Desde o último mês de abril, a Estação Conhecimento de Serra colocou em prática o Eixo de Educação Científica e Tecnológica, que vem a somar-se aos eixos de Cultura, Esporte Educacional e Empreendedorismo na oferta de formação integral para a autonomia e exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Nesse período, os usuários da instituição vêm desenvolvendo uma série de projetos na área de ciência e tecnologia.
A culminância dessas ações vai acontecer nesta quinta-feira (21), a partir das 17h30, com a “Festa do Céu”, evento no qual as crianças e adolescentes vão exibir o conteúdo assimilado no Ciclo de Astronomia e Astronáutica.
A programação terá apresentação de dança e teatro pelas crianças e adolescentes, com inspiração no sistema solar, juntamente com o lançamento de foguetes. A previsão é de que 600 pessoas participem da atividade, incluindo usuários e seus familiares.
Para a pedagoga da Estação Conhecimento de Serra, Olga Karina, a Festa do Céu representa a culminância de um projeto que envolveu educadores e usuários em torno do fazer, da reflexão e da criatividade coletiva. “Despertar essa criatividade nas crianças e adolescentes fez aguçar pensamentos e ideias a que muitos não estavam mais acostumados. Foi algo novo, desafiador e ao mesmo tempo instigante para todos. Aprendemos fazendo juntos, criando e inovando”, comenta.
Feira Científica e Tecnológica
Antes da Festa do Céu, a Estação Conhecimento de Serra promoveu a 1ª Feira Científica e Tecnológica, realizada no último dia 19 de julho, voltada para crianças e adolescentes (6 a 17 anos e 11 meses) do serviço e para a comunidade. O evento contou com a participação de 200 pessoas, que tiveram a oportunidade de visitar os espaços e acompanhar estandes com atividades de experimentos para os usuários e salas temáticas para interação com o público. Entre os projetos apresentados destacaram-se a corrida do teleférico de Newton, foguete de papel, motores energizados, exposição de trabalhos, etapas de foguete, salas interativas – desafio galáctico e sala sensorial -, curtas sobre a temática de astronomia e lançamento de foguetes de garrafa pet.
Os Educadores do Programa de Múltiplas Linguagens trabalharam durante o primeiro semestre com os usuários de todas as idades, por meio de histórias com a temática de astronomia astronáutica, trabalhos artísticos, cinema, jogos, teatro, dança, robótica e momentos maker, com produção de foguetes de diversos tipos. Dentro dessas ações surgiram as monitorias com as participações dos usuários.
Para a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, a criação do Eixo de Educação Científica e Tecnológica integra uma mudança profunda na linguagem educacional da instituição, com base na utilização da tecnologia para ampliação das práticas pedagógicas junto aos seus beneficiários. “Antes da pandemia da Covid-19, a Estação Conhecimento de Serra já desenvolvia atividades de informática, inclusão digital e robótica junto às crianças e adolescentes. Agora, ampliamos esse conceito com a inauguração do Laboratório Maker, onde os beneficiários terão acesso a uma visão integrada das atividades, conectando ciência e tecnologia à vida cotidiana do centro pedagógico”, destaca.
- SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:
Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]