Curso de Regência apresenta palestra sobre gestão financeira de projetos culturais

A coordenadora cultural da Estação Conhecimento de Serra, Júlia Sodré, e o coordenador administrativo, Janderson Victor Grolla, vão falar sobre o tema “Elaboração, Execução de Projetos e Gestão Financeira” aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado, das 13h às 17h 

Como escrever projetos culturais? Quais são os principais mecanismos de incentivo à Cultura? E quais as principais técnicas de gestão administrativa e financeira que os regentes devem seguir no dia a dia das organizações, dentro das normas vigentes? Estes são os temas da aula-palestra que será apresentada aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música, neste sábado (09), das 13h às 17h, pela coordenadora cultural da Estação Conhecimento de Serra, Júlia Cabral Abreu Sodré, e o coordenador administrativo Janderson Victor Grolla. 

Intitulada “Elaboração, Execução de Projetos e Gestão Financeira”, a atividade terá transmissão online pela plataforma Zoom para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.  

De acordo com Janderson Victor Grolla, o conteúdo da palestra vai contemplar técnicas de gestão administrativa e financeira necessárias para a elaboração e execução de projetos culturais junto a empresas privadas e ao poder público. “Abordaremos, ainda, os procedimentos de prestação de contas, registros contábeis, auditoria, fluxos internos e externos, orçamentos e demais exigências legais, contemplando a formalização do negócio”, adianta o coordenador da Estação Conhecimento de Serra. 


Os palestrantes 


Graduado em Administração com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Janderson Victor Grolla atua como coordenador administrativo da Estação Conhecimento de Serra desde 2011. É responsável pelo gerenciamento das atividades das áreas administrativa e financeira (Contabilidade, Fiscal-Tributária, Contas a Pagar/Receber, Tesouraria, Apoio Administrativo, Administração de Pessoal, Recursos Humanos, Compras), visando assegurar que todas as tarefas sejam executadas dentro das normas e políticas estabelecidas pela instituição e dentro das normas legais. 

Especializado em gestão administrativa e financeira de empresas públicas e privadas, é especialista na elaboração, execução e monitoramento de projetos via leis de incentivo, e atua também como consultor especializado para organizações sociais. 

Graduada em Turismo pela Universidade de Vila Velha (UVV), Júlia Sodré tem pós- graduação em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e atua desde 2003 no mercado de produção e gestão cultural. Foi gerente de Produção e Difusão Cultural da Prefeitura de Vitória e desde 2013 é coordenadora cultural da Estação Conhecimento de Serra. É proprietária da empresa Júlia Sodré – Gestão de Projetos Musicais, especializada em criar e enquadrar projetos em editais culturais e leis de incentivo à cultura, por meio da qual planeja e executa projetos musicais nas áreas de jazz, blues e choro. É também idealizadora, curadora e diretora geral dos festivais Manguinhos Jazz & Blues Festival, Vila Velha Jazz & Blues Festival, Cidade do Blues e Música no Parque. 


O Curso
 

O Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música tem coordenação do Projeto Vale Música Espírito Santo e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom.  


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 


O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.
 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall (EUA), na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 


Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]