Vale Música abre calendário de 2022 com palestras sobre a cultura do Espírito Santo

Atividades voltadas para alunos vão acontecer no formato online, nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro, com palestras sobre a memória da música do Espírito Santo, o folclore capixaba e a história do samba 

O Projeto Vale Música ES preparou uma programação especial para iniciar o seu calendário de atividades em 2022. Nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro, os alunos e alunas que estudam música através do projeto terão acesso a palestras de especialistas sobre temas ligados à cultura capixaba. Em função dos protocolos de prevenção à Covid-19, as atividades vão acontecer no formato online, por meio da plataforma Zoom Meetings. 

A programação terá início no dia 07, às 16h, com a palestra do jornalista, crítico musical e escritor José Roberto Santos Neves sobre o tema “Os Sons da Memória – Uma Leitura Crítica de 40 Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo”, inspirada no mais recente livro do autor. Durante a atividade, o pesquisador vai falar sobre a historiografia da música no Estado do Espírito Santo desde o Brasil Colonial até o momento atual, com foco nas últimas sete décadas, quando a produção musical se solidificou por meio de discos gravados por músicos capixabas e que construíram suas carreiras no Estado.  

Entre os personagens da história musical capixaba o autor cita nomes como Carlos Cruz, Raul Sampaio, Maurício de Oliveira, Carlos Poyares, Hélio Mendes, Trio Caiçara, Achiles Siqueira, Gilberto Garcia, Maria Cibeli, Aprígio Lyrio, Afonso Abreu, Ester Mazzi, Sérgio Benevenuto e Paulo Sodré. “São músicos de diferentes estilos e que construíram uma obra relevante, com registro em disco, pavimentando uma estrada de sons e melodias para as novas gerações”, comenta o jornalista. 

No dia 08, às 16h, os realizadores de audiovisual e pesquisadores Vitor Graize e Luana Cabral apresentam a palestra “Registros Sonoros do Folclore no Espírito Santo – Acervo Guilherme Santos Neves”. Na atividade, a dupla vai apresentar um site com 16 horas de registros raros em áudio do folclore capixaba, catalogados do acervo do professor Guilherme Santos Neves (1906-1989). São gravações colhidas entre as décadas de 1950 e 1980 em diversas regiões do Espírito Santo, a maior parte realizada pelo grande pesquisador e folclorista, que foram digitalizadas por meio do projeto realizado pelo Instituto Goia, com produção da Pique-Bandeira Filmes. 

Essa riqueza cultural está hospedada no site oficial do projeto (https://acervoguilhermesantosneves.com.br/), acompanhada de fotografias, ensaios e textos explicativos, para acesso público. Os arquivos abrangem inúmeras manifestações: toadas de congo, cantigas de roda, romances versificados, folias de Reis, ternos de Reis, folias do Divino, Reis de Boi, Bailes de congo, pontos de jongo e de caxambu, contos populares, Marujada, cantos típicos italianos, e cantigas de vários gêneros (toadas da cachaça, do Tango-lo-mango, cantigas de cego e de ninar).

“Foi incrível ter acesso a um acervo tão rico com um grande volume de material sonoro complementado por fotografias e textos, mas que permanecia guardado pela família. Acreditamos que essas gravações precisam ser divulgadas e voltar aos mestres da cultura popular, aos agentes de cultura popular, aos detentores desses conhecimentos e tradições”, destaca Vitor Graize.  

Encerrando a programação, no dia 09 de fevereiro, às 16h, a sambista, pesquisadora e comentarista do carnaval capixaba Iamara Nascimento vai realizar a palestra “História do Samba Capixaba”, com foco na tradição do carnaval capixaba e na história das escolas de samba do Espírito Santo. 

Funcionária Pública, gestora em Marketing e diretora e colunista do Portal Viva Samba, Iamara Nascimento integra o Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba. O projeto idealizado pela cantora Dorina tem o objetivo de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma rede entre as artistas e fortalecendo a divulgação da força feminina do samba. 

Para a coordenadora do Projeto Vale Música ES, Júlia Sodré, o ciclo de palestras proporcionará às alunas e alunos uma amostra significativa das tradições culturais do Espírito Santo: “Para a abertura do calendário de atividades deste ano elaboramos uma programação que valoriza a potência e a diversidade da produção cultural capixaba. Os alunos terão acesso a informações importantes sobre a história da música popular no Espírito Santo e os seus principais personagens, os acervos sonoros do folclore capixaba e a tradição das nossas escolas de samba”, afirma. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

07/02 (segunda-feira) – 16h 

Palestra “Os Sons da Memória – Uma Leitura Crítica de 40 Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo”, com José Roberto Santos Neves 

08/02 (terça-feira) – 16h 

Palestra “Registros Sonoros do Folclore no Espírito Santo – Acervo Guilherme Santos Neves”, com Vitor Graize e Luana Cabral  

09/02 (quarta-feira) – 16h 

Palestra “História do Samba Capixaba”, com Iamara Nascimento 

A programação terá transmissão online pela Plataforma Zoom Meetings para as alunas e alunos do Projeto Vale Música ES. 


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. 


MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira
 
Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves
 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]