencial, o que é um dos eixos do projeto”.

Em função dos protocolos de prevenção à Covid-19, o Projeto Estação em Rede está sendo desenvolvido de forma remota, de modo a atender 200 adolescentes/jovens de 14 a 17 anos. As atividades são divididas em dois ciclos: cada ciclo tem duração de cinco meses e a participação de 100 alunos. O projeto prevê o financiamento e execução de 10 ideias criadas pelos adolescentes/jovens em seus territórios, com tutoria permanente, formação de redes locais e acompanhamento contínuo dos participantes pela Estação Conhecimento de Serra. “Trabalhamos sob a ótica dos adolescentes como agentes de transformação social nos territórios onde vivem”, destaca Ana Angélica Motta, diretora da Estação Conhecimento de Serra.

  • Estação em Rede em números:

200 adolescentes/jovens na faixa etária entre 14 a 17 anos e 11 meses;

200 adolescentes/jovens cadastrados;

02 ciclos com 5 meses cada, sendo 100 participantes em cada;

08 turmas com 25 adolescentes/jovens em cada;

90 horas de oficinas, sendo duas vezes por semana;

03 horas diárias, com conteúdos online devido à pandemia;

30 encontros à distância com 3 horas cada;

10 ideias financiadas e executadas nos territórios.

 

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a Estação Conhecimento de Serra atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]