Educandos de atletismo se destacam no Campeonato Brasileiro de Jovens em São Paulo

Atletas da Estação Conhecimento Serra conquistaram medalhas em evento realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), que reuniu participantes nas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23

 

Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Estação Conhecimento Serra foi representada pelos educandos Breno Apolinário Barros, Glauber Pereira de Almeida, Angelo Miguel Thomáz Conceição e Tiago Ramos Silva, juntamente com o educador Diogo Mello, no Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo Paralímpico, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

O evento reuniu jovens atletas com deficiência nas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23, com organização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A equipe da Estação Conhecimento Serra obteve resultados expressivos na competição. Breno Apolinário Silva Barros conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo e arremesso de peso na classe F46, voltada para atletas com deficiência nos membros superiores.

Glauber Pereira de Almeida, ao lado do guia Angelo Miguel Thomáz Conceição, garantiu a medalha de ouro nas provas de 100m e 200m da classe T12, destinada a atletas com baixa visão. Por sua vez, Tiago Ramos Silva foi premiado com a medalha de ouro na prova de 200m, prata nos 800m e bronze nos 400m, na classe T47, para atletas com deficiência nos membros superiores.

Aprendizado

Para os educandos, a competição representou um grande aprendizado para sua formação cidadã. “Estava tudo incrível: organização, hospedagem, alimentação”, atesta Glauber. O jovem revela que o desempenho nas provas superou as suas expectativas. “Consegui melhorar minhas marcas pessoais e com isso estabeleci um novo recorde na prova dos 100m do Sub-23. Estou muito feliz! Só tenho a agradecer ao meu treinador, pela sua paciência e por acreditar sempre em mim, e ao meu guia, por acreditar e se esforçar comigo”, comenta Glauber. 

Premiado com duas medalhas de ouro, Breno ficou especialmente feliz por se tornar recordista da competição na prova de lançamento de dardo. “Ser medalhista é uma sensação boa demais. Gostei de ser medalhista e de ter conseguido a minha melhor marca na prova”, vibra o jovem.

Transformação social

Juntamente com os resultados positivos, a participação da delegação capixaba reforça o papel do esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento dos jovens, conforme destaca o educador Diogo Mello: “Esses resultados são fruto de um trabalho sério e dedicado realizado pela comissão técnica e pelos atletas ao longo de sua preparação. Ao participar de eventos como este os educandos compreendem que o esporte vai muito além do rendimento: é também um espaço de cidadania, convivência e valorização da diversidade” afirma o educador.

 

 

SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra. Atualmente a instituição atende mais de 1600 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para a redução das vulnerabilidades e melhoria da qualidade de vida das famílias a partir do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, geração de oportunidades socioeducacionais e fortalecimento de redes comunitárias e de políticas públicas.​

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]