Curso de Regência tem aula-palestra sobre Terceiro Setor e Política Pública de Assistência Social

Ana Angélica Motta e Ana Paula Baptista vão falar aos alunos do Curso de Introdução à Regência sobre a interação da política de assistência social com o Terceiro Setor e a cultura enquanto ferramenta de desenvolvimento humano. 

Como o Terceiro Setor pode interagir com a Política Pública de Assistência Social no campo da cultura enquanto ferramenta para o desenvolvimento humano? Este é o mote da aula-palestra que a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, e a coordenadora de programas e projetos Ana Paula Baptista vão apresentar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música, neste sábado (19), das 13h à 17h, pela plataforma Zoom Meetings. 

Intitulada “Terceiro Setor e Política Pública de Assistência Social”, a aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional. 

De acordo com Ana Angélica, para melhor assimilação do conteúdo da aula as palestrantes vão utilizar vídeos curtos e destacar a experiência de dez anos na gestão da Estação Conhecimento de Serra, enquanto instituição público-privada com atuação no território da Grande Vitória: “Vamos fazer uma contextualização sobre como se estrutura uma organização do Terceiro Setor no Brasil e os princípios básicos de uma boa gestão”, adianta Ana Angélica. 

Ana Paula Baptista, por sua vez, irá abordar a história da Política Nacional de Assistência Social no Brasil, elencando a sua evolução ao longo das décadas. “Na minha palestra, irei destacar os seguintes tópicos: Assistência Social no Brasil anterior à Constituição de 1988; A tradição de trabalho social; O que é Política;  

Marco de Mudança do Trabalho Social; Criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Proteção Social; e Sistema de Garantia de Direitos.” 

 
O Curso 

A atividade deste sábado integra a grade curricular do Curso Online de Introdução à Regência, que foi ampliada no sentido de relacionar as práticas de regência com o ensino coletivo, políticas públicas, terceiro setor, educação, práticas interpretativas, pedagogia, gestão de pessoas e projetos, comunicação, gestão financeira e gestão cultural. O conteúdo programático está sendo apresentado aos alunos em formato de aulas expositivas, abordagens teóricas, atividades práticas, seminários, debates e leituras científicas. 

O curso tem coordenação do Projeto Vale Música ES e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom.  

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.  

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Carla Nascimento 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99312-8848 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]