Vale Música reúne grupos de coros em concerto inédito

Apresentação vai acontecer nesta sexta, no Centro Cultural Sesc Glória, com a participação de 200 coralistas e regência do maestro Max Michel Alves. Foto: Mosaico Imagem

O Projeto Vale Música Espírito Santo realiza, nesta sexta-feira (29), um concerto inédito reunindo os grupos de coros que integram as oficinas desenvolvidas nos núcleos da Estação Conhecimento de Serra e do Parque Botânico Vale. A apresentação vai acontecer a partir das 20h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, com a participação de cinco grupos formados por cerca de 200 alunos, sob a regência do maestro Max Michel Alves. 

 O evento conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A programação vai incluir números musicais do Coro Infantojuvenil da Estação Conhecimento de Serra; Coro Infantojuvenil do Parque Botânico Vale; Coro Juvenil, Coro Jovem Vale Música e Grupo Vocal Vale Música. Esta será a primeira vez que estes coros vão se apresentar em 2022 e também a estreia do Coro Juvenil, formado por alunos de 13 a 17 anos. As apresentações vão contar com a participação de alunos do Projeto Badu – Grupo de Dança. 

De acordo com o maestro Max Michel Alves, regente de coros do Projeto Vale Música Espírito Santo, o evento representa uma oportunidade para as alunas e alunos compartilharem com o público o trabalho que vem sendo desenvolvido nas oficinas. “O objetivo é o desenvolvimento de habilidades musicais por meio do canto coletivo. Historicamente, o canto coral é uma prática difundida no mundo todo e que desenvolve as habilidades de convivência, construção da autoestima e trabalho em equipe”, observa Max. 

O repertório, segundo o maestro, foi construído de forma a valorizar a identidade dos grupos. Ao todo serão apresentadas 13 peças de diferentes compositores e períodos históricos. “Busquei selecionar peças que fossem estimulantes aos beneficiários do projeto, que fossem refrescantes e também oferecessem um desafio a eles. O repertório vai desde o século XVI até a atualidade. É importante executar o repertório coral tradicional, que forma o cantor de coro, assim como estimular o consumo de novos artistas”. O regente cita como exemplo a música “As Luas da Vida”, do compositor capixaba Daniel Silva: “Também faz parte do trabalho da oficina facilitar o uso e consumo da música produzida atualmente”, assinala. 

Grupo Vocal Vale Música. Foto: divulgação
  • PROGRAME-SE: 

CONCERTOS COROS VALE MÚSICA  

Data: 29 de julho (sexta-feira) 

Com o Coro Infantojuvenil da Estação Conhecimento de Serra; Coro Infantojuvenil do Parque Botânico Vale; Coro Juvenil Vale Música, Coro Jovem Vale Música e Grupo Vocal Vale Música 

Horário: 20h 

Local: Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória, CEP. 29.010-002 

Entrada: gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 19h) 

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura 

 

Repertório:  

  • Dona Mariquinha  

Grupo Vocal Vale Música  

Composição: Mestre Verdelinho  

Bailarinos Grupo Badu 

 

  • A Grande História da Água 

Coro Infantojuvenil Parque Botânico Vale  

Coro Infantojuvenil Estação Conhecimento de Serra  

Composição: Sandra Peres, Paulo Tatit/ Luiz Tatit  

 

  • Lua depois da chuva  

Coro Infantojuvenil Parque Botânico Vale  

Coro Infantojuvenil Estação Conhecimento de Serra  

Composição: Osvaldo Lacerda  

 

  • Ciranda em Cânone  

Coro Jovem  

Composição: Gabriel Levy  

Arranjo: Angelo Fernandes 

 

  • Il Bianco e Dolce Cigno  

Coro Jovem  

Composição: Jacques Arcadelt  

Bailarinos Grupo Badu  

 

  • Forrobodó da Saparia  

Coro Jovem  

Composição: Lindembergue Cardoso  

 

  • Onça  

Coro Jovem  

Composição: Juca do Bolo  

Arranjo: André Protasio  

 

  • Corra e Olhe o Céu  

Coro Jovem  

Composição: Cartola 

Arranjo: André Protasio  

 

  • Caminho das Águas  

Coro Juvenil 

Composição: Rodrigo Maranhão  

Arranjo: André Protasio  

 

  • As Luas da Vida 

Coro Juvenil  

Composição: Daniel Silva  

Arranjo: Arthur Barreto  

Bailarinos Grupo Badu  

 

  • Alecrim Dourado  

Camerata Vale Música  

Composição: Domínio Público  

Arranjo: Gabriel Oliveira 

 

  • Que Lindos Olhos / Senhora Dona Sancha/ Rosa amarela  

Coro Infantojuvenil Parque Botânico Vale  

Coro Infantojuvenil Estação Conhecimento de Serra  

Coro Juvenil Estação Conhecimento de Serra e Coro Jovem Estação Conhecimento de Serra 

Composição: Domínio Público  

Arranjo: Heitor Villa-Lobos  

 

  • Trenzinho do Caipira  

 Coro Infantojuvenil Parque Botânico Vale  

Coro Infantojuvenil Estação Conhecimento de Serra  

Coro Juvenil 

Coro Jovem  

Camerata Vale Música  

Composição: Heitor Villa-Lobos/ Letra: Ferreira Gular  

Arranjo: Fernando Maciel de Moura  

Bailarinos Grupo Badu 

Coral Infantojuvenil Vale Música. Foto: Daniella Spadeto

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]