Programação realizada entre 11 e 13 de setembro proporcionou aos educandos, famílias e visitantes uma experiência imersiva e plural, com 15 salas temáticas, exposições e apresentações dos povos originários. Fotos: AS Fotografia Esportiva
Entre os dias 11, 12 e 13 de setembro de 2025, a Estação Conhecimento Serra realizou a Jornada Ancestral: natureza, povos originários e ancestralidade, evento que celebrou o encerramento do Projeto Integrador e também marcou o aniversário de 15 anos da instituição.
A programação trouxe uma experiência imersiva e plural, com 15 espaços e salas temáticas que abordaram diferentes dimensões da ancestralidade, da relação com a natureza e da valorização dos povos originários.
A abertura oficial da Jornada Ancestral aconteceu no dia 10 de setembro, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em uma noite que combinou arte e música de forma marcante. O concerto “A Revolução é (M)ato!”, regido pelo maestro Max Michel Alves e interpretado pelo Coro Jovem Vale Música, encantou o público e estabeleceu o tom de celebração e reflexão da iniciativa. Na mesma ocasião, os educandos da Estação Conhecimento Serra apresentaram a exposição de obras artísticas “A Revolução é (M)ato!”, sob curadoria da educadora de arte e cultura e artista visual Naira Pinudo, evidenciando a criatividade e o protagonismo juvenil.
Salas imersivas
No dia 11 de setembro, a Estação Conhecimento recebeu cerca de 800 visitantes, entre estudantes de escolas públicas e privadas e integrantes de organizações sociais da Serra e região. Nesta data, a abertura das salas imersivas, mostras e exposições foi dedicada de forma especial aos educandos dos programas e projetos da instituição, valorizando o protagonismo juvenil e a aprendizagem coletiva.
O grande destaque da Jornada aconteceu no dia 12 de setembro, quando a Estação Conhecimento Serra celebrou seus 15 anos de história em um encontro memorável que reuniu aproximadamente 800 pessoas, entre convidados, educandos e famílias atendidas. A programação contou com a participação da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, que apresentou a tradição da Panela de Barro, patrimônio cultural imaterial do Brasil; da Reserva Natural Vale, que levou os visitantes a um tour virtual em 3D pela biodiversidade da reserva; e do Parque Botânico Vale, que apresentou o Mesão da Biodiversidade, destacando animais e ativos ambientais da Vale.
Povos originários
Os povos originários também tiveram forte presença com o Coletivo Taba Oiepengatu, de Aracruz, que envolveu o público em jogos indígenas; o Coletivo de Jovens Tupinikim Guararatã, que emocionou com a apresentação de Congo Indígena; o Coral Indígena Guarani de Aracruz, que trouxe cantos e espiritualidade ancestral; e a artista Ara Martins, que participou da sala imersiva “Verde que fala, silêncio que grita”, conectando arte e resistência. A celebração contou ainda com um momento especial da gastronomia capixaba: o chef Roberto Malacarne preparou uma moqueca gigante, que reuniu tradição, sabor e coletividade.
Para o supervisor pedagógico Ruan Pablo Corrêa Ricardo, a Jornada Ancestral marcou um momento especial na história da Estação Conhecimento Serra, unindo arte, memória e saberes ancestrais a experiências atuais que nos convidam a pensar o futuro sem esquecer de onde viemos. “A Jornada Ancestral e a celebração dos 15 anos da Estação Conhecimento foram experiências profundamente formativas. Mais do que um evento, vivemos um momento de aprendizagem coletiva, em que educandos, famílias e comunidade puderam se conectar com saberes, histórias e valores que fortalecem nossa identidade. Foi uma oportunidade de mostrar que a educação se faz na prática, no encontro e no respeito à diversidade, ampliando horizontes e reafirmando o compromisso da Estação com a transformação social por meio do conhecimento”, afirma.
A diretora Ana Angélica Motta acrescenta: “A celebração dos 15 anos da Estação reafirmou esse percurso de educação integral construído com muito afeto e dedicação, promovendo sempre a cultura, o esporte e a cidadania, que ao longo de uma década e meia vem transformando vidas e fortalecendo comunidades”.
- SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:
Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra. Atualmente a instituição atende mais de 1600 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para a redução das vulnerabilidades e melhoria da qualidade de vida das famílias a partir do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, geração de oportunidades socioeducacionais e fortalecimento de redes comunitárias e de políticas públicas.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028






