Espetáculo do Projeto Badu emociona o público nas ruínas do Queimado

A montagem “IIAO” foi apresentada no dia 02 de abril, no Sítio Histórico de São José do Queimado, importante monumento de resistência à escravidão no Espírito Santo. Foto: Mariana Garcia 

O espetáculo “IIAO”, do Projeto Badu – Grupo de Dança, emocionou o público que compareceu às ruínas de São José do Queimado, no município da Serra, no último dia 02 de abril. Cerca de 300 pessoas acompanharam a montagem, encenada por 23 adolescentes que fazem parte do projeto desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra, em parceria com o Fundo Municipal da Infância e Adolescência da Serra.  

Na abertura do espetáculo, a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, agradeceu à Vale, à Prefeitura Municipal da Serra e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente da Serra pela parceria na realização do evento, que contou com a presença do vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro. Ana Angélica destacou a iniciativa de realizar esta apresentação em um local histórico para a cultura do Espírito Santo e para o movimento negro. As ruínas de São José do Queimado representam um marco para a história da Serra. Sua escolha como sede desse espetáculo do Projeto Badu se deve à sua representação para o movimento de resistência do povo negro na Serra e no Espírito Santo”, afirmou. 

Com direção artística da coreógrafa Rapha Mel e direção musical do músico percussionista Léo de Paula, o espetáculo “IIAO” abordou os temas da ancestralidade e resgate cultural a partir da representação cênica da Revolta do Queimado, ocorrida em 1849, quando negros escravizados se rebelaram por não receber a alforria prometida pela construção da Igreja de São José do Queimado. Liderada por nomes Chico Prego, João Monteiro (“João da Viúva”) e Elisiário Rangel, a insurreição tornou-se um marco da luta dos escravos pela liberdade no Espírito Santo. 

O espetáculo teve início por volta das 15h30, com a participação especial do Grupo ACAPOEIRA de Manguinhos, que promoveu uma roda de capoeira simbolizando a riqueza da expressão cultural afro-brasileira, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos.  

Em seguida, as crianças e adolescentes do Projeto Badu encantaram o público com uma performance repleta de cores, movimentos e plasticidade, tendo como cenário a exuberância da natureza e da construção histórica. No alto das ruínas, o Grupo de Percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo ditava o ritmo do espetáculo movido pela potência de tambores diversos como atabaques, timbal, djembê e tambor de congo, e por instrumentos melódico-percussivos, entre os quais a marimba, handpan e rav-vast. Destaque também para os números solo da cantora Ekaterina Bessmertnova e do performer Jadson Titânio. 

Conceito 

Educadora social de dança do Projeto Badu da Estação Conhecimento Serra, onde ministra oficinas de dança, Rapha Mel explica que o título do espetáculo, no dialeto africano yorubá, simboliza a junção das iniciais dos quatro elementos naturais representados na performance: Terra (Ilê), Fogo (Iná), Ar (Afefe) e Água (Omi). “Apresentamos a essência de cada elemento para falar sobre a Revolta de São José do Queimado, entre os quais ‘A construção e suas raízes’ (Terra), ‘fúria e revolta’ (fogo), ‘liberdade’ (ar) e ‘a volta para casa’ (água), representando o ponto de chegada e o de partida”, adiantou a coreógrafa, responsável pela idealização e o roteiro do espetáculo. 

Diretor musical do espetáculo “IIAO” e professor do Grupo de Percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, Léo de Paula observou que a apresentação contou exclusivamente com instrumentos de percussão relacionados ao universo afro-brasileiro. “Foram mais de 20 instrumentos presentes. São ritmos, melodias e texturas que têm referências da musicalidade sagrada afro-brasileira, além do vigor festivo de manifestações negras representativas”, complementou o músico. 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:  

Crédito: Mariana Garcia  

 

  • Ficha técnica do espetáculo “IIAO”: 

 

          Projeto Badu – Grupo de Dança 

 

Bailarinos: 

 

Coreografia – Raízes: 

