Camerata Jovem Vale Música faz ensaio aberto para alunos do Música na Rede

Ensaios acontecem nesta quinta (17), no auditório da Estação Conhecimento de Serra, com a participação do violinista Ricardo Herz e do baterista Pedro Ito; concerto será apresentado ao público sexta (18), no Marien Calixte Jazz Music Festival. Foto: Mosaico Imagem.

Um grupo de mais de 70 alunos do Programa Música na Rede vai acompanhar ensaios exclusivos da Camerata Jovem Vale Música com o violinista Ricardo Herz e o baterista Pedro Ito, nesta quinta-feira (17), às 10h30 e 14h30, no auditório da Estação Conhecimento de Serra. Os encontros são preparatórios para o concerto “Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Pedro Ito”, que será apresentado nesta sexta (18), às 20h30, dentro da programação do Marien Calixte Jazz Music Festival 2022, no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória. 

O evento tem o objetivo de promover a integração entre beneficiários de projetos sociais na área musical. O Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que engloba os projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem. Tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da rede estadual de ensino do Espírito Santo. 

Para a coordenadora do Projeto Vale Música ES, Júlia Sodré, os ensaios abertos irão proporcionar uma troca de experiências sobre a aprendizagem musical: “Serão encontros promissores que pretendemos repetir em outras situações. Vamos apresentar o concerto que será exibido no Festival Marien Calixte na íntegra”, afirma. “Além disso, o maestro Lucas Anizio e o violinista Ricardo Herz farão algumas intervenções, falando sobre suas carreiras para os alunos”, completa. 

Os alunos que vão acompanhar os ensaios são das escolas EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta, do bairro Eurico Salles; EEEFM Rômulo Castelo, de Carapina Grande; EEEFM Maringá, do bairro de mesmo nome; e EEEFM Sizenando Pechincha, de Barcelona, todas situadas no município da Serra.

Ricardo Herz é um dos violinistas mais conceituados do país. Foto: Rogerio von Kruger.

Todos os arranjos foram elaborados por Ricardo Herz especialmente para o concerto. O repertório preparado pelo violinista vai mesclar composições próprias, gravadas nos discos “Aqui é o meu Lá”, “Ricardo Herz para Crianças” e ”Nova Música Brasileira para Cordas”, com arranjos de sua autoria para temas do folclore infantil brasileiro. “Essas músicas do folclore infantil qualquer brasileiro, criança ou adulto, conhece. Isso mostra para todos como os instrumentos de cordas podem ser usados para diversas cores e humores. É um show para todas as idades, cheio de sensibilidade por um lado e muito vibrante por outro”, adianta o violinista. 

Camerata Jovem 

Fundada em 2018 pelo professor e maestro Lucas Anizio, a Camerata Jovem Vale Música é formada por Lucas Anízio (violino 1 – spalla), Flávio Ribeiro (violino 1), Jaqueline Lima (violino 1), Deivid Magalhães (violino 2), Samuel Cabidelle (violino 2), Emily Cristina (violino 2), Angelo dos Santos (viola), Caique Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (violoncelo), Felipe Fleger (violoncelo) e Leonardo Rodrigues (contrabaixo acústico). 

O conjunto é um dos frutos do Projeto Vale Música ES. Entre suas principais apresentações estão a participação no Festival Inverno de Domingos Martins, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, o Vagão Cultural e os Concertos Didáticos em escolas da rede municipal pública do Estado e no Museu Vale, entre outros eventos. 

  • CONFIRA: 

Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Pedro Ito 

Ensaios abertos para alunos do Programa Música na Rede. Quinta-feira (17), às 10h30 e 14h30, no auditório da Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, Serra. 

Apresentação no Marien Calixte Jazz Music Festival 2022. Sexta-feira (18), às 20h30, no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória. 

Realização: MM Projetos Culturais, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Apoio: Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e Prefeitura Municipal de Vitória. 

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.  

 
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:  

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

 
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:    

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.   

   

 MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:  

Assessoria de Comunicação Vale 

Carla Nascimento 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99312-8848 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES  
www.vale.com/saladeimprensa  
www.vale.com/newsroom  

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES  

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028  
[email protected] 
[email protected]