Entre as atrações do final de semana está um concerto inédito com grupos de formação do Projeto Vale Música, que celebram as obras de Djavan e John Coltrane. Foto: Rute de Oliveira
No fim de semana do Dia dos Pais, o Parque Botânico Vale, em Vitória, oferece uma programação gratuita com atividades ao ar livre, oficinas e música. O público poderá participar de vivências como o Banho de Floresta, que propõe uma caminhada silenciosa pelas trilhas do parque, ou oficinas para quem busca bem-estar e conexão com a natureza. Entre as atrações está o concerto inédito “Coltrane & Djavan: Encontro de Universos”, com jovens músicos do Projeto Vale Música Espírito Santo.
A programação foi pensada para oferecer experiências variadas, que dialogam com diferentes interesses e faixas etárias. “Queremos que o público encontre aqui um espaço de pausa, descoberta e convivência. Atividades como a oficina de chás e infusões mostram como é possível se reconectar com a natureza por meio dos sentidos e do conhecimento tradicional”, diz Tatiana Rodrigues, coordenadora do Parque Botânico Vale.
O concerto “Coltrane & Djavan: Encontro de Universos” será apresentado pela Vale Música Jazz Combo e a Vale Música Jazz Band Intermediária, no próximo dia 09 de agosto, às 11h. O evento conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem entrada gratuita.
O professor da Vale Música Jazz Combo, Leonardo Cavalcante, conta que a ideia do espetáculo surgiu do desejo de promover um diálogo entre dois universos musicais marcados pela liberdade criativa, pela riqueza harmônica e pela força expressiva. De um lado, o saxofonista John Coltrane, ícone do jazz e da busca espiritual por meio do som; e do outro, o cantor e compositor Djavan, mestre das cores harmônicas, das melodias imprevisíveis e da alma brasileira. “John Coltrane representa a profundidade espiritual e a improvisação intensa do jazz. Djavan, embora inserido na música popular brasileira, também incorpora elementos do jazz em sua obra — como harmonias sofisticadas, ritmos complexos e espaço para releituras e improvisos. Ambos rompem fronteiras estilísticas e criam músicas que convidam à escuta sensível e à interpretação livre”, comenta Leonardo.
Formada por 20 alunos, com idade entre 13 e 21 anos, a Vale Música Jazz Combo trabalha com repertório variado, tendo como objetivo ampliar a formação musical dos participantes por meio da prática em conjunto, do desenvolvimento da escuta e da vivência em diferentes estilos. Para este concerto, o grupo vai executar oito sucessos de Djavan, incluindo canções como “Sina”, “Eu te devoro”, “Oceano” e “Lilás”. “Mais do que focar na improvisação, a proposta é oferecer um espaço de aprendizado, troca e crescimento coletivo”, observa o professor.
John Coltrane
Formado por 17 integrantes, com idade entre 15 e 20 anos, a Vale Música Jazz Band Intermediária tem como proposta pedagógica explorar o repertório do jazz e da música brasileira, com ênfase na formação musical dos participantes.
Na segunda parte do concerto, o grupo vai revisitar três peças de John Coltrane – “My Favorite Things”, “Blue Train” e “Equinox” – e uma composição do professor Dânil Júnio em homenagem ao célebre jazzista norte-americano, intitulada “Prelúdio ao Trane”.
Considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor da história do jazz, John Coltrane (1926-1967) atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960, construindo uma obra que se tornou referência para os músicos e apreciadores do jazz. “Coltrane é, sem dúvida, um dos maiores improvisadores da história do jazz, tendo elevado essa arte a novos patamares de expressão”, define Dânil Júnio.
PROGRAME-SE:
09 de agosto
Feira Vale +Comunidade
Produtos naturais e artesanais de produtores locais.
Horário: 9h , no Anfiteatro
Atividade livre
Banho de Floresta
Caminhada silenciosa pelas trilhas, inspirada na prática japonesa.
Horário: 9h, nas Trilhas do Parque
Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Uso de tênis obrigatório
Concerto “Coltrane & Djavan: Encontro de Universos”
Apresentação da Vale Música Jazz Combo e Jazz Band Intermediária.
Horário: 11h, no Anfiteatro
Atividade livre
Oficina – Velas Aromáticas
Criação de velas com fragrâncias naturais.
Horário: 14h, na Área Verde
Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Acima de 14 anos
Oficina – Chás e Infusões
Preparação de infusões com ervas da Mata Atlântica.
Horário: 15h, na Área Verde
Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Mais de 14 anos
Oficina – Tramas que Acolhem
Introdução à tecelagem artesanal.
Horário: 16h na área verde
Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Acima de 10 anos
Show – Banda Faixa Bônus
Clássicos do pop e rock nacional.
Horário: 17h no Anfiteatro
Atividade livre
10 de agosto
Oficina – Meias com Afeto
Personalização de meias com tintas e mensagens.
Horários: 10h, 11h, 14h, 15h, no Espaço Conhecimento
Inscrições na Administração. Vagas limitadas
- SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
- SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
- SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 350 beneficiários, de 07 a 29 anos, nos núcleos de Cidade Continental, em Serra, e no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Cel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
