“Expo Dubai foi inesquecível”, afirma aluno do Vale Música ES

Um grupo de 15 jovens capixabas participou dos concertos da Orquestra Vale Música nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre, ao lado de alunos dos polos do Programa Vale Música de Belém (PA) e Corumbá (MS).

“A apresentação na Expo Dubai marcou a minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Foi a realização de um sonho”. A frase do violinista Deivid Magalhães, de 24 anos, expressa o sentimento dos 15 alunos do Projeto Vale Música ES que participaram dos concertos da Orquestra Vale Música na Expo Dubai, nos Emirados Árabes, nos últimos dias 19 e 20 de fevereiro. 

Os jovens capixabas fizeram parte de uma orquestra formada especialmente para o evento, juntamente com os alunos dos polos do Programa Vale Música de Belém (PA) e Corumbá (MS). A Expo Dubai é um dos maiores eventos do mundo nas áreas de cultura, tecnologia, inovação e design, com a participação de mais de 190 países.  

Formada por 45 alunos, a Orquestra Vale Música apresentou-se no Dubai Millennium Amphitheatre, sob a regência dos maestros Eduardo Lucas (ES), Eduardo Martinelli (MS) e Renan Cardoso (PA).  

O grupo de alunos do Projeto Vale Música ES que participou das apresentações contou com Lucas Anizio (spalla), Flávio Ribeiro (violino 1), Samuel Cabidelle (violino 2), Deivid Magalhães (violino 2), Caique Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (cello), Leonardo Rodrigues (baixo acústico), Eduardo Mariano (sax alto), Matheus Damiani (sax tenor), Ailton Junior (trompete), Ricley Ribeiro (trombone), Samuel Nascimento (bateria), Wagner Nascimento (percussão) e Israel Cardoso (percussão).

Orquestra Vale Música apresenta o congo “Na Puxada de Rede”, composição de Amaro Lima e Chocolate, na Expo Dubai 2022

Divisor de águas 

Para Deivid Magalhães, a viagem a Dubai representou um divisor de águas na sua carreira. “Foi a abertura de uma nova perspectiva. O Vale Música nos abriu os olhos e nos deu a certeza de que podemos chegar longe com a nossa música, mostrar o nosso trabalho e os frutos de tanto tempo de estudos”, observa. 

A apresentação nos Emirados Árabes teve um sabor especial para o jovem: há pelo menos quatro anos ele vem pesquisando o país árabe e a sua cultura. “Nunca imaginei que minha primeira viagem internacional seria logo para este destino tão inusitado. Agora posso colocar no meu currículo que toquei na Expo Dubai. Isso vai fazer com que as pessoas olhem para mim com um olhar mais minucioso”, comenta. 

O repertório dos concertos promoveu um passeio encantado pela riqueza natural brasileira, conduzida pelo clássico “Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2)”, de Heitor Villa-Lobos, um dos compositores sul-americanos mais conhecidos de todos os tempos. A viagem musical percorreu os sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica, finalizando com o doce balanço da Bossa Nova e da “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. Entre os temas selecionados para representar as paisagens capixabas destacaram-se as toadas de congo “A Baleia”, “Iaiá, você vai à Penha” e “Madalena do Jucu”, além da canção “Na Puxada de Rede”, de Amaro Lima e Chocolate. 

Para o maestro Eduardo Lucas, reger os alunos do Vale Música neste concerto internacional foi uma experiência única. “Quando olhei a orquestra no palco, vislumbrei o poder que emanava de cada um, uma vontade feroz de mostrar ao mundo o quanto a oportunidade de estudar no Vale Música foi transformadora. Eu nem queria reger, queria apreciar a luz que emanava do espírito de cada um. Foi incrível!”, revela o maestro.  

Reflexão 

Após os concertos, o maestro compartilhou com os alunos uma reflexão sobre o poder simbólico e real dessa viagem. “Através do Vale Música temos a oportunidade de quebrar um ciclo de desigualdade social, ampliando nossa cultura geral, absorvendo o máximo de conhecimentos e saberes, mostrando ao mundo a beleza de viver, apesar das condições contrárias do sistema. Para quem sabe um dia usufruir de uma sociedade mais justa e equânime”, vislumbra o maestro. 

A diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, que acompanhou a equipe na viagem, destaca que a participação do Programa Vale Música em Dubai foi uma experiência transformadora para todos. “Com esta missão tivemos a oportunidade de formar a Orquestra Vale Música em nível nacional, com alunos de todos os núcleos do Programa, sem falar na oportunidade dos nossos jovens conhecerem uma cultura milenar, muito diferente da nossa, uma cidade futurista e avançada do ponto de vista tecnológico. Foi um acúmulo de múltiplos conhecimentos e intercâmbios culturais”, aponta. 

Para a diretora, o êxito dos concertos e a visibilidade internacional aumentam a responsabilidade da gestão do Programa Vale Música. “Esse desafio permanente nos faz crescer e amadurecer enquanto entidades de transformação social”, completa. 

Confira fotos da viagem dos alunos do Vale Música ES a Dubai:

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil. O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo envolvendo mais de 1000 alunos e 250 profissionais.   

  • SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:  

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]