Aluna do Vale Música é aprovada para o Conservatório de Tatuí

Integrante da Vale Música Jazz Band e da Banda Sinfônica Vale Música, a aluna de trombone Vitória Keulere, de 21 anos, vai estudar música erudita na conceituada instituição de ensino de São Paulo

Após quatro anos de dedicação e estudos no Projeto Vale Música Espírito Santo, a aluna de trombone Vitória Keulere está realizando um sonho profissional: a jovem de 21 anos foi aprovada no vestibular do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o Conservatório de Tatuí (SP), uma das mais conceituadas instituições de ensino musical do país. 

Vitória passou em segundo lugar no exame para o curso profissionalizante em Música Erudita. O resultado foi divulgado nesta semana e, desde então, a estudante vive dias de alegria e ansiedade para o início das aulas, previsto para 15 de agosto. “A aprovação em Tatuí é um grande passo para a minha carreira estudantil e profissional. Tenho o desejo de ser musicista de orquestra, e o conteúdo e as experiências que terei lá me ajudarão a evoluir tecnicamente e também na minha performance”, vislumbra. 

Vitória começou a tocar trombone em 2018 com 17 anos. Até então, ela estudava saxofone em uma igreja evangélica no bairro Vila Isabel, em Cariacica. Por sugestão de um amigo, a jovem migrou para o trombone, e a identificação foi imediata: “Eu já gostava muito do timbre do instrumento, e vi que havia poucas meninas nessa área. Achei a ideia superinovadora e legal”, comenta. 

Ainda em 2018, Vitória entrou para o Projeto Vale Música com o incentivo do então aluno de trombone Harilson Rodrigues. Graças a sua dedicação, logo surgiu a oportunidade de integrar a Banda Sinfônica Vale Música, com a qual participou de concertos como o “Viva Tim Maia”, e a Vale Música Jazz Band, apresentando-se com nomes como João Bosco, Gilson Peranzzetta, a cantora hondurenha Indiana Nomma e a cantora norte-americana Alma Thomas. O passo seguinte foi a aprovação no processo seletivo para a Monitoria Instrumental do Projeto Vale Música Espírito Santo, atividade que lhe rendeu experiência como chefe de naipe da Vale Música Jazz Band. 

Nova Orquestra  


Em 2022, veio o acontecimento que Vitória considera mais marcante: a participação com um grupo de alunos do Vale Música na turnê “Exagerado”, com a Nova Orquestra, que reuniu arranjos orquestrais para canções de Cazuza. “Tive a oportunidade de ser a única trombonista a realizar esses concertos com a Nova Orquestra em diferentes Estados brasileiros. Foi um grande desafio com o qual pude agregar muito conhecimento”, detalha a jovem, que se diz apaixonada pelo Projeto Vale Música: “O Vale Música, para mim, representa uma porta de oportunidades. Eu nunca imaginaria ter um futuro na música, e poder desfrutar disso, ter diversas oportunidades e confirmações de que, com muito esforço e estudo, você pode alcançar tudo, realmente é gratificante. Por este motivo, serei eternamente grata ao Vale Música e às pessoas que fazem parte de sua equipe”, revela. 
 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES: 
 

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]