Banda Sinfônica Vale Música apresenta concerto inspirado no amor e na esperança

Espetáculo "Luz Imortal", que será realizado no dia 15 de outubro, contará com estreia mundial de peças de compositores brasileiros e participação do maestro convidado Eduardo Pereira (SP). Foto: Fábio Prieto

O amor pela vida, a esperança e a fraternidade são temas presentes no novo concerto da Banda Sinfônica Vale Música, intitulado “Luz Imortal”. O espetáculo será realizado no dia 15 de outubro (sábado), às 19h, no Teatro Glória, em Vitória, com regência do maestro titular Eduardo Lucas e participação especial do maestro Eduardo Pereira, expoente da nova geração de regentes brasileiros.
A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h. O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A ideia do espetáculo “Luz Imortal”, segundo o maestro Eduardo Lucas, foi extraída da peça homônima do compositor Alexandre Travassos (SP), uma das obras selecionadas para o concerto. “Esse título está vinculado ao poema ‘Imortal Atitude’, de Cruz e Sousa, que é lindíssimo e se relaciona com a possibilidade dessa chama que não se apaga, do amor pela vida, da transformação, do momento sombrio que atravessamos durante a pandemia, das perdas que tivemos. Mas o amor, a paixão, a fraternidade, o altruísmo são chamas que estão em nós e são luzes que nunca se apagam”, aponta.

Etapas
O concerto será dividido em três etapas. Na primeira, o maestro assistente Harilson Rodrigues vai conduzir a Banda Intermediária, formada por alunos em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica. Na segunda parte, o maestro Eduardo Lucas vai reger a Banda Sinfônica Vale Música nas obras “And grant me, Lord, to do”, de Johann Sebastian Bach; “Luz imortal”, de Alexandre Travassos; e “O meteorito de Bendegó”, de Leonardo Gorosito.
Tanto “Luz Imortal” quanto “O meteorito de Bendegó” serão apresentadas ao público pela primeira vez, com a Banda Sinfônica Vale Música tendo a primazia de executar a estreia mundial dessas composições.
 Inspirada no fragmento de corpo celeste encontrado em 1784, na região de Monte Santo, no sertão da Bahia,“O meteorito de Bendegó” é um dos desafios impostos pelo repertório aos alunos da Banda Sinfônica Vale Música, de acordo com o maestro Eduardo Lucas. “A música nos leva a sentir a descida desse meteoro na Terra e a influência da música baiana na obra. A última parte tem os ritmos tipicamente baianos e a percussão faz esse trabalho muito bem feito. É um repertório sinfônico, extremamente difícil, e apresenta muitos desafios técnicos para todos os naipes que atuam na Banda Sinfônica”, comenta.

Maestro Eduardo Pereira. Crédito: Helena Mello

Maestro convidado
A terceira e última etapa do concerto contará com a participação especial do maestro Eduardo Pereira, que vai reger a Banda Sinfônica Vale Música em seis peças de diferentes compositores. Considerado um dos regentes mais versáteis de sua geração, Eduardo Pereira é doutorando e mestre em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação do maestro Eduardo Ostergren, e transita entre o repertório sinfônico, o teatro musical e os grandes espetáculos. Apresentou-se com as mais importantes orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfôni ca de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Sopros Brasileira e a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Entre seus principais trabalhos, destaca-se a direção musical do maior Cine Concerto do mundo, a trilogia “O Senhor dos Anéis”, além da turnê “In concert”, de Guilherme Arantes, o tributo Queen Experience in Concert e o show de abertura do Rock in Rio 2022, no “Palco Mundo”, com a banda Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente é diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.
Para o maestro Eduardo Lucas, a participação de Eduardo Pereira representará uma experiência enriquecedora para os alunos da Banda Sinfônica Vale Música: “O Eduardo Pereira é uma das promessas da nova geração de maestros brasileiros. Tem ampla atuação tanto na música de concerto de orquestra, e de concerto de banda, quanto nos musicais da Broadway que acontecem no Brasil”, descreve..

Maestro Eduardo Lucas. Crédito: Fábio Prieto
  • CONCERTO “LUZ IMORTAL” 

Com a Banda Sinfônica Vale Música
Data: 15 de outubro (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Glória/ Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória – CEP. 29.010-002
Ingressos: gratuitos (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h)
Maestro convidado: Eduardo Pereira
Maestro titular: Eduardo Lucas
Realização: Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o espetáculo irá disponibilizar tradução intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

  • PROGRAMA:


Banda Intermediária
Maestro assistente – Harilson Rodrigues
1 – O morning star! How fair and bright – Johann Sebastian Bach
2 – Aztec Sunrise – John Edmondson
3 – Cambridge Overture – Anne McGinty

Banda Sinfônica Vale Música
Maestro titular – Eduardo Lucas
1 – And grant me, Lord, to do – Johann Sebastian Bach
2 – Luz imortal – Alexandre Travassos
3 – O meteorito de Bendegó – Leonardo Gorosito

Maestro convidado – Eduardo Pereira
4 – Sparks – Brian Balmages
5 – Second suite in F for military band – Gustav Holst
6 – A Highland Rhapsody – Jan Van der Roost
7 – Variações sobre o “Sapo Cururu” – Renato Goulart
8 – Shain Park Celebration – Anne McGinty
9 – Of Castles and Legends – Thomas Doss

 

  • SOBRE A BANDA SINFÔNICA VALE MÚSICA:


Formada em 2014, a Banda Sinfônica Vale Música é composta por 50 alunos, sob a regência do maestro Eduardo Lucas. O grupo conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina e Tim Maia. Também realizou apresentações temáticas dedicadas a Trilhas Sonoras de Filmes, ao centenário do samba, aos Concertos da Copa, ao samba-rock e a homenagem aos 70 anos de Djavan. Em 2022, o grupo realizou o concerto “Pedro e um Sonho”, uma adaptação da história infantil “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, para o contexto da periferia de Vitória.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de Sã ;o Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. En tre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]