Orquestra Elementar Vale Música faz sua estreia em concerto na Estação Conhecimento

Com a supervisão da violinista Carla Rincón, os alunos da Orquestra Elementar iniciaram os estudos em maio e fizeram sua primeira apresentação na noite da última sexta (04), para pais e responsáveis

 A noite da última sexta-feira (04) foi marcada pela emoção na Estação Conhecimento Serra. Após sete meses de estudos, a Orquestra Elementar Vale Música fez a sua primeira apresentação em público, voltada para pais e responsáveis, na sede da instituição, localizada em Cidade Continental, na Serra.  

Formada por 40 crianças, adolescentes e jovens, a Orquestra Elementar Vale Música é fruto de uma parceria do Projeto Vale Música Espírito Santo com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS). Lançado em julho de 2020, o SINOS integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.  

A criação e desenvolvimento da orquestra de cordas contou com a supervisão de Carla Rincón, professora de violino e coordenadora pedagógica do Projeto Pedagogia de Cordas do SINOS. Desde maio deste ano, a professora é responsável pela capacitação e estruturação do ensino coletivo de cordas friccionadas do Projeto Vale Música Espírito Santo. 

Ao longo desse período, a professora orientou os alunos no processo de aprendizagem que culminou com a apresentação de dois números musicais da Tabela de Nivelamento do SINOS: “Sinos 1”, de Antônio Carlos Borges-Cunha; e “Suíte Lendas Amazônicas”, de Emanuel Cordeiro. 

 
El Sistema  

Graduada pela North Carolina School of the Arts (EUA) e mestre pela Universidade de Hartford (EUA), Carla Rincón iniciou sua carreira como musicista e educadora no conceituado El Sistema, o Sistema Nacional de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela. Após integrar as principais orquestras daquele país, acumulou experiências que a tornaram referência na música de câmara latino-americana. 

Segundo a professora, a formação da Orquestra Elementar Vale Música se solidificou a partir de várias etapas. A primeira delas foi a formação da Orquestra de Papel, um dos principais focos do El Sistema. “Trata-se de uma orquestra feita com instrumentos de papelão, por meio da qual as crianças e jovens começam a conhecer o mundo da orquestra e da camerata de cordas através de instrumentos construídos por eles com a ajuda dos professores. Com essa orquestra fizemos um trabalho de musicalização e apresentações lúdicas de instrumentos de cordas”, conta Carla Rincón. 

O passo seguinte se deu a partir do estudo com instrumentos reais. “Começamos o trabalho de ensino coletivo com vários alunos e os resultados têm sido excelentes. Trouxemos professores do SINOS para palestrar para os alunos, e a evolução do grupo é de uma rapidez incrível. Eles conseguiram graças à ajuda dos professores que os acompanham”, comenta a supervisora. 

A apresentação na Estação Conhecimento Serra contou com a regência de Lucas Anizio, maestro titular da Orquestra Jovem Vale Música e da Camerata Jovem Vale Música. Para a coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, a estreia da Orquestra Elementar representa uma vitória para todos que participaram desse processo: “Parabéns aos nossos alunos que se dedicaram muito e fizeram uma belíssima e emocionante apresentação! A sensação é de dever cumprido e de que estamos no caminho certo. Agradeço à parceria do SINOS e da Carla Rincón, que foi fundamental para o êxito desse projeto”, afirma Júlia. 

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]