Matheus Ottoni, de 26 anos, pretende, por meio deste gesto, simbolizar a gratidão pelo período em que participou do Projeto Vale Música; na foto, o ex-aluno ao lado de Ana Angélica Motta, Júlia Sodré e Mayane Silva
A tarde de sexta-feira, 14 de junho, foi marcada pela emoção na Estação Conhecimento Serra. O ex-aluno do Projeto Vale Música Espírito Santo, Matheus Ottoni, visitou a instituição para realizar a doação de um trompete ao projeto do qual participou por cinco anos e que, segundo as suas próprias palavras, transformou a sua vida. “Como sempre costumo dizer, o Vale Música foi o sim que a vida não quis me dar. No projeto aprendi a ser disciplinado, organizado, e fui ensinado que o que mudaria a minha vida era o estudo, independentemente da área que eu viesse a seguir. Na verdade faltam-me palavras para descrever o que o Vale Música representa na minha vida!”, revela Matheus.
O reencontro de Matheus Ottoni com o Projeto Vale Música contou com a presença da diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, a coordenadora Júlia Sodré e a coordenadora administrativa Mayane Silva. Com este gesto, o ex-aluno quis simbolizar a gratidão pelo período em que fez parte do projeto.
Matheus entrou para o Vale Música com 17 anos. À época, não tinha conhecimento de teoria musical. “Eu sabia praticamente apenas cinco notas musicais”, lembra.
Dedicação
Para dedicar-se com afinco ao estudo de música, ele chegou a trocar o seu turno do colégio para o horário noturno. Assim, teria mais tempo para estudar no Vale Música de manhã e à tarde. O esforço foi recompensado: em menos de um ano, ele conseguiu entrar para a Banda Sinfônica Vale Música, um dos grupos de referência do projeto, regido pelo maestro Eduardo Lucas. Também participou da Banda Experimental, Vale Música Jazz Band, Coral Experimental e o Coral Vale Música, colecionando experiências que serviram de base para a sua formação cidadã.
Muitos momentos permanecem vivos na sua memória, a exemplo da primeira viagem com o Projeto Vale Música, com destino a Minas Gerais, onde Matheus apresentou-se com o Coral Jovem. Naquela ocasião, ele ficou encantado com a Banda Sinfônica Vale Música. “Na volta da viagem coloquei como obrigação para o meu desenvolvimento entrar nesse grupo. Certa vez o maestro me deu a oportunidade de solar uma pequena parte da música “Spain”. Na minha cabeça eu não seria capaz de concluir essa “missão”, mas ele acreditou em mim. Todas as vezes que tocava essa música, independente de ser ou não um ensaio, eu fechava os olhos, respirava fundo e toda a minha história passava rapidamente na minha frente. Era uma luta constante para a lágrima não rolar”, comenta.
Com 18 anos, Matheus editorava e criava os próprios arranjos. A coordenadora Júlia Sodré percebeu a sua habilidade com a editoração e o indicou para executar trabalhos nessa área, proporcionando a ele o primeiro rendimento obtido por meio da música. “Foi então que comecei a dar aula de teoria musical voluntariamente para alguns alunos e, depois de um tempo, fui contratado como copista do projeto”, recorda-se Matheus.
Concurso público
Hoje, com 26 anos, Matheus vislumbra novos ares para além do ambiente musical. Ele acaba de ser aprovado em um concurso da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), concretizando, assim, um dos sonhos de infância: “Desde cedo eu dizia que queria ser músico militar, por gostar de polícia. Minha realização profissional só foi possível graças ao ensino a que tive acesso no Vale Música, a partir de 2015!”, observa.
- SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
- SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
- SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028