Orquestra Jovem Vale Música recebe acordeonista renomado para homenagem a Dominguinhos

Um dos músicos mais talentosos de sua geração, Marcelo Caldi é o convidado do próximo concerto da Orquestra Jovem Vale Música, na quinta-feira (22), no Teatro Universitário, com entrada franca

Um dos acordeonistas mais importantes de sua geração, Marcelo Caldi é o convidado do próximo concerto da Orquestra Jovem Vale Música, dia 22 de junho, às 20h, no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Com regência do maestro Lucas Anizio, o programa vai revisitar a obra do inesquecível sanfoneiro e compositor Dominguinhos (1941-2013), em arranjos sinfônicos preparados especialmente para o espetáculo. 

O concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos” tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é franca, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.
Segundo o maestro Lucas Anizio, a homenagem a Dominguinhos nasceu da ideia de valorizar a cultura brasileira e expandir o conhecimento dos alunos e do público que acompanha o Projeto Vale Música Espírito Santo. “Este ano se completa 10 anos da morte de Dominguinhos e essa foi a forma que encontramos de homenagear este grande artista e trabalhar os ritmos brasileiros presentes em sua obra”, explica o maestro.

Com arranjos e interpretações de Marcelo Caldi, o repertório reunirá sucessos de Dominguinhos, como “Eu só quero um xodó”, “Lamento sertanejo” e “De volta pro meu aconchego”, entre outras preciosidades da obra do compositor, que se notabilizou como herdeiro de Luiz Gonzaga e modernizador da sanfona dentro da linha evolutiva da MPB.  “Foi bem difícil escolher entre tantas obras incríveis desse compositor. Sua musicalidade se destaca através de suas lindas melodias e letras inesquecíveis, acompanhadas do seu acordeon. Tudo foi pensado com muito carinho e esperamos que o púb lico aprecie este momento”, afirma o maestro.

Orquestra Sanfônica
Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, Marcelo Caldi apresentou-se como solista de acordeon em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, e já levou seu trabalho para Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão. Entre outras atividades, é fundador e maestro da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro.

Para o músico, a expectativa do concerto com a Orquestra Jovem Vale Música é a melhor possível. “Tenho muito carinho pelas orquestras jovens, pelas orquestras de projetos sociais e profissionais. Eu me dedico porque sei que esses projetos têm um valor incrível, uma importância grande tanto como edição musical quanto como inclusão social. Tenho a alegria de poder fornecer meus arranjos, minhas contribuições musicais, a minha visão da música. Há mais de 10 anos atuo em orquestras pelo Brasil afora e será a minha primeira vez em Vitória”, revela Marcelo Caldi. 

Em 2021, o acordeonista homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, em uma celebração que teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Na visão dele, Dominguinhos é um norte para todos os sanfoneiros nos dias de hoje. “Ele é um sanfoneiro de reconhecimento internacional e que tem as características completas de um músico: sensibilidade para tocar músicas das mais simples às mais complexas e virtuosas, incluindo as tristes e românticas. Inseriu a sanfona no ambiente da MPB, com canções que são reconhecidas em parcerias com Gilberto Gil, Anastácia, Chico Buarque. Dominguinhos também concebeu música instrumental de altíssima qualidade e de virtuosismo solando na sanfona”, exemplifica.

Possibilidades ilimitadas

Assim como Dominguinhos, Sivuca e outros sanfoneiros consagrados, Marcelo Caldi corrobora com a ideia de que a sanfona é um instrumento de possibilidades ilimitadas. “A sanfona tem possibilidades harmônicas imensas. Ela faz melodias, acompanhamentos, e faz um ritmo harmônico muito específico. É muito interessante essa conjugação entre a mão esquerda e a direita e o fole auxiliando a expressividade do instrumento”, ensina o músico, comparando a sanfona com o piano. “Diferentemente do piano, ela tem o fole que dá expressividade a cada nota. Você tem a possibilidade de fazer uma vibratória, de fazer uma nota que cresce e decresce. A sanfona nasceu para substitu ir os órgãos de igreja, é um órgão portátil e que pode fazer contrapontos. Tem todas as possibilidades para representar uma orquestra, por isso nada melhor do que uma sanfona sinfônica”, completa.
 

  • PROGRAME-SE:


Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos
Regência: Lucas Anizio
Data: 22 de junho (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória (ES), CEP 29.075-910
Entrada franca
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo
 

  • SAIBA MAIS SOBRE MARCELO CALDI:

Marcelo Caldi é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, ele tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho, entre outros.
Como cantor, atuou em alguns dos mais importantes grupos vocais da história recente da MPB, o Garganta Profunda e o BR-6, com o qual excursionou diversas vezes para vários países da Europa e o Japão. Foi arranjador vocal desses grupos também. E lançou em 2009 o álbum “Cantado”, somente com canções de sua autoria, em parceria com nomes importantes da cena musical, como João Cavalcanti e Sérgio Ricardo. Atualmente, é também cantor da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro.
Compôs “Alma carioca”, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e “Homenagem a Sivuca”, para a Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).
Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para o lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de sua autoria de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeon.
Entre os seus álbuns autorais, destaca-se “A sanfona é meu dom” (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer e Kiko Horta.
Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro” (2012), editado pelo Instituto Moreira Salles, com a publicação inédita das peças instrumentais do Rei do Baião.

 

  • SOBRE A ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA:

Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música conta com 26 integrantes de 14 a 26 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).
Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.
Em dezembro de 2020, com a pandemia da Covid-19, a Orquestra Jovem Vale Música apresentou o concerto virtual “Brasileiríssimo”, idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza e à diversidade da MPB. Na gravação, a Orquestra Jovem Vale Música executa uma adaptação para orquestra do baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), gentilmente cedida pelo maestro Modesto Flávio.
Em setembro de 2022, a Orquestra Jovem Vale Música adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, realizado no Teatro Glória, em Vitória. A apresentação contou com a regência do maestro Lucas Anizio e com a participação de integrantes de seis bandas capixabas que marcaram época: Amaro Lima (Manimal), Anderson Ventura (Java Roots), Bob Reggae (Rastaclone), Jon Santos (Herança Negra), Renato Casanova (Casaca) e Rodrigo CX (Salvação).
Outro concerto de destaque foi a apresentação dedicada à música contemporânea latino-americana, no 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, em novembro do ano passado. Em abril de 2023, a Orquestra Jovem Vale Música abriu a sua temporada com os Concertos Didáticos realizados no Teatro Sônia Cabral, sob a supervisão da renomada professora e violinista Carla Rincón, que desde o ano passado faz a supervisão pedagógica do núcleo d e cordas do Projeto Vale Música Espírito Santo, por meio de uma parceria com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS).

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocin adas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]