Grupo de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo vai se apresentar com o cantor e compositor mineiro no dia 27 de abril, no Parque da Prainha, com regência de Max Michel Alves
A Festa da Penha 2025 vai contar com um encontro musical inédito na noite de domingo, 27 de abril: o Coral Jovem Vale Música, um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, vai se apresentar com o cantor e compositor Flávio Venturini, às 19h, no palco montado no Parque da Prainha, em Vila Velha. O espetáculo é aberto ao público e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Esta será a primeira vez que o cantor e compositor mineiro vai se apresentar como convidado especial do Projeto Vale Música Espírito Santo. O encontro será um dos pontos altos da programação cultural que marca os 455 anos de criação da maior manifestação religiosa do Espírito Santo, que este ano traz como tema “Com Maria, Peregrinos de Esperança”.
Considerado um dos grandes nomes do Clube da Esquina, célebre movimento musical surgido em Belo Horizonte (MG), no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira em 2025 com o lançamento do álbum e a turnê “Minha História”, que teve início no último dia 29 de março, no Vivo Rio (RJ).

O show com o Coral Jovem Vale Música será dividido em blocos. Inicialmente, Flávio Venturini subirá ao palco solo para cantar o sucesso de sua carreira “Céu de Santo Amaro”, sendo acompanhado em seguida pelo Coral Jovem Vale Música em “Maria Maria”. Na sequência, o Coral Jovem Vale Música vai interpretar clássicos dos álbuns “Clube da Esquina” (1972) e “Clube da Esquina II” (1978), sob a regência de Max Michel Alves.
Após este bloco, Flávio Venturini voltará ao palco para apresentar “Nascente”, composição de sua autoria gravada originalmente no álbum “Clube da Esquina II”; além das canções “Clube da Esquina nº 2”, de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges; e “Todo Azul do Mar”, sucesso da década de 1980 lançado pelo artista com o 14 Bis, grupo que ele integrou entre 1979 e 1988.
No final, o Coral Jovem Vale Música e Flávio Venturini vão interpretar juntos três canções que certamente irão emocionar o público.
Antes de chegar à festa da santa padroeira do Espírito Santo, o espetáculo em homenagem ao Clube da Esquina foi apresentado pelo Coral Jovem Vale Música no ano passado, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); na festa de 50 anos do bairro Mata da Praia, em Vitória; e no Cineteatro das Artes, em Vila Velha.
Trilha sonora de gerações
No entanto, esta é a primeira vez que o coro formado por 20 cantores de 16 a 25 anos de idade terá a honra de dividir o palco com um artista cuja trajetória se relaciona diretamente com o movimento que inseriu Minas Gerais no mapa da música mundial.
“Para nós, do Vale Música, e principalmente para os nossos alunos será uma experiência incrível cantar ao lado de Flávio Venturini”, afirma o regente Max Michel Alves. “É um artista que fez a trilha sonora de várias gerações e certamente um dos compositores mais inspirados da MPB”, acrescenta.
Divisor de águas
De acordo com o regente, o Clube da Esquina possui várias características que o colocam como um divisor de águas na música popular brasileira, entre as quais a fusão da música folclórica africana e mineira com a sofisticação da Bossa Nova e os elementos do jazz, do rock, a sonoridade dos Beatles, a música clássica e hispânica.
Em 2022, o álbum “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges, foi considerado o melhor disco brasileiro de todos os tempos em uma enquete produzida pelo podcast Discoteca Básica junto a especialistas em música, jornalistas, podcasters, músicos, produtores e youtubers.
“A aproximação entre poesia e música e a opção por diferentes caminhos estruturais, musicalmente falando, estão entre as características que justificam a escolha desse trabalho. Milton Nascimento, os irmãos Borges e os outros artistas envolvidos estavam experimentando e criando novos timbres e sonoridades, e tudo se transforma num grande quadro sonoro que até hoje agrada aos ouvintes mais exigentes”, descreve o regente.
- FESTA DA PENHA 2025
Coral Jovem Vale Música canta Clube da Esquina
Participação especial: Flávio Venturini
Regência: Max Michel Alves
Data: 27 de abril (domingo)
Horário: 19h
Local: Parque da Prainha, Vila Velha
Entrada: gratuita
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC)
- SOBRE FLÁVIO VENTURINI:
Nascido em Belo Horizonte (MG), em 1949, o cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini foi revelado pelo Clube da Esquina ao lado de Milton Nascimento, Lô Borges e Toninho Horta, e participou do segundo álbum do grupo, em 1978, com a música “Nascente”. Participou do grupo O Terço, entre 1974 e 1976. Em 1979, criou a banda 14 Bis, pela qual atuou entre 1980 e 1988, quando saiu do grupo para seguir uma bem-sucedida carreira solo que reúne 17 álbuns e canções como “Princesa”, “Besame”, “Céu de Santo Amaro” e “Noites com Sol”.
Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens” e “Espanhola”, esta última em parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra. “Mais uma vez”, composta em parceria com Renato Russo, também é um dos destaques do seu repertório.
Atualmente, o músico celebra seus 50 anos de carreira com a turnê “Minha História”, originada do álbum homônimo em que revisita sua obra com as participações de Djavan, Ivete Sangalo, Guilherme Arantes, Ney Matogrosso e Roupa Nova, entre outros convidados.
- SOBRE O CORAL JOVEM VALE MÚSICA:
Em atividade desde 2013, o Coral Jovem Vale Música realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.
Os alunos do Coral Jovem Vale Música também soltaram a voz no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, e nas homenagens a Rita Lee e Raul Seixas. Seu repertório contempla música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com uma proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança. A regência é de Max Michel Alves.
Em outubro de 2023, o grupo apresentou o espetáculo “Tropicália”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com repertório dedicado ao Tropicalismo, movimento capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil que transformou a MPB no final dos anos 1960.
- SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
- SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
- SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028