Katt Santos está entre os 19 alunos do núcleo do Projeto Vale Música Serra que participam de aulas online com músicos da orquestra mais tradicional do país.
Os primeiros meses do ano têm sido de intenso aprendizado para um grupo de estudantes do Projeto Vale Música Serra. Diante das restrições impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, dezenove alunos que integram o projeto têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos por meio de aulas remotas com professores da Orquestra Sinfônica Brasileira. A ação faz parte do Programa Vale Música, iniciativa do Instituto Cultural Vale, em parceria com o Projeto Conexões Musicais, de responsabilidade social e de democratização cultural da OSB.
As aulas individuais ocorrem por meio da plataforma Zoom e pelo aplicativo WhatsApp, e contemplam instrumentos como violoncelo, violino, clarinete, flauta, percussão, trombone, trompa, trompete e viola. Ao final desse ciclo de estudos, os alunos irão gravar dois concertos virtuais com clássicos da música brasileira: o choro “Odeon”, de Ernesto Nazareth, e o samba-exaltação “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Este último será gravado em conjunto por alunos dos três polos de ensino do Programa Vale Música: Belém (PA), Corumbá (MS) e Serra (ES).
Para Flávio Hens, aluno de Violino da Faculdade de Música do Espírito Santo e violinista do Projeto Vale Música, a experiência de estudar o instrumento de forma remota com os professores da OSB tem sido bastante proveitosa. “As aulas de violino com o Michel Bessler têm sido incríveis. Nelas, imergimos profundamente no universo musical, onde ele me apresenta seus valiosos conhecimentos e me faz questionar e refletir sobre as minhas práticas”, revela Flávio. O jovem violinista destaca que a tecnologia tornou-se uma grande aliada para a aprendizagem diante da impossibilidade de aulas presenciais. “Temos aproveitado bastante os recursos tecnológicos disponíveis. A evolução que tive desde a primeira aula que fiz até o presente momento é clara.”
Esse sentimento de superação é compartilhado pelo professor Michel Bessler. Violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, o músico revela sua satisfação em orientar os alunos. “Foi com prazer que pude verificar a seriedade e efetividade do trabalho que vem sendo realizado no Projeto Vale Música de Serra. Tal constatação se dá através do contato com alunos engajados e focados na absorção de conhecimentos. Apesar das carências eventuais, sinto por parte de todos os alunos, professores e coordenadores uma atitude que revela vontade e entusiasmo”, observa o professor, que aponta o papel humanista do Programa Vale Música na formação profissional de jovens talentos: “Esse tipo de ação educacional, cultural e social deve servir de inspiração para outros projetos similares, uma vez que seus resultados vão muito além das questões técnicas e artísticas”.
- Sobre o Programa Vale Música
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.
- Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão, mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos.
- Contatos
Assessoria de Imprensa Vale
Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028