Grupo de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo se apresenta na próxima terça (20), em Vitória, com regência do maestro Eduardo Lucas e a participação dos cantores convidados Luiza Dutra e André Prando. Foto: Mosaico Imagem
Uma visita ao repertório da tradicional música popular brasileira: este é o conceito do próximo espetáculo da Vale Música Jazz Band, que será realizado no dia 20 de agosto, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
Com regência do maestro Eduardo Lucas, o concerto terá como convidados os cantores Luiza Dutra e André Prando, nomes em destaque no cenário atual da MPB produzida no Espírito Santo.
O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
O maestro Eduardo Lucas conta que o repertório do concerto reunirá compositores consagrados como Edu Lobo, João Bosco, Tom Jobim e Chico Buarque. “Tocaremos músicas menos conhecida desses artistas, abrindo o concerto com três obras do maestro Nelson Ayres: ‘Só Xote’, ‘Jeovah’ e ‘Sebastiana’, todas instrumentais. Em seguida cada convidado fará quatro músicas com a banda”, adianta o maestro.
Convidados
O convite para André Prando e Luiza Dutra se deu em função do talento e da atuação de ambos os artistas na cena capixaba e nacional. Com mais de 10 anos de carreira, André Prando lançou dois EPs, três álbuns e dois registros ao vivo dentro do estilo que ele define como MPB – “Música Psicodélica Brasileira”.
Luiza Dutra, por sua vez, começou a atuar profissionalmente na música em 2018. Em 2019, a cantora participou de um quadro do programa Raul Gil, no SBT, e em 2021 fez parte do time da cantora Iza no The Voice Brasil, da TV Globo. Após inaugurar a carreira autoral com os singles “Coração Tatuado” e “Dentro de Mim”, ela lançou seu primeiro álbum em 2024, “Meu Canto”, já disponível nas plataformas digitais.
Tanto André Prando quanto Luiza Dutra já dividiram o palco com o Projeto Vale Música Espírito Santo em diferentes ocasiões, conforme lembra o maestro Eduardo Lucas: “São artistas que gostamos muito de trabalhar. Têm alto nível técnico, percepção melódica, rítmica, e a junção deles com a big band é muito bonita. O André é ótimo na improvisação, extensão vocal e afinação. E a Luiza tem um timbre de voz lindo, assim como a percepção rítmica profunda. Escolhi obras que não necessariamente fazem parte do trabalho deles, de modo que possam explorar essas habilidades”, afirma o maestro.
Jazz Band
Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Vale Música Jazz Band está em atividade desde 2015 e possui atualmente 21 integrantes, incluindo cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, bateria, baixo, guitarra e piano.
O grupo coleciona no currículo concertos marcantes ao lado do pianista Gilson Peranzzetta e da cantora Indiana Nomma – hondurenha radicada no Brasil -, assim como a participação no Festival I Love Jazz (MG), com a cantora Alma Thomas, no concerto “Divas do Jazz”. Em dezembro de 2021, a Vale Música Jazz Band dividiu o palco com João Bosco, em Vitória, no concerto comemorativo aos 20 anos do Vale Música no Espírito Santo.
O grupo também se notabilizou pelos concertos em homenagem aos ícones do jazz Duke Ellington e Count Basie, e pelas apresentações com o maestro e pianista Nelson Ayres.
- PROGRAME-SE:
Concerto Vale Música Jazz Band convida Luiza Dutra e André Prando
Regência: Eduardo Lucas
Data: 20/08 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto
Classificação: Livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura
- REPERTÓRIO:
Instrumental
- Só xote (Nelson Ayres)
- Jeovah (Nelson Ayres)
- Sebastiana (Rosil Cavalcante)
Luiza Dutra
- Anos dourados (Tom Jobim/Chico Buarque)
- A história de Lily Braun (Chico Buarque/Edu Lobo)
- Upa Neguinho (Edu Lobo/Gianfrancesco Guarnieri)
- Jimbo no jazz (João Bosco)
André Prando
- Vento Bravo (Edu Lobo/Paulo César Pinheiro)
- Fotografia 3×4 (Belchior)
- Incompatibilidade de gênios (João Bosco/Aldir Blanc)
- O Trem Azul (Lô Borges/Ronaldo Bastos)
- FICHA TÉCNICA – VALE MÚSICA JAZZ BAND:
Saxofone
Eduardo Mariano – Sax alto 1
Arthur Costa – Sax alto 2
Renan Nascimento
Tiago Veloso
Trompete
Elen Cristina – Trompete 1
Tyago de Paulo – Trompete 2
Ailton Junior – Trompete 3
Lucas Mota – Trompete 4
Trombone
Paulo Roberto Barcellos- trombone 1
Marcos Souza – trombone 2
Matheus Borel – trombone 3
Felipe Francisco – trombone 4
Guitarra
Gabriel Xavier
Fernando Martins
Lael Ramos
Teclado
Ana Júlia Fonseca
Kauan Breno
Baixo Elétrico
David Reboli
Bateria
Henrique Ferreira
Percussão
João Pedro Camilo
Marcos Vinícius Camilo
- SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
- SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
- SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028