Vale Música participa do Marien Calixte Jazz Music Festival 2022

O concerto “Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Pedro Ito” é atração do festival nesta sexta, no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória 

O Marien Calixte Jazz Music Festival, único festival exclusivo de música instrumental do Espírito Santo, será realizado nos dias 18 e 19 de março, no Parque Pedra da Cebola, um dos espaços ambientais mais bonitos da ilha de Vitória. O festival é uma realização da MM Projetos Culturais, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e da Prefeitura de Vitória. 

O festival é gratuito e terá um público limitado, como precaução à aglomeração de público. As ações de prevenção à pandemia estarão de acordo com as legislações vigentes e todas as comunicações a respeito serão realizadas pelas redes sociais do evento. 

O concerto Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Pedro Ito é atração da programação na sexta-feira, às 20h30. Além disso, duas masterclasses gratuitas serão promovidas no fim de semana do evento. A primeira com o produtor e guitarrista Torcuato Mariano e a segunda com o produtor e saxofonista Esdras Nogueira. O Marien Calixte Jazz Music Festival ainda promoverá ações de conscientização ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente de Vitória e receberá doações de ração para gatos e cachorros. 

A programação principal terá transmissão ao vivo pelo Youtube e a curadoria do festival, feita pelos realizadores Simone Marçal e Daniel Morelo, buscou mesclar gerações de artistas diferentes com origens musicais bem distintas entre si. O festival apresentará nesta edição Amaro Freitas Trio, Torcuato Mariano Quarteto, Esdras Nogueira e Grupo, Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Pedro Ito, Thaysa Pizzolato, Chico Chagas, Malê Dixieland, concerto didático infantil Aventuras Musicais de Pedro de Alcântara e o duo Madela, diretamente do Chile. 

O Marien Calixte Jazz Music Festival chega em sua edição de 2022 mantendo o olhar para os novos valores da música instrumental brasileira e capixaba, inspirado pelo espírito jazzístico de Marien Calixte, jornalista, pintor, crítico musical, radialista amante de jazz e mantenedor do programa de rádio de jazz com maior tempo de veiculação no mundo – “O Som do Jazz”, por 53 anos ininterruptos no Espírito Santo. 

  • CONFIRA: 

Marien Calixte Jazz Music Festival – com Amaro Freitas Trio, Torcuato Mariano Quarteto, Esdras Nogueira e Grupo, Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Pedro Ito, Thaysa Pizzolato, Chico Chagas, Malê Dixieland, Concerto didático infantil Aventuras Musicais de Pedro de Alcântara e o duo chileno Madela. 

Datas: 18 e 19 de março de 2022 

Onde: Parque Pedra da Cebola – Vitória – ES 

Informações: (27) 3376-1674 – [email protected] 

 

 SOBRE A CAMERATA JOVEM VALE MÚSICA: 

Fundada em 2018 pelo professor e maestro Lucas Anizio, a Camerata Jovem Vale Música é formada por Lucas Anízio (violino 1 – spalla), Flávio Ribeiro (violino 1), Jaqueline Lima (violino 1), Deivid Magalhães (violino 2), Samuel Cabidelle (violino 2), Emily Cristina (violino 2), Angelo dos Santos (viola), Caique Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (violoncelo), Felipe Fleger (violoncelo) e Leonardo Rodrigues (contrabaixo acústico). 

O grupo é um dos frutos do Projeto Vale Música ES, que promove a educação musical para 200 alunos de 7 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e para 70 alunos atendidos no núcleo no Parque Botânico Vale, em Vitória. Entre suas principais apresentações estão a participação no Festival Inverno de Domingos Martins, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, o Vagão Cultural e os Concertos Didáticos em escolas da rede municipal pública do Estado e no Museu Vale, entre outros eventos. 

 
SOBRE RICARDO HERZ: 

Graduado em violino erudito pela USP, Ricardo Herz iniciou sua formação musical aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda, em São Paulo, e aperfeiçoado seu conhecimento em escolas renomadas como a Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e o Centre des Musiques Didier Lockwood, na França. 

 Com influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim, ganhou fama internacional pela técnica refinada com a qual mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz. 

De volta ao Brasil desde 2010, Herz participou de projetos com diversos músicos, como Yamandú Costa, Dominguinhos, Nelson Ayres e Proveta, além de atuar como solista em orquestras de todo o país, incluindo a Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Orquestra Municipal de Jundiaí, Grupos de Referência do Projeto Guri, Orquestra Filarmônica de Violas e Orquestra Breusil.  

Herz tem dez álbuns lançados. Gravou dois álbuns com o Ricaro Herz Trio e CDs em duo com o vibrafonista Antonio Loureiro, o acordeonista Samuca do Acordeon,  o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres e o violonista Yamandú Costa. Em 2019, lançou seu décimo trabalho: “Nova Música Brasileira para Cordas”, com a orquestra feminina de cordas cubana Camerata Romeu.  

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
     

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.  

 
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:  

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

 
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:    

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.   

  
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:  

Assessoria de Comunicação Vale 

Carla Nascimento 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99312-8848  
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES  
www.vale.com/saladeimprensa  
www.vale.com/newsroom  

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES  

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028  
[email protected] 
[email protected]