Equipe da Estação Conhecimento se destaca em competição de Cross Country

 

Usuários da Estação Conhecimento de Serra conquistaram seis medalhas no Campeonato Estadual de Cross Country, realizado neste final de semana, na Universidade Federal do Espírito Santo; à esquerda, a estagiária Beatriz Nunes Miguel; à direita, o educador Diogo Mello

 

Um grupo de 30 usuários da Estação Conhecimento de Serra fez bonito no Campeonato Estadual de Cross Country, realizado no último dia 09 de julho, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A equipe conquistou seis medalhas (duas de ouro, três de pratas e uma de bronze) na competição, que contou com a participação de cerca de 150 alunos de todas as regiões do Espírito Santo. O evento foi realizado pela Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).

Na soma geral de pontos, a Estação Conhecimento de Serra conquistou o terceiro lugar geral no campeonato. Entre os destaques estão os irmãos Davi Gabriel Bastos da Silva e Laisa Bastos Silva, e Brayan Silva Litg. Laisa e Brayan ganharam a prova de 500m e Davi conquistou a medalha de prata na prova de mil metros.

Para Davi, a experiência foi positiva em diversos sentidos: “Gostei muito, pois melhorei minha marca, e correr nessa modalidade é bem diferente de correr na pista, por ser na grama. Achei muito bom”, comenta.

O educador de Atletismo da Estação Conhecimento de Serra, Diogo Mello, observa que a participação na competição representou um aprendizado e também um momento de descontração para a equipe. “Esta é a primeira vez que a Estação Conhecimento participa desse evento, e foi uma ótima experiência para nossos usuários, que se divertiram, obtiveram ótimos resultados e conheceram pessoas novas”, avalia.

Por dentro do Cross Country

O Cross Country é um esporte de equipe em que os atletas competem numa corrida ao ar livre em terreno aberto ou acidentado, com vários obstáculos naturais, como subidas com diferentes inclinações, descidas, troncos de árvores, pequenos riachos, grama e terra batida.

Criado no início do século XIX, na Inglaterra, o Cross Country era conhecido originalmente por “caça ao papel”, quando um grupo de corredores seguia um percurso escolhido aleatoriamente e deixava cair marcas de papel no chão enquanto corria. O grupo rival deveria ir em encalço do primeiro, seguindo os rastos marcados pelos papéis. Era praticado principalmente em universidades. Atualmente a modalidade vem alcançando grande espaço no circuito das corridas, com a realização de diversas etapas em todo o Brasil.

Crianças e adolescentes da Estação Conhecimento de Serra recebendo as medalhas pela participação na competição

Arthur Nascimento da Cruz e Davi Gabriel Bastos da Silva na disputa dos mil metros

 

Largada da corrida de mil metros no Campeonato Estadual de Cross Country

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

 

  • Mais informações para a imprensa

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]