Curso de Introdução à Regência apresenta panorama do ensino musical nas escolas

Coordenador do Projeto Banda nas Escolas no Espírito Santo, Marcelo Trevisan vai falar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência sobre os desafios para integração das Bandas Escolares ao currículo do Ensino Médio, neste sábado (16), das 13h às 17h, pela plataforma Zoom .

Fomentar discussões e construir coletivamente uma opinião sobre a importância do ensino de arte e música na Educação Básica: esta é a ideia central da palestra que o professor de clarineta Marcelo Trevisan vai apresentar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado (16), das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom. A partir do tema “Banda Escolar: desafios para integração do ensino coletivo de instrumentos musicais ao currículo no Ensino Médio”, o docente irá abordar um panorama das principais legislações que se relacionam com o ensino de música nas escolas brasileiras e a oferta da educação musical aos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, através do Programa Música na Rede. 

 
A aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

 Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional. 

 Professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e coordenador dos projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas e da Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede, frutos de uma parceria entre a Fames, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Marcelo Trevisan pretende dividir sua palestra em três partes. Na primeira, irá levar os alunos a uma reflexão sobre a importância do ensino de música na escola e os benefícios do aprendizado de instrumentos musicais para estudantes da Educação Básica. A segunda etapa será dedicada à apresentação de documentos norteadores sobre a educação musical no Ensino Médio, em especial a Lei nº 13.415/17 (Reforma do Ensino Médio) e a Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio (BNCC-EM). Na terceira e última parte, o professor vai apresentar a proposta pedagógica de integração das atividades do Programa Música na Rede à carga horária de estudantes do Ensino Médio no Espírito Santo. 

 Para o professor, a realização do Curso Online de Introdução à Regência tem papel importante para a formação de novos regentes e para o desenvolvimento do setor musical. “São os reflexos de incentivos como este à formação de líderes, aliado aos contextos sociais e mercadológicos atuais, que têm contribuído para o surgimento de músicos cada vez mais qualificados, autônomos e versáteis. Assim, tais iniciativas vêm contribuir para uma ampliação sistemática do campo de atuação de instrumentistas, regentes, compositores, educadores, gestores e de produtores nos mais diversos ramos de atuação musical”, considera. 

 

Trajetória 

 Natural de Vinhedo (SP), Marcelo Trevisan Gonçalves é bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi professor da Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, em Americana (SP), e professor substituto da Universidade Federal da Bahia. Atuou pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da UFBA e a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).  

 

Foi premiado no 1º Concurso Estadual Sônia Cabral de Música Erudita e no 1º Prêmio Nabor Pires de Camargo, e recebeu a Menção Honrosa Salomão Rabinovitz no Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, onde atuou como solista. Em 2009 e 2010 foi coordenador dos cursos de capacitação para músicos e mestre de bandas da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult).  

 
O Curso 

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom. Os componentes curriculares do curso serão divididos em 30 encontros, realizados sempre aos sábados, das 13h às 17h. 

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.   

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 


Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333 3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra 

José Roberto Santos Neves 

(27) 99972-8028 

[email protected] 

[email protected]