Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina em Vila Velha

Grupo apresenta concerto em homenagem ao célebre movimento da MPB, na próxima quarta (26), no Cineteatro das Artes, com regência de Max Michel Alves. Foto: Mosaico Imagem

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, o Coral Jovem Vale Música vai apresentar o concerto “Homenagem ao Clube da Esquina”, na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, às 20h, no Cineteatro das Artes, localizado no Shopping da Terra, em Vila Velha.

O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos online pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/concerto-homenagem-ao-clube-da-esquina-com-o-coral-jovem-vale-musica/2841090. Será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do teatro, na data e horário do espetáculo. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local, que tem 110 lugares.

Esta será a primeira apresentação do Projeto Vale Música no Cineteatro das Artes. Inaugurado em janeiro deste ano, o espaço desponta como referência na cena cultural de Vila Velha. Antes de chegar ao município, o espetáculo “Homenagem ao Clube da Esquina” foi apresentado no ano passado, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e na festa de 50 anos do bairro Mata da Praia, em Vitória.

O concerto revisita o célebre movimento musical surgido em Belo Horizonte (MG), no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, responsável por revelar grandes compositores como Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta e Beto Guedes.

Ciclo pedagógico

Formado por 20 cantores de 16 a 25 anos de idade, o Coral Jovem Vale Música conta com a regência de Max Michel Alves, que assina a direção musical do concerto. O regente explica que o espetáculo integra o ciclo pedagógico do grupo, que já realizou apresentações em homenagem à Tropicália, Rita Lee e Raul Seixas. “Um dos meus objetivos enquanto regente-educador dos Coros do Vale Música é facilitar o acesso dos educandos a uma ampla formação musical. Em 2023, realizamos o concerto Tropicália, e os cantores do Coro saíram desse processo conhecendo os tropicalistas mais de perto. Com o Clube da Esquina é o mesmo processo”, afirma Max.

De acordo com o regente, o Clube da Esquina possui várias características que o colocam como um divisor de águas na música popular brasileira, entre as quais a fusão da música folclórica africana e mineira com a sofisticação da Bossa Nova e os elementos do jazz, do rock, a sonoridade dos Beatles, a música clássica e hispânica.

 “A aproximação entre poesia e música e a opção por diferentes caminhos estruturais, musicalmente falando, estão entre as características que justificam a escolha desse trabalho. Milton Nascimento, os irmãos Borges e os outros artistas envolvidos estavam experimentando e criando novos timbres e sonoridades, e tudo se transforma num grande quadro sonoro que até hoje agrada aos ouvintes mais exigentes”, descreve.

Seleção de canções

A seleção de repertório contempla canções que marcaram gerações, a exemplo de “Paisagem na janela”, “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Trem azul” e “Nada será como antes”. O regente optou por escolher músicas dos álbuns ‘Clube da Esquina’ (1972) e ‘Clube da Esquina II’ (1978), que são mais conhecidas pelo público. Entre os atrativos do concerto estão a participação das alunas solistas Fernanda Soares, Laura Porto, Aria Bispo e Bruna Knupp.

  • PROGRAME-SE:

 

Concerto “Homenagem ao Clube da Esquina”, com o Coral Jovem Vale Música

Regência: Max Michel Alves

Data: 26 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Cineteatro das Artes –  Shopping da Terra, Av. Jerônimo Monteiro, 1.690, Centro, Vila Velha 

Entrada: gratuita. Retirada de ingressos online pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/concerto-homenagem-ao-clube-da-esquina-com-o-coral-jovem-vale-musica/2841090

Será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes deverão ser apresentados na bilheteria do teatro, em formato eletrônico, na data e horário do espetáculo.

Capacidade: 110 lugares

Ingressos limitados à capacidade do teatro.

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC)

  • MÚSICOS:

Gabriel Xavier – guitarra

Clésin – baixo

Kauan Breno – piano

Henrique Ferreira – bateria

 

  • REPERTÓRIO:

 

  • Nuvem cigana (Ronaldo Bastos/Lô Borges)
  • Paisagem na janela (Lô Borges/Fernando Brant)
  • Girassol da cor do seu cabelo (Lô Borges/Márcio Borges)
  • Trem azul (Lô Borges/Ronaldo Bastos)
  • Nascente (Flávio Venturini/Murilo Antunes)

Solistas: Laura Porto (voz 1) e Aria Bispo (voz 2)

  • Mistérios (Joyce Moreno/Maurício Moreno)

Solista: Bruna Knupp

  • Testamento (Vinicius de Moraes/Toquinho)

Solista: Fernanda Soares

  • San Vicente (Milton Nascimento/Fernando Brant)
  • Tudo o que você podia ser (Lô Borges/Márcio Borges) 
  • Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges/Márcio Borges)

Solista: Aria Bispo

  • Nada será como antes (Ronaldo Bastos/Milton Nascimento)
  • SAIBA MAIS SOBRE O CORAL JOVEM VALE MÚSICA:

Em atividade desde 2013, o Coral Jovem Vale Música realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento, em 2013; a homenagem aos 70 anos de Ivan Lins, em 2015; e a apresentação em comemoração aos 80 anos de Roberto Menescal, em 2016.

Os alunos do Coral Jovem Vale Música também soltaram a voz no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, e nas homenagens a Rita Lee e Raul Seixas. Seu repertório contempla música erudita para coro, à capela e arranjos de música popular a quatro ou mais vozes, com uma proposta cênica que une as artes da música, teatro e dança. A regência é de Max Michel Alves.

Em outubro de 2023, o grupo apresentou o espetáculo “Tropicália”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com repertório dedicado ao Tropicalismo, movimento capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil que transformou a MPB no final dos anos 1960.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 participantes, de 07 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Hamilton de Holanda, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

Tel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]