Projeto Vale Música participa do Festival de Inverno de Domingos Martins

Banda Sinfônica Vale Música, Vale Música Jazz Band e Orquestra Jovem Vale Música estão entre as atrações do festival, que também terá a estreia do Vale Música Trio

O Projeto Vale Música Espírito Santo vai marcar presença na 27ª edição do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, que vai acontecer entre os dias 15 e 24 de julho, na cidade da região serrana do Estado, distante 43 quilômetros de Vitória. A Banda Sinfônica Vale Música, a Vale Música Jazz Band e a Orquestra Jovem Vale Música, considerados como Grupos de Referência do Projeto, estão entre as atrações do festival, que também terá a estreia do Vale Música Trio. 

Confira os roteiros dos espetáculos:
 


VALE MÚSICA JAZZ BAND
 

Formada em 2015, a Vale Música Jazz Band possui 19 integrantes. O grupo coleciona no currículo concertos marcantes, ao lado do pianista Gilson Peranzzetta e da cantora Indiana Nomma – hondurenha radicada no Brasil -, assim como a participação no Festival I Love Jazz (MG), com a cantora Alma Thomas, no concerto “Divas do Jazz”. Em dezembro de 2021, a Vale Música Jazz Band dividiu o palco com João Bosco, em Vitória, no concerto comemorativo aos 20 anos do Vale Música no Espírito Santo. 

Para o Festival de Inverno, a Vale Música Jazz Band preparou o concerto “Homenagem a Duke Ellington”, reunindo composições do pianista e líder de orquestra norte-americano Duke Ellington (1899-1974). De acordo com o maestro Eduardo Lucas, a Jazz Band fará uma abordagem histórica do repertório do compositor, destacando a sua importância para a genealogia do jazz. “Temos desde obras da década de 1930, que fazem referência à Era do Swing, até composições da década de 1970, como ‘Chinoiserie’, inserida no jazz fusion, que consiste na mistura do jazz com o rock, a música oriental, e a descoberta das escalas modais”, comenta o maestro, lembrando que o repertório incluirá números consagrados de Duke Ellington, como “Caravan”, “I Don’t  Mean a Thing” e “Satin Doll”, entre outros.

A Vale Música Jazz Band vai se apresentar no dia 17 de julho, às 17h30, no Palco Principal do festival, na Praça Dr. Arthur Gerhardt. No mesmo dia, às 20h, será realizado o concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Amaro Lima”. No dia 23 de julho, apresentam-se o Vale Música Trio, às 13h45, no Palco Coreto; e a Banda Sinfônica Vale Música, às 16h30, no Palco Principal. 

Esta é a primeira edição do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins após dois anos de interrupção, em função da pandemia da Covid-19.  Uma realização da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, a programação vai incluir oficinas pedagógicas, concertos de orquestras e conjuntos, apresentações de alunos e professores, e a presença de instrumentistas renomados.  

Neste ano o Festival retoma a tradição de valorização da música instrumental, conforme destaca Rejane Entringer, secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins: “Estamos muito felizes em poder voltar com as apresentações do Festival de Inverno, que já faz parte da cultura do município. Neste ano, o foco será nas apresentações instrumentais, com músicos nacionais e internacionais, e também nos concertos e oficinas”, adianta. A coordenação pedagógica do festival é assinada pelo maestro e professor Eduardo Lucas, regente da Banda Sinfônica Vale Música e da Vale Música Jazz Band.

Vale Música Jazz Band

CONCERTO “HOMENAGEM A DUKE ELLINGTON” 

Vale Música Jazz Band 

Regência: Eduardo Lucas 

Data: 17 de julho (domingo) 

Horário: 17h30 

Local: Palco Principal – Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro, Domingos Martins. 

Repertório: 

  1. 1. Take the “A” train (1941) – Duke Ellington e Billy Strayhorn
  2. 2. Happy-Go-Lucky-Local (1946) – Duke Ellington e Billy Strayhorn
  3. 3. Satin Doll (1953) – Duke Ellington e Billy Strayhorn
  4. 4. In A sentimental mood (1935) – Duke Ellington
  5. 5. It Don’t Mean a Thing (If It Ain’t Got That Swing) (1932) – Duke Ellington/ Irving Mills – Arr. Rafael Rocha
  6. 6. Bonga (Empty Town Blues) (1963) – Duke Ellington – Transcrição David Berger
  7. 7. Chinoiserie (1971) – Duke Ellington – Transcrição David Berger
  8. 8. Echoes of harlem (1936) – Duke Ellington – Transcrição David Berger
  9. 9. Caravan (1946) – Duke Ellington, Irving Mills e Juan Tizol
  10. 10. Flirtbird (1959) – Duke Ellington – Transcrição David Berger
  11. 11. Half the fun (1957) Billy Strayhorn e Duke Ellington – Transcrição: David Berger e Mark Lopeman

ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA  

Um dos grupos mais antigos do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016). 

O “Concerto Orquestra Jovem Vale Música Convida Amaro Lima”, sob a regência de Lucas Anizio, vai contar com obras de compositores eruditos e estrangeiros e temas de música popular, tendo como convidado o cantor e compositor Amaro Lima.  

Um dos músicos mais talentosos do pop produzido no Espírito Santo, Amaro Lima iniciou sua carreira em 1995 e fez parte da banda Manimal, antes de se lançar em uma bem-sucedida carreira-solo. Durante a apresentação com a Orquestra Jovem Vale Música, o cantor vai interpretar sucessos de seu repertório como “Puxada de rede”, “Encontrei” e “Água de Benzer”, que marcou época com o Manimal. 

