Música e natureza marcam programação especial no Parque Botânico Vale

Entre as atrações do final de semana está um concerto inédito com grupos de formação do Projeto Vale Música, que celebram as obras de Djavan e John Coltrane. Foto: Rute de Oliveira

 

No fim de semana do Dia dos Pais, o Parque Botânico Vale, em Vitória, oferece uma programação gratuita com atividades ao ar livre, oficinas e música. O público poderá participar de vivências como o Banho de Floresta, que propõe uma caminhada silenciosa pelas trilhas do parque, ou oficinas para quem busca bem-estar e conexão com a natureza. Entre as atrações está o concerto inédito “Coltrane & Djavan: Encontro de Universos”, com jovens músicos do Projeto Vale Música Espírito Santo.

A programação foi pensada para oferecer experiências variadas, que dialogam com diferentes interesses e faixas etárias. “Queremos que o público encontre aqui um espaço de pausa, descoberta e convivência. Atividades como a oficina de chás e infusões mostram como é possível se reconectar com a natureza por meio dos sentidos e do conhecimento tradicional”, diz Tatiana Rodrigues, coordenadora do Parque Botânico Vale.

O concerto “Coltrane & Djavan: Encontro de Universos” será apresentado pela Vale Música Jazz Combo e a Vale Música Jazz Band Intermediária, no próximo dia 09 de agosto, às 11h. O evento conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem entrada gratuita.

O professor da Vale Música Jazz Combo, Leonardo Cavalcante, conta que a ideia do espetáculo surgiu do desejo de promover um diálogo entre dois universos musicais marcados pela liberdade criativa, pela riqueza harmônica e pela força expressiva. De um lado, o saxofonista John Coltrane, ícone do jazz e da busca espiritual por meio do som; e do outro, o cantor e compositor Djavan, mestre das cores harmônicas, das melodias imprevisíveis e da alma brasileira. “John Coltrane representa a profundidade espiritual e a improvisação intensa do jazz. Djavan, embora inserido na música popular brasileira, também incorpora elementos do jazz em sua obra — como harmonias sofisticadas, ritmos complexos e espaço para releituras e improvisos. Ambos rompem fronteiras estilísticas e criam músicas que convidam à escuta sensível e à interpretação livre”, comenta Leonardo.

Formada por 20 alunos, com idade entre 13 e 21 anos, a Vale Música Jazz Combo trabalha com repertório variado, tendo como objetivo ampliar a formação musical dos participantes por meio da prática em conjunto, do desenvolvimento da escuta e da vivência em diferentes estilos. Para este concerto, o grupo vai executar oito sucessos de Djavan, incluindo canções como “Sina”, “Eu te devoro”, “Oceano” e “Lilás”. “Mais do que focar na improvisação, a proposta é oferecer um espaço de aprendizado, troca e crescimento coletivo”, observa o professor.

John Coltrane

Formado por 17 integrantes, com idade entre 15 e 20 anos, a Vale Música Jazz Band Intermediária tem como proposta pedagógica explorar o repertório do jazz e da música brasileira, com ênfase na formação musical dos participantes.

Na segunda parte do concerto, o grupo vai revisitar três peças de John Coltrane – “My Favorite Things”, “Blue Train” e “Equinox” – e uma composição do professor Dânil Júnio em homenagem ao célebre jazzista norte-americano, intitulada “Prelúdio ao Trane”.

Considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor da história do jazz, John Coltrane (1926-1967) atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960, construindo uma obra que se tornou referência para os músicos e apreciadores do jazz. “Coltrane é, sem dúvida, um dos maiores improvisadores da história do jazz, tendo elevado essa arte a novos patamares de expressão”, define Dânil Júnio.

 

 

PROGRAME-SE:

09 de agosto

 Feira Vale +Comunidade

Produtos naturais e artesanais de produtores locais.

Horário: 9h , no Anfiteatro

Atividade livre

 

Banho de Floresta

Caminhada silenciosa pelas trilhas, inspirada na prática japonesa.

Horário:  9h, nas Trilhas do Parque

Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Uso de tênis obrigatório

 

Concerto “Coltrane & Djavan: Encontro de Universos”

Apresentação da Vale Música Jazz Combo e Jazz Band Intermediária.

Horário: 11h, no Anfiteatro

Atividade livre

 

Oficina – Velas Aromáticas

Criação de velas com fragrâncias naturais.

Horário: 14h, na Área Verde

Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Acima de 14 anos

 

Oficina – Chás e Infusões

Preparação de infusões com ervas da Mata Atlântica.

Horário: 15h, na Área Verde

Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Mais de 14 anos

 

Oficina – Tramas que Acolhem

Introdução à tecelagem artesanal.

Horário: 16h na área verde

Inscrições na Administração. Vagas limitadas. Acima de 10 anos

 

Show – Banda Faixa Bônus

Clássicos do pop e rock nacional.

Horário: 17h no Anfiteatro

Atividade livre

 

10 de agosto

 

Oficina – Meias com Afeto

Personalização de meias com tintas e mensagens.

Horários: 10h, 11h, 14h, 15h, no Espaço Conhecimento

Inscrições na Administração. Vagas limitadas

 

 

 

 

 

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

  • SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

 

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 350 beneficiários, de 07 a 29 anos, nos núcleos de Cidade Continental, em Serra, e no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

 MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Cel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]