Semana Mundial do Brincar oferece diversas atrações online para as crianças

De 24 a 28 de maio, a Estação Conhecimento vai promover várias atividades lúdicas para crianças de 6 a 11 anos, com o tema “Casinhas da Infância”

 Vai começar a brincadeira! De 24 a 28 de maio, a Estação Conhecimento de Serra realiza a quarta edição da Semana Mundial do Brincar, com uma série de atividades voltadas para a criançada. A programação será desenvolvida de forma online, pela plataforma Google Meet e pelo WhatsApp, com brincadeiras, jogos lúdicos, danças, cards informativos e teatro, entre outras ações direcionadas para crianças de 6 a 11 anos.  Os usuários que não tiverem acesso à Internet vão receber as atividades impressas para fazer em casa.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância, movimento internacional formado por pessoas que trabalham por uma infância digna e saudável. Atualmente, a rede de voluntários conta com 32 núcleos espalhados pelo país. A temática da Semana Mundial do Brincar deste ano tem como objetivo valorizar a casinha, a casa e as tradições do brincar em família, das brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração, de modo a entender as manifestações lúdicas do universo cultural das infâncias brasileiras como formas de cuidado e convivência.

Neste período de pandemia, a ligação das crianças com a casa ficou ainda mais acentuada, conforme destaca a pedagoga da Estação Conhecimento de Serra e uma das organizadoras do evento, Olga Karina Ramos Vicente: “Ressaltamos a valorização da casa como lugar de brincadeira, através de vídeos preparados trazendo o lúdico e as formas de brincar com segurança, usando a imaginação e também cards informativos e interativos sobre os cuidados durante esse momento de pandemia”, adianta a pedagoga.

A programação será distribuída da seguinte forma: na segunda, quarta e sexta as crianças receberão as atividades em forma de vídeo, pelo WhatsApp, com a temática da Semana Mundial do Brincar, além de cards informativos dos personagens da semana; na terça e quinta, às 9h e 14h, vão acontecer os encontros online, por meio da plataforma Google Meet.

Entre as surpresas programadas pela equipe da Estação Conhecimento de Serra estão a participação dos educadores fantasiados de Palhaço Espuleta, da Fadinha, do Mágico, de uma Boneca e um Xerife, e uma paródia da música “Lavar as mãos”, do grupo Palavra Cantada, criada pelo Educador José Antônio Junior para estimular as crianças a seguirem com atenção as regras de higiene, especialmente no momento em que estamos vivendo:

 “Depois de voltar da rua, da missa ou da feira

Corre pro banheiro e lava a mão debaixo da torneira

Lava uma, lava outra…

Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira

de jeito nenhum vou me juntar com a galera inteira

Água uma mão, lava a outra”

Confira a paródia da música “Lavar as Mãos”, do Grupo Palavra Cantada, feita pela Equipe Atividades Complementares:

A expectativa é de que 200 usuários participem da programação, incluindo as atividades online e impressas. Para a pedagoga Olga Karina Ramos Vicente, o ato de brincar é fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças. “Através da brincadeira se trabalham questões sociais, de vida, valores, regras etc. Tudo está ligado a aprendizagem. Com o passar do tempo o brincar foi se perdendo e precisamos resgatar isso cada vez mais, trabalhando a valorização do brincar não só para a criança como também para o adulto, que acaba sendo um mediador importante nesse processo. Ao meu ver o ensino lúdico sempre será um dos melhores recursos pedagógicos, que devemos usar e explorar o máximo que pudermos”, completa.

 

  • Programe-se:

Semana Mundial do Brincar

Tema: Casinhas da Infância

Quando: de 24 a 28 de maio

Público-alvo: usuários da Estação Conhecimento de Serra, de 06 a 11 anos.

Dias 24/05 (segunda), 26/05 (quarta) e 28/05 (sexta): encaminhamento pelo WhatsApp, em forma de vídeo, de atividades para as crianças desenvolverem em casa, juntamente com cards informativos dos personagens da semana, retratando a importância de se cuidar e de brincar com segurança.

Dias 25/05 (terça) e 27/05 (quinta): encontros online, às 9h e 14h, via plataforma Google Meet.

* Os alunos que não têm acesso à Internet receberão atividades impressas com jogos e brincadeiras para fazer em casa.

Realização: Estação Conhecimento de Serra, dentro da campanha internacional promovida pela Aliança pela Infância (http://aliancapelainfancia.org.br)

 

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]