Coro Juvenil Vale Música apresenta o concerto “Cartas para o Futuro” no Teatro da Ufes

Formado por 130 coralistas de 13 a 20 anos, grupo vai interpretar temas da MPB que propõem reflexão sobre um futuro melhor para a humanidade, no dia 13 de junho, sob a regência de Max Michel Alves

 

A esperança de dias melhores para a humanidade é o tema que move o novo concerto do Coro Juvenil Vale Música, “Cartas para o Futuro”, que será apresentado na próxima sexta-feira (13), às 19h, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Com regência do maestro Max Michel Alves, o Coro Juvenil Vale Música é formado por 130 coralistas, com idade entre 13 e 20 anos. De acordo com o regente, o grupo tem como característica a realização de concertos inspirados em temas críticos da atualidade e que suscitam o debate com os educandos.

 

É o caso do concerto “Cartas para o Futuro”, que está alinhado com os três temas norteadores da Estação Conhecimento Serra trabalhados com os educandos ao longo de 2025 – Natureza, Povos Originários e Ancestralidade: Conhecer, Valorizar e Cuidar. No mês de maio, os Coros Infantojuvenis apresentaram o concerto “Um dia de Terra e Vida”, que abordou a relação do homem e a responsabilidade com os recursos naturais.

 

Fábula

Agora, o Coro Juvenil Vale Música leva ao palco uma apresentação baseada em uma fábula musical que reúne dois povos distintos: Avant-Garde e Old School. “O primeiro é um grupo que olha para o futuro e se projeta como uma sociedade que ainda virá. O segundo grupo volta os olhos para o passado, intentando recuperar uma memória de ser um grupo que já existiu”, explica o regente Max Michel.

 

O repertório reúne canções da MPB que ilustram a fábula criada para o espetáculo. O grupo começa com “Alô, alô marciano”, de Rita Lee, seguida por “Planeta Sonho”, do 14 Bis, “A Lua”, de Renato Rocha, “As Luas da Vida”, do compositor capixaba Daniel Silva, “Dona Cila”, de Maria Gadú, e “Tanto Mar”, de Chico Buarque. A educanda Júlia de Almeida fará um número solo e haverá a participação especial dos educandos Rasec Oliveira e Laura Porto, além do ator convidado Felipe Boleli, que vai encarnar um viajante do tempo. O encerramento terá “Enquanto houver sol”, dos Titãs, e a canção africana “Bonse Aba”.

 

Através desse enredo fictício, o concerto “Cartas para o Futuro” se propõe a trazer ao público reflexões sobre os males do século XXI, conforme destaca o maestro Max Michel Alves. “Entre esses males estão a ansiedade (como um transtorno de excesso de futuro) e a depressão (transtorno de excesso do passado). Também buscamos apontar como o homem deve equilibrar-se no presente e se preocupar em construir um mundo que valorize o passado e que olhe para o futuro com esperança”, acrescenta.

 

 

 

 

  • PROGRAME-SE:

“Concerto “Cartas para o Futuro”, com o Coro Juvenil Vale Música
Regência:
Max Michel Alves
Data: 13 de junho (sexta-feira)
Horário: 19h
Local:  Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) –  Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910

Entrada: gratuita.

Ingressos limitados à capacidade do teatro.

Capacidade: 615 lugares

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC)

 




  • REPERTÓRIO:

1) Alô Alô Marciano – Rita Lee
2) Planeta Sonho – 14 Bis
3) A Lua – MPB4
4) As Luas da Vida – Daniel Silva
5) Dona Cila – Maria Gadu
6) Peça instrumental
7) Tanto Mar – Chico Buarque
8) Passarinhos – Emicida
9) Enquanto houver sol – Titãs
10) Bonse Aba – Peça Africana

 

 SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

  • SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]