Grupo de Segurança Alimentar envolve as famílias na busca de uma alimentação saudável e nutritiva

Ciclo de 11 oficinas realizadas entre junho e agosto, na Estação Conhecimento Serra, impactou mais de 70 pessoas dentro do Projeto Conexão Família

 

Promover maior acesso à alimentação nutritiva a partir de receitas de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos na rotina alimentar das famílias: este é o principal objetivo do Grupo de Segurança Alimentar da Estação Conhecimento Serra.

Coordenado pela psicóloga Kathleen Cruz dos Santos e pela nutricionista Rafaela Bertolini Depizzol, o grupo realizou um ciclo de 11 oficinas entre 17 de junho e 09 de agosto de 2025, na sede do centro educacional, com a participação de 17 famílias, impactando diretamente 70 pessoas.

O Grupo de Segurança Alimentar integra o Projeto Conexão Família, iniciativa da Estação Conhecimento Serra que visa contribuir para a superação e minimização das vulnerabilidades vivenciadas por famílias em situação de risco social. No período de 24 meses, o projeto atende a 657 famílias, com impacto em cerca de 2.781 pessoas de 92 bairros do município de Serra.

Receitas

No decorrer das oficinas, os participantes foram orientados sobre hábitos e comportamentos alimentares, o envolvimento da família durante o processo de preparo e consumo das refeições e a elaboração de novas receitas com ingredientes comuns do dia a dia, e de baixo custo, conforme descreve a psicóloga Kathleen Cruz dos Santos: “Além da doação de kits contendo os materiais das receitas realizadas em cada oficina, incluindo as hortaliças, as famílias participantes estiveram em um espaço de compartilhamento de histórias, saberes familiares e convívio social”, observa a psicóloga.

A profissional explica que os participantes das oficinas foram selecionados por meio de um questionário Multidimensional aplicado junto a todas as famílias acompanhadas pela instituição. A partir dos resultados da pesquisa, foram identificadas as famílias com maior demanda na dimensão Nutrição.

O encerramento do primeiro ciclo de oficinas, na manhã do último dia 09 de agosto, contou com oficina ministrada pela geógrafa e agricultora urbana Larissa Loyola, sobre o tema “Cultura Alimentar”. Nesta data também estiveram presentes as famílias que participarão do novo ciclo de oficinas, que ocorrerá em setembro e outubro de 2025.

As famílias que participaram das atividades receberam um livreto contendo todas as receitas realizadas durante as oficinas e também um fogão elétrico de duas bocas, com vistas a viabilizar o preparo das refeições em situações onde houver falta do gás de cozinha. Também foram entregues kits alimentares, com alimentos não perecíveis, além de hortaliças e um kit de cuidados, com itens doados pelo Grupo Boticário, incluindo um hidratante corporal e um sabonete líquido.

Cultura alimentar

Rafaela Bertolini Depizzol destaca que a atuação da nutricionista em contextos de insegurança alimentar e nutricional é essencial para promover saúde, autonomia e respeito. “O nosso trabalho vai além de ensinar o que comer: a gente orienta sobre como aproveitar ao máximo os alimentos disponíveis, considerando o orçamento familiar e a cultura alimentar local”, observa.

Para Rafaela, as oficinas provocaram uma redescoberta de alimentos e sabores pelos participantes, uma vez que as receitas foram preparadas a partir de itens colhidos na horta da Estação Conhecimento Serra. “Cada família recebeu mudas e sementes para iniciar o plantio em casa, como, por exemplo: sementes de mamão, abóbora, almeirão, espinafre, mudas de tomate, couve, ora-pro-nóbis, almeirão, hortelã pimenta, trançagem e capim cidreira”, exemplifica a nutricionista. “Ao final de cada encontro elas colhiam os itens que tinham disponibilidade na horta e levavam para casa a fim de colocar em prática tudo o que aprenderam na oficina”, completa.

A partir dessa metodologia, o primeiro ciclo de oficinas consolidou, entre os participantes, a percepção de que o processo de preparação dos alimentos deve estreitar os laços familiares e representar um momento de afeto para as famílias.

“Os conhecimentos partilhados pela equipe profissional promoveram espaços de acolhimento e fortalecimento de vínculos, incitando a replicação das orientações em seus lares e envolvimento das famílias na busca pela garantia da manutenção de uma alimentação variável e nutritiva”, finaliza Kathleen Cruz dos Santos.

 

SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra. Atualmente a instituição atende mais de 1600 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para a redução das vulnerabilidades e melhoria da qualidade de vida das famílias a partir do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, geração de oportunidades socioeducacionais e fortalecimento de redes comunitárias e de políticas públicas.​

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]