Corais do Vale Música apresentam concerto com o tema “Estórias de Bichos”

Apresentação do Coral Infantil e do Coral Infantojuvenil em homenagem ao mês das crianças será na próxima sexta (14), às 20h, no Teatro Glória, com canções de “A Arca de Noé” e “Os Saltimbancos”. Foto: Fábio Prieto

Quem não se lembra da música de Vinicius de Moraes que diz “Lá vem o pato/Pata aqui, pata acolá /Lá vem o pato/Para ver o que é que há”? Esta e outras canções inspiradas no universo dos animais fazem parte do repertório do concerto “Estórias de Bichos”, que será apresentado pelo Coral Infantil Vale Música e o Coral Infantojuvenil Vale Música nesta sexta (14), às 20h, no Teatro Glória, em Vitória.

O evento integra a programação do Projeto Vale Música Espírito Santo em homenagem ao mês das crianças.

A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19h.

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ao todo, vão se apresentar 13 alunos do Coro Infantil e 64 alunos do Coro Infantojuvenil, sob a regência do maestro Max Michel Alves. De acordo com o regente, o repertório foi selecionado a partir da temática dos animais. “O objetivo é mostrar de que forma a ficção pode criar uma relação mais consciente entre o ser humano e a fauna”, comenta o maestro.
Entre os números selecionados estão músicas do poeta Vinicius de Moraes, gravadas na coletânea “A Arca de Noé”, de 1980, reunindo poemas musicados do autor que se tornaram clássicos do cancioneiro popular infantil. Além de “O Pato”, outros destaques desse álbum presentes no repertório são “A pulga” e “As abelhas”.

Do álbum “Os saltimbancos” (1977), de Chico Buarque, destacam-se “O jumento”, “Um dia de cão”, “A Galinha” e “História de uma gata”. Considerado uma preciosidade da música popular brasileira, este disco é inspirado na fábula musical homônima que narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. As composições do escritor e psicanalista mineiro Cleber Lizardo de Assis completam a seleção musical do concerto.

Coral Infantojuvenil Vale Música
Em atividade desde 2013, o Coral Infantojuvenil Vale Música conta com 64 coralistas mirins de nove a 12 anos, possibilitando a participação de todos os alunos que ingressam no Vale Música Espírito Santo. O Coral Infantojuvenil integra o Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória, e na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental.
O grupo apresenta-se com repertório diversificado, baseado na música popular brasileira, e teve a oportunidade de dividir o palco com Milton Nascimento e Ivan Lins. Outras apresentações de destaque foram o Concerto “O Mundo Encantado da Disney”, em 2018, e o Concerto “O Sítio do Picapau Amarelo”, em 2019.
Desde 2022 o Coral Infantojuvenil Vale Música é regido por Max Michel Alves.

Coral Infantil Vale Música
Formado em 2022, a partir de um desdobramento do Coral Infantojuvenil, o Coral Infantil Vale Música conta com a participação de 13 coralistas mirins de sete e oito anos. O repertório do grupo inclui brincadeiras e jogos musicais que contemplam a diversidade da música brasileira e estrangeira a uma voz ou duas vozes em cânones. É o segmento dos Coros de Iniciação Musical e Vocal do Projeto Vale Música.
 No último dia 29 de julho, o grupo participou do Concerto de Coros do Vale Música, realizado no Teatro Glória. 

  • PROGRAME-SE:

Concerto “Estórias de Bichos”
Coral Infantil Vale Música e Coral Infantojuvenil Vale Música
Data: 14 de outubro (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Glória/Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória – CEP. 29.010-002.
Entrada franca
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19h
Realização: Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura 

  • Repertório:

1) Alecrim dourado (domínio público)
(Arranjo: Quarteto Pantalla, adaptação Gabriel Oliveira)
2) O pato (Vinicius de Moraes)
3) A pulga (Vinicius de Moraes)
4) As abelhas (Vinicius de Moraes)
5) O jumento (Chico Buarque)
6) Um dia de cão (Chico Buarque)
7) A Galinha (Chico Buarque)
8) História de uma gata (Chico Buarque)
9) Twist do Burro Inteligente (Cleber Lizardo de Assis)
10) Arca de Noé (Cleber Lizardo de Assis)
11) Canto de encanto (Cleber Lizardo de Assis)
12) Lá vem o sol (Cleber Lizardo de Assis)

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de Sã ;o Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. En tre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]