Grupo apresenta concerto com repertório baseado no choro e na música brasileira, no próximo domingo, em Vitória
Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Camerata Jovem Vale Música é atração da festa que comemora os 51 anos de fundação do bairro Mata da Praia, em Vitória, e os 46 anos da Associação de Moradores da Mata da Praia (AMMP). O grupo vai apresentar repertório baseado no choro e na música brasileira, neste domingo (18), às 10h30, na Praça Marcio Manoel Sarmento de Azevedo, com entrada gratuita.
O evento vai acontecer das 9h às 17h, com atividades recreativas para crianças, picolés, praça de alimentação e muitas atrações para toda a família. A realização é da Associação de Moradores da Mata da Praia, com apoio da Vale.
A Camerata Jovem Vale Música vai se apresentar com seis integrantes, reunindo instrumentos como violino, viola, flauta, contrabaixo e percussão. O repertório reunirá choros consagrados de Pixinguinha (“Carinhoso”, “Rosa”, “Vou Vivendo”), Ernesto Nazareth (“Brejeiro”) e Waldir Azevedo (Brasileirinho”), juntamente com sucessos de Tom Jobim, a exemplo de “Corcovado” e “Samba do Avião”.
Para o professor e violinista Lucas Anizio, a escolha do choro como base do repertório se deve às inúmeras possibilidades rítmicas e harmônicas proporcionadas pelo estilo, considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro. “O choro surgiu no Rio de Janeiro, no final do século XIX, e desde então notabilizou-se pela qualidade e virtuosismo de seus músicos e compositores”, destaca Lucas. “A execução do choro exige atenção, disciplina e precisão por parte dos músicos, representando um grande desafio e aprendizado para os alunos do Vale Música”, acrescenta.
Festival de Campos do Jordão
Fundada em 2018 pelo regente Lucas Anizio, a Camerata Jovem Vale Música conta em seu currículo com participações no Festival de Inverno de Domingos Martins e o Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Em julho de 2022, o grupo apresentou o concerto “Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca”, na 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) e na Sala São Paulo (SP), sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp.
Em maio de 2024, a Camerata Jovem Vale Música realizou concerto em tributo a Astor Piazzolla, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo como solista a violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Priscila Rato.
- PROGRAME-SE:
Festa de 51 anos da Mata da Praia e de 46 anos de fundação da Associação de Moradores da Mata da Praia (AMMP)
Data: 18 de maio (domingo), das 9h às 17h
Local: Praça Marcio Manoel Sarmento de Azevedo, Mata da Praia, Vitória
Entrada: gratuita
Realização: Associação de Moradores da Mata da Praia
Apoio: Vale
- Apresentação da Camerata Jovem Vale Música
Horário: 10h30
- MÚSICOS:
Violino 1: Lucas Anizio
Violino 2: Flavio Henrique
Viola: Marcos Vinícius
Baixo: Leo Rodrigues
Flauta: Gabriel Oliveira
Percussão: Leo de Paula
- REPERTÓRIO:
Corcovado (Tom Jobim)
Carinhoso (Pixinguinha)
Rosa (Pixinguinha)
Vou Vivendo (Pixiguinha)
Samba do Avião (Tom Jobim)
Puxada de Rede (Amaro Lima/Anderson Ventura)
Brejeiro (Ernesto Nazareth)
Brasileirinho (Waldir Azevedo)
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028