Segundo o regente Lucas Anizio, a ideia deste concerto partiu da coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, com o objetivo de valorizar a produção musical local, da qual Amaro Lima é um dos expoentes. “Destaco a sua musicalidade, autenticidade, carisma e, principalmente, suas raízes. Amaro é capixaba e um dos responsáveis pela história da música no Espírito Santo”, afirma o regente. 

 

Concerto “Orquestra Jovem Vale Música Convida Amaro Lima” 

Regência: Lucas Anizio 

Data: 17 de julho (domingo) 

Horário: 20h 

Local: Palco Principal – Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro, Domingos Martins. 

Repertório: 

Obras estrangeiras: 

1 – Concerto in G – Vivaldi (Ala Rustica)

2 – Meditation From “Thais” – Jules Massenet  

3 – Concerto para Cordas em Ré Maior RV 121- Vivaldi  

Obras brasileiras:  

  1. Suíte centenária – Medley
  2. Paisagens capixabas – Medley
  3. Puxada de rede – Amaro Lima/Anderson Ventura
  4. Encontrei – Amaro Lima 
  5. Água de Benzer – Amaro Lima
Orquestra Jovem Vale Música

VALE MÚSICA TRIO 

Em atividade desde abril de 2022, o Vale Música Trio vai realizar a sua estreia nos palcos no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. Formado por Fernando Martins (guitarra), Tiago Augusto (baixo elétrico) e Henrique Ferreira (bateria), o grupo tem a coordenação de Leonardo Cavalcante, professor de contrabaixo do Projeto Vale Música Espírito Santo. De acordo com Leonardo, a proposta musical do trio consiste em uma prática musical coletiva, tendo como objetivos a construção, transformação e adaptação de arranjos moldados coletivamente. “Podemos definir o Vale Música Trio como um laboratório de criação musical, onde são realizadas atividades que envolvem experimentação, observação e produção de arranjos”, detalha o coordenador. 

Dentro dessa linha experimental, o repertório da apresentação vai contar com composições de Djavan, Hermeto Pascoal, Cariguá Trio, Pat Metheny e Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 

Concerto Vale Música Trio 

Coordenação: Leonardo Cavalcante 

Data: 23 de julho (sábado) 

Horário: 13h45  

Local: Palco Coreto – Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro, Domingos Martins 

Formação: 

Fernando Martins – guitarra 

Tiago Augusto – Baixo  

Henrique Ferreira – bateria 

Repertório: 

  1. Asa – Djavan 
  1. Bebê – Hermeto Pascoal 
  1. Cariguá – Cariguá Trio 
  1. James – Pat Metheny Trio 
  1. Eu sei que vou te amar – Vinicius de Moraes e Tom Jobim

BANDA SINFÔNICA VALE MÚSICA 

Formada em 2014, a Banda Sinfônica Vale Música é composta atualmente por 43 alunos, sob a regência do maestro Eduardo Lucas. O grupo conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina e Tim Maia. Também realizou apresentações temáticas dedicadas a Trilhas Sonoras de Filmes, ao centenário do samba, aos Concertos da Copa, ao samba-rock e a homenagem aos 70 anos de Djavan. 

No Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, a Banda Sinfônica Vale Música vai apresentar o concerto “A Luz Imortal”. O tema faz alusão à peça homônima do compositor paulista Alexandre Travassos. “É uma peça que ele fez em homenagem ao pai, um epidemiologista respeitado nacionalmente, e que faleceu durante a pandemia. Foi uma obra que encomendamos para o Vale Música”, observa o maestro Eduardo Lucas. 

 Tanto “A Luz Imortal” quanto “Meteorito de Bendegó”, de Leonardo Gorosito, serão apresentadas ao público pela primeira vez. Essas composições formam a vertente sinfônica do repertório, juntamente com “Segunda suíte”, do compositor inglês Gustav Holst. A segunda parte do concerto será dedicada à música brasileira, com obras do maestro Duda, Guinga e Aldir Blanc, Edu Lobo e Anacleto de Medeiros. 

Para o maestro Eduardo Lucas, o tema do concerto foi pensado de forma a traduzir o momento vivido pela sociedade. “A Luz Imortal fala sobre o fim e também sobre o começo. É pensarmos sobre a importância da vida, sobre a fraternidade, o amor e a empatia. São questões tão necessárias na atual conjuntura, pensar no amor ao próximo, pensar no respeito, refletir sobre esse recomeço pós-pandemia. O concerto tem essa perspectiva”, conceitua. 

 

Concerto “A Luz Imortal” 

Banda Sinfônica Vale Música 

Regência: Eduardo Lucas 

Data: 23 de julho (sábado) 

Horário: 16h30 

Local: Palco Principal – Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro, Domingos Martins 

Repertório: 

Primeira Parte: 

  1. Luz Imortal – Alexandre Travassos  
  1. Meteorito de Bendegó – Leonardo Gorosito 
  1. Segunda suíte – Gustav Holst  

Segunda parte: 

  1. Suíte Pernambucana de Bolso – Maestro Duda 
  1. Baião de Lacan – Carlos Althier Escobar “Guinga” e Aldir Blanc; Arranjo: Hudson Nogueira  
  1. Ponteio – Edu Lobo; Arranjo: Hudson Nogueira  
  1. Os Boêmios – Anacleto de Medeiros  
Banda Sinfônica Vale Música

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES: 
 

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 

(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]