Emanuelly Monteiro Arcanjo 

Gabriely Lima Barcelos 

Sofhya Carolynna M. da Silva 

Lavínia Gomes Silva 

Tiffany Goulart Rocha 

Agatha Govea 

Coreógrafa: Rapha Mel 

 

Coreografia: Inflame 

Beatriz Hamdam de Jesus 

Isabel Ronqueti Lino 

Gabrielly de Freitas Conterini Coelho 

Lívia Gouvea 

Deborah Viana 

Deivid Kauã Silva Santos 

Julia da Silva Gonçalves 

Marianne Andréia dos Santos Brandão 

Gabrielly dos Santos Froz 

Nathalia de Oliveira 

Coreógrafa: Rapha Mel 

 

Coreografia: Brisa 

Isabel Ronqueti Lino 

Gabrielly de Freitas Conterini Coelho 

Gisely de Freitas Coelho 

Luiza Pissinatti Pacheco Celeste 

Niangrid Dos Santos Silva 

 

Coreógrafa: Rapha Mel 

 

Coreografia: MARejar 

Gabrielly de Freitas Conterini Coelho 

Gisely de Freitas Coelho 

Leticia Danieli da Costa Santos 

Lavínia Gomes Silva 

Emilly Alves Quadra 

Beatriz Hamdam de Jesus 

Amanda Estefane Souza 

Náthaly Stephania Prates gomes 

Rafaelly Alexandrino da Silva 

Sofhya Carolynna Moreira Da Silva 

Gabrielly dos Santos Froz 

 

Coreógrafa: Rapha Mel 

 

Solos e Duos Convidados 

Coreografia e Performance Celebrando a Terra – Jadson Titânio 

Duos Acalanto dos Ventos e Desaguar – Rapha Mel e Léo de Paula 

Coreógrafa e Performer: Rapha Mel 

Músico: Léo de Paula 

Duo Congueando – Léo de Paula e Jadson Titânio 

Coreógrafo e performer: Jadson Titânio  

Músico: Léo de Paula 
 

Diretora artística: Rapha Mel 


Direção Musical, Regência e Composição*
: Léo de Paula 

*Das Águas, Acalanto dos Ventos e Celebrando a Terra em parceria com Ekaterina Bessmertnova 

Cantora Solista Convidada: Ekaterina Bessmertnova 


Bailarino Solista Convidado:  
Jadson Titânio 


Grupo de Percussão Vale Música: 

Carlos Henrique Ferreira Santana 

Ramon Cosvosk Brais Ribeiro 

Bruna Leite Barbosa 

Wagner de Souza Silva 

Israel Cardoso da Conceição 

Camilly Victória Bernardes Costa 

  • Sobre o Projeto Badu:
     

O Projeto Badu – Grupo de Dança foi lançado pela Estação Conhecimento Serra em 2021, com o objetivo de estimular o protagonismo dos seus usuários por meio da manifestação artística e da expressão corporal. O público-alvo é formado por adolescentes de 12 a 17 anos que moram no município de Serra e têm interesse em assimilar conhecimentos teóricos e práticos de dança. Inicialmente as oficinas eram aplicadas de forma online, em função dos protocolos de prevenção à Covid-19. Atualmente o projeto conta com 72 participantes, divididos em turmas de manhã e à tarde, com atividades realizadas três vezes por semana, nas instalações da Estação Conhecimento de Serra. 

Em novembro do ano passado, o grupo fez uma participação no evento de lançamento do CD do professor de Percussão do Vale Música Espírito Santo, Léo de Paula, “Grão: Território Percussivo”, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). 

A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, observa que o Projeto Badu é fruto de uma demanda dos adolescentes nas discussões sobre diversidade e gênero. “Entre essas demandas destacam-se principalmente o debate sobre racismo e as questões relacionadas à expressão e relações com o corpo. Por isso a escolha do nome, que tem muito significado neste contexto”, pontua Ana, lembrando que Badu, no vocabulário africano, significa “criança que continua evoluindo, visando preservar a criança interior, trazendo em seu significado alguém forte e poderoso”. 

  • Sobre a Estação Conhecimento Serra: 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1300 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.  

 

  • Contatos 

 

Assessoria de Imprensa Vale 

Elaine Vieira 
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]