Atletas da Estação Conhecimento Serra conquistaram medalhas em evento realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), que reuniu participantes nas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23
Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Estação Conhecimento Serra foi representada pelos educandos Breno Apolinário Barros, Glauber Pereira de Almeida, Angelo Miguel Thomáz Conceição e Tiago Ramos Silva, juntamente com o educador Diogo Mello, no Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo Paralímpico, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).
O evento reuniu jovens atletas com deficiência nas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23, com organização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A equipe da Estação Conhecimento Serra obteve resultados expressivos na competição. Breno Apolinário Silva Barros conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo e arremesso de peso na classe F46, voltada para atletas com deficiência nos membros superiores.
Glauber Pereira de Almeida, ao lado do guia Angelo Miguel Thomáz Conceição, garantiu a medalha de ouro nas provas de 100m e 200m da classe T12, destinada a atletas com baixa visão. Por sua vez, Tiago Ramos Silva foi premiado com a medalha de ouro na prova de 200m, prata nos 800m e bronze nos 400m, na classe T47, para atletas com deficiência nos membros superiores.
Aprendizado
Para os educandos, a competição representou um grande aprendizado para sua formação cidadã. “Estava tudo incrível: organização, hospedagem, alimentação”, atesta Glauber. O jovem revela que o desempenho nas provas superou as suas expectativas. “Consegui melhorar minhas marcas pessoais e com isso estabeleci um novo recorde na prova dos 100m do Sub-23. Estou muito feliz! Só tenho a agradecer ao meu treinador, pela sua paciência e por acreditar sempre em mim, e ao meu guia, por acreditar e se esforçar comigo”, comenta Glauber.
Premiado com duas medalhas de ouro, Breno ficou especialmente feliz por se tornar recordista da competição na prova de lançamento de dardo. “Ser medalhista é uma sensação boa demais. Gostei de ser medalhista e de ter conseguido a minha melhor marca na prova”, vibra o jovem.
Transformação social
Juntamente com os resultados positivos, a participação da delegação capixaba reforça o papel do esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento dos jovens, conforme destaca o educador Diogo Mello: “Esses resultados são fruto de um trabalho sério e dedicado realizado pela comissão técnica e pelos atletas ao longo de sua preparação. Ao participar de eventos como este os educandos compreendem que o esporte vai muito além do rendimento: é também um espaço de cidadania, convivência e valorização da diversidade” afirma o educador.
SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:
Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra. Atualmente a instituição atende mais de 1600 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para a redução das vulnerabilidades e melhoria da qualidade de vida das famílias a partir do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, geração de oportunidades socioeducacionais e fortalecimento de redes comunitárias e de políticas públicas.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028



