Orquestra Ouro Preto e Vale Música estreiam nos palcos “Fernão Capelo Gaivota”

Alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo participam de adaptação de clássico da literatura mundial, que tem sua estreia presencial no dia 14 de julho, em Belo Horizonte, em cantata cênica para coro infantil, balé e orquestra

Literatura, música e dança reunidas para celebrar a riqueza do Brasil e enaltecer a força de uma obra-prima. “Fernão Capelo Gaivota”, clássico da literatura mundial, é uma ode à liberdade de alçar voos cada vez mais distantes. Este é o sentimento que inspira o espetáculo homônimo que a Orquestra Ouro Preto e participantes do Programa Vale Música estreiam no dia 14 de julho, às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium.  

A mistura potente da arte de diferentes cantos do país se tornou realidade em uma elogiada produção audiovisual, que agora ganha os palcos com a primeira parada em Belo Horizonte. Cantata cênica para coro infantil, balé e orquestra, a montagem rompe as fronteiras geográficas conectando a formação mineira a jovens artistas do Programa Vale Música, projeto autoral do Instituto Cultural Vale. 

Entre os integrantes do Projeto Vale Música Espírito Santo que vão participar do espetáculo estão o aluno de trompete Ailton Jr. e o aluno de trombone Ricley Ribeiro.  

“Fernão Capelo Gaivota”, best-seller escrito por Richard Bach, narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato para se locomover. Voar é uma arte e, como tal, deve ser treinada, praticada e compartilhada com os demais, gerando grandes transformações. Uma história sobre a liberdade, a aprendizagem e o amor, que recebe as notas orquestradas nessa adaptação assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e que conta ainda com nomes de peso como Tim Rescala, autor da música original, e a narração conduzida pela doce voz da atriz Nina Vogel. 

  • CONFIRA: 


Orquestra Ouro Preto e Vale Música apresentam: “Fernão Capelo Gaivota”
 
Dia: 14 de julho de 2022, quinta-feira, às 20h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, Belo Horizonte – MG)

Classificação: Livre para todas as idades 

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/74751/d/147235 

Informações: https://www.orquestraouropreto.com.br 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA 

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 


SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO
 

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 22 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto no Brasil e no mundo, além de se destacar no número de visualizações e ouvintes das plataformas de streaming e redes sociais. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 15 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas”, “The Little Prince” e “Orquestra Ouro Preto e Desvio – Ritmos Brasileiros” têm distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:  

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Espírito Santo  

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028  
[email protected] 
[email protected]